Hospedagem compartilhada ou VPS: qual a melhor hospedagem para seu site?

by Margareth Krinski

Hospedagem compartilhada ou VPS: qual a melhor hospedagem para seu site?

É a infraestrutura dos serviços de hospedagem que torna os sites acessíveis em qualquer lugar do mundo com acesso à internet. Para quem está navegando na web toda a tecnologia envolvida na hospedagem é invisível, para os donos de site a integração de recursos avançados faz toda a diferença.

Dos blogs pessoais e sites de pequenos negócios até plataformas de comércio eletrônico com tráfego em grande escala, cada site requer um ambiente de hospedagem específico para garantir desempenho, segurança e escalabilidade ideais. 

Portanto, a razão pela qual existem vários tipos de hospedagem é que – diferentes projetos têm diferentes necessidades. Então, qual hospedagem você precisa para seu site: VPS ou hospedagem compartilhada?

O que é Hospedagem Compartilhada

Nesse modelo de hospedagem na web vários sites são hospedados no mesmo servidor e compartilham recursos, como espaço em disco, capacidade de processamento, memória RAM e largura de banda.

Muitas vezes, é usado uma analogia para simplificar o entendimento, e explicar o que é a hospedagem compartilhada: é como morar em um prédio de apartamentos virtual, onde você e muitos outros proprietários de sites compartilham o mesmo edifício (um único servidor), mas tem seu próprio espaço.

O lado bom, é que você usufrui de uma infraestrutura de serviços completa e ao invés de pagar o valor do prédio inteiro, você divide o aluguel do edifício com vizinhos virtuais. Isso torna a hospedagem compartilhada uma opção acessível em termos de custos, o que é especialmente interessante para sites menores, blogs pessoais ou projetos que estão iniciando.

O lado não tão bom, é que assim como em um prédio de apartamentos, existem restrições, e na hospedagem, eles estão relacionados ao compartilhamento de recursos. As limitações dos recursos em um plano de hospedagem devido ao compartilhamento com outros usuários, podem afetar o desempenho de uma página na web. Em momentos de pico de tráfego significativos, pode ocorrer lentidão.

Por outro lado, esse é um modelo de hospedagem amplamente utilizado, uma maneira eficaz de ter acesso a uma infraestrutura robusta, contar com uma série de serviços, e ainda assim, ser uma opção amigável para o bolso.

Como funciona a hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada, de forma simples e resumida, funciona assim:

O ambiente de hospedagem compartilhada possui um servidor físico com desempenho potente, que integra altas capacidades de processamento, armazenamento e memória. Essa máquina foi projetada para atender, de forma simultânea, os requisitos dos vários sites que pertencem as contas de hospedagem.
Para criar os ambientes isolados onde são hospedados cada site, o servidor físico é geralmente configurado com software de virtualização. Isso permite que ele seja dividido em espaços virtuais independentes para as contas de hospedagem.
Recursos como CPU, memória RAM, armazenamento e largura de banda, são compartilhados, ou seja, divididos entre todos os usuários. Mas cada site tem seu próprio, banco de dados, diretório de arquivos, serviços de e-mail, aplicações online, etc.
Para que todos os usuários tenham acesso aos mesmos recursos, e ninguém seja impactado negativamente, a maioria dos provedores de hospedagem implementam políticas rígidas de uso. Alocam e monitoram os recursos do servidor, para que ninguém exceda as capacidades permitidas, garantindo que todos os sites sejam operados de forma eficaz.
Porém, se acontecer de outros sites no mesmo servidor terem picos de tráfego significativos, a hospedagem compartilhada pode limitar a largura de banda do seu site. E a sua página da web tende a apresentar instabilidades, como lentidão.
O provedor de hospedagem é responsável pela manutenção do servidor, isso inclui, configurações, atualizações de software, monitoramento de segurança, além de fornecer suporte técnico para solução de problemas dos usuários.

A hospedagem compartilhada é indicada para:

  1. Blogs, sites pessoais, portfólios online;
  2. Sites de pequenas empresas, startups e empreendedores;
  3. Comércio eletrônico de pequeno porte, ou, quem está iniciando uma loja online;
  4. Sites institucionais, páginas de destino e sites informativos com conteúdo estático;
  5. ONGs e fóruns de discussão.

É importante observar que a hospedagem compartilhada pode ser utilizada para qualquer tipo de site, e alguns planos permitem hospedar vários sites em uma mesma conta. No entanto, é preciso verificar os recursos que serão alocados para cada site, e que o tráfego das páginas deve estar entre moderado e baixo.

À medida que suas necessidades de recursos e tráfego aumentarem, você pode considerar a migração para uma solução de hospedagem mais robusta, como um VPS (Servidor Virtual Privado).

Para quem está iniciando, pode se beneficiar de uma infraestrutura completa e de fácil utilização na hospedagem compartilhada, sem precisar de grandes investimentos.

Vantagens da hospedagem compartilhada

Custos menores em comparação com outros tipos de hospedagem
Facilidade de gestão do site na hospedagem
Ambiente de hospedagem gerenciado pelo provedor
Infraestrutura completa para diferentes tipos de sites

Desvantagens da hospedagem compartilhada

Picos de tráfego podem afetar no desempenho
Potencial de recursos e escalabilidade mais limitados

O que é Hospedagem VPS

A Hospedagem VPS, ou Servidor Virtual Privado, é uma solução avançada de hospedagem que visa atender sites e aplicativos que exigem mais recursos e um ambiente de hospedagem de alto desempenho.

Podemos dizer que o VPS é o primeiro passo após a hospedagem compartilhada. O sistema foi projetado para o usuário ter mais controle sobre seu ambiente online, conseguir instalar e configurar aplicativos personalizados, definir a capacidade de recursos conforme sejam necessários e implementar uma camada adicional de segurança.

A alocação de recursos, como CPU, RAM e armazenamento, é dedicada no VPS, isso significa, que você não precisa competir com outros sites por recursos. O que vai resultar em um desempenho consistente e confiável, do seu site, mesmo em momentos de alto tráfego.

Outro ponto positivo, é o fato da Hospedagem VPS ser facilmente escalável. Essa flexibilidade, torna possível aumentar ou diminuir seus recursos conforme seu site cresce, sem que seja necessário migrar para um servidor dedicado.

Em uma analogia, o VPS pode ser explicado assim: é como ter um terreno virtual em um condomínio, no qual você pode construir sua casa, de acordo com os seus propósitos. Porque você é o arquiteto, o construtor e o morador.

Como funciona a hospedagem VPS

De forma simplificada a hospedagem VPS funciona assim:

O VPS opera por meio da virtualização de um servidor físico em múltiplos servidores virtuais independentes. Ou seja, um software (ou tecnologia especializada) de virtualização cria várias máquinas virtuais (VPS) em um servidor físico.
Isso permite a cada VPS funcionar como uma instância isolada e dedicada, proporcionando um alto grau de controle sobre o ambiente de hospedagem.
Os recursos alocados para o VPS, incluindo CPU, memória RAM, espaço de armazenamento e largura de banda, não são compartilhados com outros VPS hospedados no mesmo servidor físico. Como um ambiente VPS não é afetado por outro, o desempenho é previsível e consistente, além desse isolamento aumentar a privacidade e segurança dos dados.
Cada VPS tem seu próprio sistema operacional instalado, que pode ser escolhido pelo usuário para atender necessidades específicas do projeto, como Windows ou o Linux.
O VPS fornece acesso de administrador, isso permite maior controle para instalar softwares, configurar serviços e personalizar o ambiente.
O Provedor de hospedagem é responsável pela manutenção do servidor físico (hardware e software, monitoramento de rede, segurança e suporte técnico), enquanto ao usuário cabe a gestão e configuração do seu ambiente VPS.

A hospedagem VPS é indicada para:

  1. Sites de médio a alto tráfego, que necessitam de desempenho consistente;
  2. E-commerce, com demanda de tráfego e segurança nas operações de vendas;
  3. Desenvolvimento e testes de software;
  4. Sites e aplicações de negócios;
  5. Servidores de jogos online;
  6. Revenda de hospedagem.

O VPS reúne características importantes presentes em um servidor dedicado, sem que seja necessário assumir os custos de um servidor inteiro.

Por oferecer controle do ambiente de hospedagem, desempenho aprimorado e escalabilidade, o VPS é uma opção interessante para muitos tipos de sites, seja devido ao seu tamanho, o tráfego elevado que recebem, ou a necessidade do envio de e-mails em alta escala.

Outro fator a ser considerado, é a facilidade de escalar do VPS, ou seja, os recursos podem ser ajustados conforme o necessário, ideal para projetos que exigem flexibilidade para crescimento, sem a necessidade de migração.

Vantagens do VPS

Recursos dedicados, garantem desempenho aprimorado e previsível
Controle e personalização do ambiente de hospedagem
Facilidade para escalar, recursos podem ser ajustados
Um ambiente VPS não é afetado por outro do mesmo servidor.

Desvantagens do VPS

O custo é maior do que a hospedagem compartilhada
É necessário algum conhecimento técnico para usar o VPS

Como escolher entre hospedagem compartilhada e hospedagem VPS?

A escolha entre hospedagem compartilhada e hospedagem VPS depende do tamanho, da complexidade e das necessidades específicas do seu site. Aqui estão algumas dicas para ajudar:

Tamanho e complexidade do site

Hospedagem compartilhada

Sites pequenos: se você tem ou está criando um site pequeno para seu negócio (que pode ser uma loja virtual que está iniciando), um site pessoal, ou um blog, a hospedagem compartilhada é uma escolha adequada e econômica. Além de ser fácil a configuração, requer menor gerenciamento técnico.

Tráfego baixo a moderado: o seu site não vai gerar um grande volume de tráfego, a hospedagem compartilhada vai ser suficiente. Mas é com ter em mente, que picos de tráfego intenso, afetam o desempenho.

Conteúdo estático: sites que contém conteúdo estático, como informações institucionais e portfólios, funcionam bem em uma hospedagem compartilhada.

Hospedagem VPS

Sites de médio a alto tráfego:se o seu site recebe um grande volume de tráfego regularmente, ou vai ter um crescimento significativo, a hospedagem VPS pode fornecer recursos dedicados além de um desempenho consistente e estável.

E-commerce: para sites de e-commerce o VPS recursos dedicados, escalabilidade, segurança e desempenho aprimorado. Isso permite que sua loja virtual lide com o tráfego de compradores sem apresentar lentidão; processe transações financeiras com a segurança necessária para os dados dos clientes e ofereça uma experiência de compra rápida e confiável. Além do seu site crescer conforme a demanda do seu negócio.

Necesidades de recursos

A necessidade de recursos está diretamente relacionada ao tráfego esperado e a complexidade do site. Hospedagem compartilhada e VPS fornecem diferentes níveis de recursos.

Recursos limitados: na hospedagem compartilhada recursos como, CPU (Unidade Central de Processamento), RAM (maior rapidez e capacidade de resposta), capacidade de armazenamento (espaço) e largura de banda, são compartilhados com outros sites no mesmo servidor. Isso significa, que você terá recursos limitados à sua disposição. Outro ponto a ser considerado, é que na hospedagem compartilhada quando ocorre picos de tráfego e um consumo maior de recursos por um site, os outros usuários do servidor podem ser afetados em seu desempenho.

Essas características tornam a hospedagem compartilhada, melhor opção para páginas da web com tráfego baixo a moderado, por não terem grandes requisitos de recursos.

Recursos dedicados: com a hospedagem VPS, você tem acesso a recursos dedicados, isso significa, que a CPU, memória RAM, armazenamento e a largura de banda são alocados de forma exclusiva, ou seja, não são divididos com os outros usuários do servidor.

Essa distribuição de recursos visa otimizar o desempenho dos sites, tornar possível a execução de aplicações mais complexas, atender altos volumes de tráfego, e fornecer uma experiência mais rápida e eficiente ao usuário. Com isso, o VPS se torna uma escolha adequada para projetos que exigem maior controle, personalização e desempenho robusto.

Tráfego do site, atual e previsto

O tráfego desempenha um papel crucial, e ao escolher entre hospedagem compartilhada e hospedagem VPS, observe o tráfego atual e o previsto para o seu site.

Tráfego baixo a moderado: o compartilhamento de recursos é indicado para blogs pessoais, sites informativos ou pequenos negócios online. Esses tipos de sites geralmente não recebem um alto volume de visitantes simultaneamente, portanto a hospedagem compartilhada pode atender essas necessidades com eficiência.

É importante não esquecer, que se um site da hospedagem compartilhada, tem aumento expressivo de visitantes, e consome muitos recursos do servidor, pode gerar uma redução de desempenho nos outros sites hospedados na mesma máquina. Quando isso ocorre gera instabilidades, os tempos de carregamento são mais lentos, acontecem atrasos na resposta do servidor e até mesmo a página da web fica fora do ar.

Tráfego moderado a alto: se o seu site recebe um volume de tráfego considerável, são esperados picos de tráfego frequentes ou está previsto o crescimento de visitantes em um futuro próximo. A hospedagem VPS oferece os recursos necessários para atender um tráfego de moderado a alto, e garantir que sua página da web, se mantenha estável e acessível, durante todo o tempo.

Requisitos de segurança e privacidade

Ao considerar requisitos de segurança e privacidade, avalie a sensibilidade dos dados e o nível de controle necessário em relação a seu site e o ambiente de hospedagem compartilhado e VPS.

Os níveis e recursos de segurança podem variar, conforme o provedor de hospedagem.

Na hospedagem compartilhada: cada conta possui seu espaço de armazenamento isolado, e geralmente, são implementadas isolamento de diretórios, e regras de segurança no servidor para garantir que os recursos de um usuário não sejam acessados ou afetados pelas contas de outros usuários no mesmo servidor. Outras medidas de segurança incluem: Certificados SSL; uso de firewall, inspeção de scripts; recursos de antivírus e detecção de malwares; proteção de contas de e-mail contra spam, phishing; realização de backups regularmente.

O que é importante entender: embora as contas sejam isoladas a nível de sistema, ainda assim, recursos físicos como CPU, memória RAM e largura de banda, são compartilhados entre vários sites. E se um site for comprometido por um ataque, o desempenho de todos os sites no servidor pode ser comprometido.

Por esse motivo, é essencial que o provedor integre medidas de segurança sólidas, em sua hospedagem compartilhada. E os proprietários dos sites também devem seguir boas práticas de segurança, evitando riscos e vulnerabilidades.

Na hospedagem VPS: o nível de isolamento é alto e o controle maior sobre o ambiente de hospedagem. O fato do VPS fornecer recursos dedicados, também, aumenta os níveis de privacidade e a segurança, além disso, você pode implementar e personalizar medidas de proteção avançada, sistemas de detecção de intrusão, configuração de firewalls, de acordo com necessidades específicas do seu site. Isso também demanda de algum conhecimento técnico para realizar as configurações.

O VPS é indicado quando a segurança é uma preocupação crítica, principalmente, se você possui um site de comércio eletrônico, onde o sistema armazena informações dos clientes para transações financeiras, ou quaisquer outros dados considerados sensíveis e confidenciais.

Confiabilidade e tempo de atividade

Disponibilidade é um fator crítico para todos os sites, e o que se espera é o funcionamento correto, sem interrupções, instabilidades ou quedas na conexão. Períodos de inatividade, têm impactos negativos na experiência do usuário, podem levar à perda de tráfego, e também, de clientes, negócios e receita, se for uma loja virtual.

Além disso, a confiança pode ser prejudicada, tanto em relação aos usuários insatisfeitos, quanto aos mecanismos de pesquisa, como Google, que tem uma visão negativa de sites que podem ficar indisponíveis.

 Por bons motivos, a maioria dos provedores de hospedagem procura garantir um tempo de atividade (uptime) alto, e estabelecer esse acordo de nível de serviço (SLA) em contrato. Algumas hospedagens até mesmo oferecem compensações, caso o tempo de atividade não seja cumprido.

Mesmo que existam variações, provedores de hospedagem compartilhada e VPS confiáveis, mantêm uma disponibilidade de 99,9%, ou seja, seu site pode ficar indisponível por até 0,1% do tempo. Que no período de 1 ano são até 8 horas.

Existem serviços de monitoramento do tempo de atividade, como o Pingdom (plano de assinatura), e o UptimeRobot (gratuito), que você pode usar para verificações regulares do uptime do seu site.

Essas ferramentas monitoram seu site em intervalos de tempo pré-estabelecidos, e permitem criar alertas por e-mail ou mensagem de texto, que você recebe caso seu site fique fora do ar.

Desempenho

Em um ambiente de hospedagem compartilhada, o desempenho geralmente atende de forma eficaz sites que não recebem um tráfego intenso ou que não exigem recursos computacionais avançados.

Por outro lado, a alocação de recursos que o VPS fornece, garante que mesmo sites complexos e aplicações robustas mantenham um nível consistente de desempenho, independente do tráfego ou da atividade de outros usuários no servidor.

Também é importante considerar que o desempenho da hospedagem pode variar conforme o provedor, a qualidade dos serviços fornecidos e o ambiente do servidor.

Personalização e controle

Se você precisa personalizar e ter o controle sobre seu ambiente de hospedagem, o VPS é a escolha mais indicada. É possível escolher o sistema operacional, instalar aplicativos e ajustar recursos específicos, conforme o necessário.

Porém, com esse maior controle pode vir a necessidade de algum conhecimento técnico.

No ambiente de hospedagem compartilhada, geralmente, você fica restrito às configurações estabelecidas pelo provedor, a personalização e o controle são limitados. No entanto, é uma hospedagem fácil de usar, e especialmente interessante, para quem não quer se preocupar com muitas questões técnicas.

Escalabilidade e crescimento futuro

É essencial considerar as necessidades atuais do seu site, e da mesma forma, se você planeja um crescimento substancial em um futuro próximo.

Hospedagem compartilhada: é uma boa opção para quem está iniciando, ou projetos que não têm um alto número de visitantes e nem está previsto o crescimento rápido do tráfego.

Isso porque a escalabilidade na hospedagem compartilhada é limitada, devido ao compartilhamento de recursos em um único servidor físico.

Mesmo que diferentes planos compartilhados tenham opções de mais espaço de armazenamento, se o tráfego aumentar de forma significativa, seu site vai se deparar com limitações de desempenho.

Hospedagem VPS: como os recursos fornecidos pelo VPS são dedicados, essa é uma solução mais flexível e escalável, permitindo que os recursos sejam ajustados à medida que o tráfego aumenta e as demandas de serviços crescem.

Se você espera um aumento significativo de visitantes no site ou planeja campanhas de e-mail marketing consistentes, o maior controle no ambiente que o VPS proporciona torna mais fácil lidar com esses picos de tráfego.

No VPS você consegue monitorar o uso de recursos e alocar CPU, RAM e armazenamento, para atender as necessidades do site e escalar com segurança, otimizando o desempenho, evitando gastos desnecessários.

Orçamento disponível

Ao escolher entre hospedagem compartilhada e hospedagem VPS é importante encontrar um equilíbrio entre os requisitos necessários para que seu site funcione de forma eficiente e os recursos financeiros que você pode dispor para a hospedagem.

É importante comparar diferentes provedores e as opções de hospedagem, considerando suas necessidades específicas para encontrar um plano que se ajuste ao seu orçamento e às demandas do seu site.

Se você tem um orçamento limitado e o seu site não requer recursos avançados, a hospedagem compartilhada é uma escolha coerente, e a opção mais econômica para começar. Os recursos dedicados do VPS têm um custo maior.

Preço e valor geral

Os planos de hospedagem compartilhada normalmente têm preços fixos e previsíveis, tornando mais fácil planejar seu orçamento.

Por outro lado, a alocação de recursos exclusivos proporciona maior controle, desempenho e escalabilidade, o que é essencial para sites maiores ou projetos que precisam de recursos dedicados. Por esses e outros motivos, o VPS tem um custo de hospedagem mais alto.

No entanto, esse preço do VPS pode variar conforme o provedor, a quantidade de recursos alocados, a escalabilidade oferecida e serviços adicionais.

Suporte e atendimento ao cliente

Ao avaliar o suporte e o atendimento ao cliente, considere o nível de conhecimento técnico da sua equipe, bem como a complexidade do seu projeto.

Independente de qual tipo de hospedagem você escolher, procure verificar como o suporte do provedor funciona (chat ao vivo, e-mail, telefone, idioma) leia avaliações sobre os serviços e para garantir procure saber sobre a reputação da empresa em sites especializados.

Em geral, a hospedagem compartilhada fornece suporte técnico mais básico, que visa tirar dúvidas, solucionar problemas relacionados à hospedagem, migração de sites e configurações.

No VPS o ideal é que o usuário tenha algum conhecimento técnico, e os provedores de hospedagem ofereçam suporte mais abrangente e personalizado, além de tempos de respostas mais rápidos.

Conforme a complexidade do projeto, e se você não tem o conhecimento necessário para administrar o seu ambiente de hospedagem, é possível contratar os serviços de uma hospedagem VPS gerenciada. Assim, todo o gerenciamento do servidor é executado pelo provedor, e seu foco passa a ser somente o site.

Porém, os custos da hospedagem gerenciada podem ter um aumento significativo, devido aos serviços adicionais e ao suporte oferecido.

Conclusão

Entre hospedagem compartilhada e VPS, a sua decisão deve ter como base as necessidades específicas do seu site e os objetivos do seu projeto em longo prazo.

A hospedagem compartilhada oferece uma solução fácil de usar com preços mais econômicos, ideal para sites menores com tráfego moderado. No entanto, pode apresentar limitações no que se refere a personalização e desempenho por haver compartilhamento de recursos.

Por outro lado, a hospedagem VPS oferece flexibilidade, recursos dedicados e controle total sobre o ambiente do servidor. É muito usada para atender requisitos de sites maiores, aplicações complexas e projetos que exigem escalabilidade e personalização e garantia de desempenho aprimorado.

Perguntas frequentes (FAQs)