Quando você acessa a internet o seu dispositivo é identificado por um endereço IP (Protocolo de Internet). Um código composto por uma série de números, que desempenham um papel fundamental na comunicação e transmissão de dados.
Essa referência numérica permite que dispositivos conectados à internet, como computadores, celulares, IoT e servidores, identifiquem para onde enviam informações e de onde recebem os dados.
Endereços de IP podem ser privados, eles pertencem à sua rede interna que não é roteada pela internet. E endereços IP públicos, que geralmente, são fornecidos pelo seu provedor ISP e usados para se conectar com a internet. Esses IPs contêm informações que identificam a localização dos seus usuários.
Os IPs públicos são endereços de IPs Dinâmicos e IPs Estáticos, cada um possui características distintas e atendem necessidades específicas de conectividade, nos cenários doméstico e empresarial. Entenda quais as diferenças, como funcionam e quais requisitos devem ser considerados, na hora de escolher entre endereços dinâmicos ou estáticos.
O que é um IP Dinâmico?
O IP dinâmico é um endereço temporário, atribuído ao seu dispositivo a partir de um pool de endereços disponíveis. A mudança periódica de IP é feita de forma automática, através do protocolo chamado DHCP (Protocolo de Configuração Dinâmica de Host), pelo seu provedor de serviços de internet (ISP).
A maioria dos provedores de internet atribui IPs dinâmicos para seus clientes, principalmente, em redes domésticas. Esses endereços podem ser reutilizados quando um dispositivo se desconecta da rede e o endereço IP é liberado.
Dessa forma, a distribuição de endereços é otimizada, atendendo uma grande quantidade de dispositivos e usuários, que se conectam e desconectam da rede regularmente. Isso diminui os custos do provedor de internet e para você.
O endereço IP dinâmico pode mudar sempre que o dispositivo se reconecta à rede, ou após um período especificado pelo ISP nas configurações do servidor DHCP. Você vai poder constatar (ou mesmo nem perceber), que algumas vezes, pode levar um tempo maior até que ocorra uma mudança.
Porém, mesmo sendo um endereço flexível e em constante mudança, não significa que você consegue alterar o endereço IP quando achar necessário. Isso só é possível através de uma VPN (Rede Privada Virtual).
Quando você acessa a VPN, automaticamente seu endereço IP real é substituído por um IP VPN, que é alterado, toda vez que você trocar de servidor VPN. Essa é uma maneira eficaz de aumentar a segurança e privacidade online.
Vale observar, que seu endereço IP, seja ele estático ou dinâmico, não se desloca com você. Portanto, ao usar uma rede Wi-Fi pública, em cafés, shoppings e aeroportos, por exemplo, será atribuído ao seu dispositivo o IP da rede local. Ele também é temporário, e diferente do IP do seu provedor ISP.
O que é um IP Estático?
É um endereço IP fixo, que não muda, mesmo quando o modem ou dispositivo são desligados e ligados novamente. O IP estático pode permanecer igual ao longo do tempo, até que o dispositivo seja desativado, o roteador reconfigurado, a arquitetura de rede modificada, ou que você mesmo o altere.
Para você obter um IP estático é necessário fazer uma solicitação para o seu provedor de internet, a configuração é manual, e considere que IP estáticos, para redes domésticas, são mais escassos, e portanto, mais caros.
Planos de internet para empresas, podem incluir a opção de IP estático como adicional, com um acréscimo nos custos.
Alguns provedores de VPN também oferecem a opção de IP estático em seus planos de assinatura, como recurso adicional. O que pode ser útil, em serviços online com bloqueio de acesso, quando mudanças frequentes do número de IP são identificadas.
IP dinâmico ou IP estático, qual o melhor?
Não existe uma resposta definitiva sobre qual é melhor, a partir do momento que a escolha entre IP dinâmico e IP estático está diretamente relacionada ao que você precisa.
IP Dinâmico é melhor para:
É importante considerar sobre o IP dinâmico:
IP Estático é melhor para:
O IP estático pode atender diferentes usos, mas é indicado principalmente em situações onde a estabilidade, localização geográfica, segurança e controle são fatores chave.
1. Empresas
2. Usuários
É importante considerar sobre o IP estático:
Como alterar o endereço de IP
Existem algumas maneiras de alterar seu endereço de IP. No entanto, em redes domésticas a capacidade de alterar o endereço IP dinâmico pode ser limitada, por envolver procedimentos específicos do provedor de internet.
1. Reinicie o roteador
Desligar e ligar o roteador pode resultar em um novo endereço dinâmico do servidor DHCP. Porém, o provedor pode atribuir o mesmo endereço IP ou um endereço da mesma faixa, após a reinicialização.
2. Use uma VPN
Essa é uma maneira simples de alterar o seu endereço IP (estático ou dinâmico), com a frequência que você desejar. Quando você usa a VPN, automaticamente o seu endereço IP é mascarado e substituído pelo endereço IP do servidor VPN, o que altera a identificação do seu dispositivo online.
Geralmente, os provedores de VPN contam com uma ampla rede de servidores em várias localizações ao redor do mundo. Essa diversidade permite selecionar diferentes servidores, e diferentes endereços de IP, conforme for necessário.
Escolha um provedor de VPN confiável e instale o aplicativo correspondente no seu dispositivo (Windows, macOS, iOS, Android) ou roteador.
3. Troque de rede
Alterar sua conexão de uma rede Wi-Fi para dados móveis (como 4G ou 5G) no seu celular, é muito provável, que resulte em um novo endereço IP. Ao mudar de rede seu dispositivo estabelece uma nova conexão com a internet através da rede do celular, e o provedor de serviços móveis atribui um novo IP para o aparelho.
No entanto, em alguns casos (conforme configurações e políticas dos provedores) pode haver uma sobreposição de IPs, sendo reutilizado o mesmo IP dinâmico na conexão.
4. Entre em contato com o provedor de internet
Entrar em contato com o provedor de internet e solicitar a alteração do endereço IP pode ser uma opção. No entanto, isso normalmente não é um procedimento comum para endereços dinâmicos, a não ser que você queira passar para um IP estático.
Como saber qual IP estou usando
A maneira mais confiável de confirmar se um endereço IP é estático ou dinâmico é através das configurações do seu provedor de internet ou das configurações do roteador.
1. Roteador
Acesse a interface de administração do seu roteador digitando o endereço IP do gateway padrão em um navegador da web (geralmente é algo como 192.168.1.1 ou 192.168.0.1).
Faça login na página de administração usando as credenciais apropriadas.
Procure por uma seção ou configuração relacionada à atribuição de endereços IP. Em alguns casos, é possível encontrar informações sobre o tipo de endereço IP atribuído (estático ou dinâmico) nas configurações do DHCP.
2. Consulte seu Provedor de Internet
Entre em contato com seu provedor de internet e pergunte diretamente se o seu endereço IP é estático ou dinâmico. Alguns provedores oferecem um serviço adicional para endereços IP estáticos.
3. Observe mudanças no endereço IP
Use ferramentas online para identificar rapidamente seu endereço IP:
Faça um teste, procure observar se o seu dispositivo muda de IP (dinâmico) ou o endereço permanece constante (estático).
Conclusão
A principal diferença entre IPs estáticos e dinâmicos reside no fato de que endereços dinâmicos mudam com frequência, endereços estáticos permanecem os mesmos ao longo do tempo.
IP dinâmico e IP estático são usados para atender diferentes necessidades de conectividade. Enquanto o dinâmico se destaca pela eficiência em redes domésticas, possui flexibilidade em ambientes amplos, o estático tem seu uso principalmente em cenários empresariais que demandam estabilidade, controle preciso de acesso e identificação consistente em redes e serviços.
Uma abordagem híbrida (IPs dinâmicos e estáticos), pode atender de forma eficaz diferentes demandas e setores específicos de uma empresa.