Por que e quando usar uma VPN?

by Margareth Krinski

Afinal, quando usar VPN

Para saber quando usar VPN, considere que nos dias de hoje, se você não tem segurança online adequada para navegar na internet, corre sérios riscos que pessoas não autorizadas e mal-intencionadas, tenham acesso às suas informações.

Passou a ser frequente, notícias de cibercriminosos vazando dados financeiros, documentos e fotos confidenciais, como também, hackers invadindo servidores de empresas. Fatos como esses, mostram a importância de aumentar a segurança digital, sinalizando para quem costuma ficar muito tempo online, que uma VPN é a melhor forma de ter proteção contra ataques cibernéticos avançados.

Uma rede privada virtual (Virtual Private Network-VPN), é uma medida eficaz para manter a privacidade e o anonimato na internet, proteger histórico de navegação, informações bancárias e senhas.

Quando usar VPN: confira 5 funções essenciais de uma VPN

1 – Wi-Fi público

A conveniência de um Wi-Fi público é tão grande, quanto os sérios perigos com a segurança das suas informações pessoais, que uma rede pública oferece. Em um Wi-Fi público você está vulnerável a todos os tipos de riscos, o problema é que muitas pessoas, não se protegem de invasão e vazamentos de dados em uma rede pública, até que seja tarde demais.

Por que usar uma VPN: em Wi-Fi público

A VPN vai rotear seu tráfego por um túnel seguro e criptografado, quando acessar a internet. Portanto, suas informações somente serão legíveis para seu dispositivo e provedor VPN, que possuem a chave que vai descriptografar os dados. Dessa forma, você está protegido e deixa de ser um alvo fácil, para bisbilhoteiros e hackers.

Alguns dos perigos que você corre ao usar um Wi-Fi público são:

  • Ataques Man-in-the-middle ou Homem no meio

Esse tipo de ataque significa exatamente o que parece, ou seja: o invasor está entre você e o servidor que você vai acessar. O que permite ao cibercriminoso capturar o seu tráfego na internet, roubar informações pessoais, obter dados financeiros de cartões de crédito, número e senha de conta bancária, além de instalar spyware no dispositivo que você está usando.

  • Bisbilhotagem na rede

O monitoramento de tráfego de entrada e saída em uma rede Wi-Fi pública, é um ataque Man-in-the-middle fácil de ser realizado. Ferramentas como o Wireshark, que podem ser usadas tanto para o bem quanto para o mal, tornam possível analisar pacotes de dados transmitidos em uma rede, e permitem ver exatamente o que você faz em um smartphone ou notebook, quando está online.

Em uma interface gráfica detalhada, são exibidas toda a troca de dados do seu tráfego, e isso inclui: sites visitados, senhas das contas que você fez login; detalhes de informações financeiras.

  • Disseminação de malware

Malware é a abreviação de software malicioso, (Malicious Software). Redes Wi-Fi públicas são usadas para disseminar malware, com isso é possível espionar o tráfego de informações que entram e saem do seu dispositivo, além da manipulação de seus dados.

O malware pode infectar seus dispositivos em diferentes formas, como por exemplo: vírus, Trojan (cavalos de Troia), spyware, worms e outros. Prejudicar você visualizando imagens e informações, interceptando seu tráfego, ou assumindo o controle remoto e abrindo canais de comunicação entre seu dispositivo e um cibercriminoso, através de backdoor (porta dos fundos).

  • Hotspots falsos

Hackers criam redes falsas para interceptar a conexão do seu dispositivo e roubar informações. Esses pontos de acesso maliciosos, parecem uma rede Wi-Fi legítima, para conseguir enganar os usuários e fazer com que eles se conectem a internet usando um hotspot desonesto. O fato de uma rede ser gratuita e sem a necessidade de inserir senha, é a isca para que cibercriminosos monitorem toda a sua atividade online. 

É importante ter em mente, que se você acessar sites de phishing ou baixar arquivos infectados, somente a VPN não vai impedir que seu dispositivo seja comprometido. É preciso recursos de proteção contra malware, spyware, vírus, bots, etc, para garantir uma segurança cibernética abrangente, tanto no uso regular de redes Wi-Fi públicas, como em sua rede doméstica. Por isso, o ideal é combinar o tipo de proteção de uma VPN com um software antivírus.

2 – Provedor de serviços de internet (ISP)

Seus dados vão estar vulneráveis, mesmo quando você navega em sua rede doméstica. Seu provedor de serviços de internet (ISP), tem acesso a toda sua atividade online, pode rastrear seu histórico de navegação, os downloads de arquivos, os canais de streaming que você assiste. E monitorar várias outras informações sobre seu tráfego na web.

Por que usar uma VPN: com o Provedor de serviços de internet (ISP)

Todos esses dados coletados por um ISP são armazenados por um período, e podem ser comercializados com anunciantes.

Muitos provedores costumam reduzir a velocidade da internet, limitando ou desacelerando o tráfego de alguns tipos de dados. Essa prática visa desafogar a rede, mantendo uma velocidade média para todos os usuários do ISP. Seu provedor de internet consegue essa limitação, porque tem acesso ao seu tráfego quando você está online.

Essa diminuição de velocidade afeta a experiência dos conteúdos de streaming, interfere em downloads mais pesados, e na qualidade de algumas tarefas executadas na web.

Quando você usa uma rede privada virtual, seu provedor de internet identifica que você está conectado a um IP VPN, porém, não consegue ver as suas atividades online. Ou seja:

  • O seu ISP não visualiza os sites que você visita, nem consegue rastrear seu histórico de navegação
  • Não é possível ver os downloads de arquivos
  • Não é capaz de ler as informações que você digitou na web.

Por essa razão, serviços de VPN também podem proteger sua conexão contra limitação de largura de banda.

Quando você assiste filmes, joga, baixa torrents, o seu ISP visualiza a transferência de dados, no entanto, não consegue identificar o que está dentro dos pacotes de dados, que trafegam pelo túnel criptografado.

Enquanto um ISP pode desacelerar uma conexão identificada como torrent, uma VPN torna mais fácil e rápido baixar torrents, que requerem maior largura de banda para downloads dos arquivos. Alguns provedores como NordVPN, CyberGhost, ExpressVPN, possuem servidores específicos para torrenting. 

As vantagens de usar uma VPN para compartilhar torrents:

  • Proteção integrada contra malware
  • Suporte específico P2P (rede peer-to-peer) ou ponto a ponto, indicada para compartilhar arquivos grandes, umas das opções mais seguras e escaláveis, muito usada para torrenting
  • Protocolo de criptografia forte AES de 256 bits, considerada de nível militar
  • Protocolos robustos como, WireGuard, OpenVPN, IKEv2, para conexão segura, seu provedor de internet não consegue visualizar seu compartilhamento de torrents
  • Camada extra de segurança, com o Kill Switch, caso sua conexão VPN caia, esse recurso mantém seus dados protegidos
  • Velocidades altas, o provedor VPN inclui largura de banda ilimitada.

Além disso, VPNs possuem servidores otimizados para streaming, permitindo velocidades de download mais rápidas. E em algumas situações, uma VPN pode usar atalhos, para contornar rotas adotadas pelo IPS que não são eficientes, melhorando a qualidade.

Provedores como a NordVPN, contam com protocolos que otimizam velocidade e desempenho, como o NordLynx com base no WireGuard. Com esse recurso, é possível reduzir os riscos de diminuição da largura de banda da conexão, e melhorar a experiência com VPNs.

Caso não queira que seu provedor de internet identifique seu IP VPN, você pode escolher uma rede privada virtual com recurso de servidores ofuscados. Assim, você oculta que está usando uma VPN até mesmo do seu ISP.

3 – Alterar seu endereço IP

Endereço do Protocolo de Internet, esse é o significado de endereço IP. Uma representação numérica para identificar cada dispositivo conectado à internet. Assim, quando você acessa um site na web, seu número de IP identifica quem é você.

O seu endereço IP está vinculado à sua localização física, provedor de internet e histórico de navegação.

Com uma VPN o seu IP real é substituído por um IP VPN, portanto, não é possível identificar os seus dados verdadeiros, o seu endereço IP e localização mudam, e não remetem mais ao seu dispositivo.

Por que usar uma VPN: para alterar seu endereço IP

Com a VPN é possível ocultar seu IP verdadeiro, com isso, você consegue manter sua privacidade online e anonimato, como também:

  • Acessar conteúdo restrito geograficamente, plataformas de streamings, com filmes e jogos
  • Ocultar hábitos de compras de anunciantes online
  • Omitir informações pessoais sobre suas atividades online de motores de busca
  • Evitar que seu histórico de navegação seja comercializado.

O que é um IP VPN dedicado

Provedores de VPN disponibilizam a opção de você ter um IP dedicado, é uma outra maneira de camuflar o seu verdadeiro endereço IP. Em geral, os usuários compartilham um endereço IP de servidor VPN quando estão conectados. Mas o IP VPN dedicado é exclusivo, e vai permanecer o mesmo toda vez que você acessar a internet.

Essa é uma opção interessante para acesso a sites de bancos, plataformas de investimento e lojas virtuais, uma vez que ao realizar transações financeiras, as empresas identificam sempre o mesmo IP.

Como descobrir o endereço IP?

Encontrar seu endereço IP local, aquele que seu roteador atribui ao seu dispositivo na rede local, é simples, e diretamente no seu computador ou celular.

Para descobrir seu endereço IP no Windows 11:

  • Abra o menu Iniciar e selecione em Configurações
  • Procure Rede e Internet no menu à esquerda e clique em Propriedades na parte superior
  • Você vai encontrar seu endereço IPv4 e IPv6.

Para descobrir seu endereço IP no Windows 10:

  • Com o botão direito do mouse clique no logotipo do Windows, e selecione Configurações
  • A seguir clique em Rede e internet
  • Selecione no menu à esquerda a opção Wi-Fi ou Ethernet, dependendo de como você está conectado
  • Clique em Rede ou Central de Rede e Compartilhamento, o seu endereço IP aparece em uma janela, como Endereço IPv4
  • Se a sua conexão for Wi-Fi, clique em Propriedades e role para visualizar o seu endereço IP.

Para descobrir seu endereço IP no Android:

  • Acesse Configurações e toque em Sobre o dispositivo
  • Role para encontrar seu endereço IP nos protocolos IPv4 e IPv6
  • Entre em Informações de status, se for um Samsung.

Para descobrir seu endereço IP no iPhone:

  • Verifique se o iPhone está conectado a uma rede Wi-Fi
  • Toque no ícone em um círculo azul, ao lado da conexão WiFi ativa
  • A tela vai mostrar seu endereço IP local.

Os protocolos IPv4 e IPv6 são responsáveis pela identificação dos seus dispositivos na internet, garantindo que as informações cheguem corretamente aos seus destinos.

 4 – Acesso a conteúdo restrito de streaming

Alguns serviços de streaming por assinatura, usam bloqueio por geolocalização, o que significa, que determinados conteúdos como filmes, programas de TV e vídeos do YouTube, por exemplo, podem não estar disponíveis para determinado país.

Com uma VPN em seu dispositivo, você pode acessar conteúdo restrito em diferentes locais no mundo, não importando onde esteja.

Outro ponto importante, é que as VPNs ajudam a eliminar problemas de buffering, ou seja, atrasos no carregamento do conteúdo. Com conexões rápidas, confiáveis e seguras.

Por que usar uma VPN: para ter acesso a conteúdo restrito de streaming

Como a VPN altera sua localização para diferentes lugares do mundo, também torna possível acessar conteúdo específico dessas regiões, que não estão disponíveis em seu país. E você vai ter acesso a plataformas de streaming como: Netflix, Hulu, BBC, Disney+, Prime Vídeo, HBO, ESPN, Discovery+, vídeos do YouTube e outros.

Algumas empresas de streaming vêm aprimorando ferramentas para identificar VPNs, um exemplo é a Netflix. No entanto, os melhores provedores de VPN, têm recursos para contornar esse bloqueio, substituindo rapidamente servidores VPN para liberar o acesso, e dificultando aos fornecedores de streaming manter o bloqueio.

Vale observar, que nem todos os serviços de VPN, têm capacidade para desbloquear sites de streaming e conteúdo de games em nível global.

O Express VPN desbloqueia as principais bibliotecas Netflix, e oferece acesso sem restrições em uma extensa lista de países, incluindo EUA, Canadá, Argentina, Austrália, Chile, França, Itália, Reino Unido, Japão, e muitos outros. É só você se conectar com o servidor no mesmo país do streaming.

Já o Surfshark através do Flixwatch, o maior site de banco de dados da Netflix, torna possível verificar os países com maiores e melhores catálogos do streaming, para você acessar.

E o CyberGhost tem a maioria de seus servidores localizados nos Estados Unidos e Reino Unido, o que é interessante para quem quer assistir a Netflix americana.

Gamers usam VPNs para acessar plataformas de jogos

Muitos jogadores online usam VPNs para conseguir evitar restrições geográficas, e ter privacidade online, deixando de ser alvo de hackers, e diminuindo a latência causada por atrasos do ISP.

Com o uso de uma VPN, a cobertura mundial de servidores e o redirecionamento da sua conexão, você terá acesso a uma biblioteca de jogos mais ampla. Com destaque para menores taxas de ping, desempenho estável e velocidades aprimoradas.

O ideal são provedores com suporte a diferentes tipos de protocolos, entre eles o OpenVPN e WireGuard. Alguns VPNs oferecem não somente recursos para smartphones, desktops, mas smart TV e consoles de jogo como Xbox e Playstation.

Entre VPNs que oferecem uma experiência aprimorada em jogos online, estão SurfShark e ExpressVPN.

5 – Rede privada para negócios

Um dos maiores benefícios que a VPN oferece é a criptografia de dados, e esse recurso é um diferencial fundamental para quem trabalha fora da empresa, e precisa ter acesso remoto aos sistemas internos, mantendo a segurança das informações.

Apenas computadores e dispositivos com as credenciais necessárias, irão ter acesso a rede virtual privada.

Por que usar uma VPN para trabalhar

Usar uma VPN permite que o trabalho remoto seja executado com segurança. O acesso à rede compartilhada da empresa, a proteção de dados, o download e upload de arquivos, serão realizados com a proteção e a confidencialidade necessária.

VPNs tornam a empresa menos suscetível ao ataque de hackers, e permitem um controle de acesso consistente através de uma rede segura. Independente, do dispositivo usado e da localização, de quem está executando as tarefas. Lembrando que barreiras geográficas, são facilmente contornadas por uma VPN.

Como a VPN criptografa a conexão, todas as transações financeiras são automaticamente protegidas. Além disso, para quem trabalha de forma remota ou home office, conseguem usar redes públicas sem comprometer a segurança da empresa, ao acessar e-mails e compartilhar informações de negócios.

VPN com mais servidores: veja as melhores opções para contratar

Como funciona a VPN?  Como saber se você precisa de uma VPN?

Uma Virtual Private Network (VPN), camufla sua identidade (IP) na internet, enviando sua conexão através de um servidor privado VPN. Assim, é criado um túnel criptografado para que seu tráfego fique protegido e você navegue de forma anônima. Funciona assim:

  • O cliente VPN criptografa seu tráfego e direciona para o servidor escolhido, por meio de tunelamento
  • O servidor VPN descriptografa seus dados, para suas solicitações chegarem ao destino
  • A resposta da solicitação é enviada novamente para o servidor VPN
  • O servidor VPN criptografa essa resposta para enviar ao seu dispositivo
  • Seu cliente VPN descriptografa as informações, e as disponibiliza de forma legível para você.

Esse é um processo que acontece muito rapidamente, e geralmente você não vai notar nenhuma diferença em sua conexão de internet.

Embora os recursos de mascaramento de IP e criptografia consigam manter sua segurança online, os provedores de VPN também adicionam recursos extras em seus serviços.

Provedores de serviços como NordVPN, Surfshark, Express VPN, Proton VPN e CyberGhost, usam criptografia robusta como AES de 256 bits, considerada de nível militar. Além de protocolos VPN WireGuard, OpenVPN, IKEv2 e L2TP, e proteção contra vazamento de DNS.

Outra função importante é o Kill Switch: caso seu sinal VPN cair a ferramenta não deixa que seus dados sejam expostos, impedindo que o dispositivo se conecte a internet, até que a conexão VPN seja restaurada.

No entanto, é importante observar que o ideal é combinar uma VPN com um bom antivírus. Porque se você for negligente ao navegar na internet, acessando sites de risco, é possível baixar um software malicioso em seu dispositivo. Da mesma forma, fornecer informações pessoais de maneira indevida compromete sua segurança, mesmo com uma VPN.

Para saber se você precisa de uma VPN, considere o que os serviços de VPN permitem:

  • Navegar na web com segurança
  • Acessar a internet com maior liberdade e de forma anônima
  • Usar redes de Wi-Fi públicas, sem o perigo de bisbilhoteiros acessem suas informações
  • Contornar restrições geográficas para entretenimento
  • Acessar a rede Tor de forma segura
  • Realizar torrents sem restrições por parte do seu ISP
  • Aproveitar descontos em compras online, como passagens aéreas
  • Evitar diminuição de velocidade por parte do provedor de internet.

Quais as principais diferenças entre Proxy e VPN?

Embora existam diferenças fundamentais entre proxies e VPNs, os dois permitem que a sua conexão pareça vir de outra localização. Já a forma de executar essa tarefa, o nível de privacidade e o número de recursos disponíveis, variam significativamente.

Um servidor proxy desempenha a função de intermediar a conexão segura do seu computador com a rede de internet. Sendo assim, quando você usa um proxy, sua comunicação com a web não é feita de forma direta, mas passando antes por um servidor host externo.

O que faz parecer que suas atividades online têm origem de outro lugar. Porque, da mesma forma que é disponibilizado um endereço IP VPN, você também passa a ter um IP do servidor proxy. Portanto, ambos conseguem mascarar o seu verdadeiro endereço de IP, o que vai permitir que você acesse conteúdo contornando restrições geográficas.

A diferença mais importante entre um proxy e uma VPN, é a criptografia de tráfego. Somente uma VPN vai criptografar seus dados. O proxy não possui recursos de criptografia, o que pode deixar seus dados vulneráveis a bisbilhoteiros e hackers. Proxies são indicados para executar tarefas de baixo risco, não há recursos adicionais de privacidade ou segurança incorporados.

Por outro lado, com uma rede privada virtual onde seu tráfego é criptografado, a VPN disponibiliza níveis de segurança muito altos. Mesmo seu servidor de internet, não consegue visualizar nenhuma das suas atividades online, vai identificar somente que você se conectou a uma VPN.

Um servidor proxy ou uma VPN, qual usar?

Em comparação com um proxy, a VPN oferece muito mais recursos para proteger sua navegação na internet e manter sua privacidade online.

VPNs são configuradas no nível do sistema operacional, capturando toda a conexão de rede do dispositivo. Ao contrário de um servidor proxy, que atua como um intermediário para um único aplicativo, como por exemplo, seu navegador da Web ou cliente BitTorrent.

Uma VPN vai capturar o tráfego de cada aplicativo em seu computador, do seu navegador da web, downloads, aos seus streamings de filmes e jogos.

Confira as principais vantagens da VPN

Servidores em vários países, pelo mundo
Capacidade de acessar conteúdo global
Oculta seu endereço IP real, para IP VPN
Servidores com máxima segurança, para executar tarefas específicas
Criptografia robusta de dados na internet
Protocolos avançados de segurança
Rede de anonimização do Tor via VPN
Servidores específicos para torrents
Forte VPN de streaming: Netflix, Hulu, Amazon Prime, Disney+, ESPN, HBO
Bloqueio de anúncios e ameaças online
Velocidade e largura de banda ilimitadas
Vários dispositivos em uma assinatura VPN
O provedor de internet não visualiza as informações no túnel VPN
Permite acessar conteúdo contornando restrições geográficas

Desvantagens da VPN

Redução na velocidade da internet, conforme protocolo e criptografia.

Conclusão

Use uma VPN sempre que for necessário manter proteção e privacidade, na internet. Afinal, essa é a principal função de um túnel criptografado.

Além de proteger sua identidade e atividades de navegação contra hackers, bisbilhoteiros e anunciantes, através da criptografia de dados e ocultação do endereço IP real. O servidor VPN permite quebrar barreiras geográficas e acessar conteúdo em vários países, no mundo inteiro.

As VPNs são ideais para acesso de internet em redes públicas. E vão manter as informações confidenciais do seu negócio, em um túnel criptografado, no qual não é possível identificar o tráfego de dados.

Perguntas Frequentes sobre VPN – FAQ