Hotspot Shield VPN – plano gratuito, velocidade, segurança, streaming e mais

Hotspot Shield VPN – plano gratuito, velocidade, segurança, streaming e mais

O principal destaque do Hotspot Shield VPN, está relacionado ao protocolo Catapult Hydra, que foi projetado para alcançar velocidades muito rápidas. Mas é preciso considerar que o provedor tem uma opção de plano gratuito, para acesso a Rede Virtual Privada (VPN).

O Hotspot Shield disponibiliza uma extensa lista de locais e opções de servidores, incluindo otimizados para streamings e jogos, além de ser possível ativar alguns recursos, e obter uma camada extra de segurança quando você está online.

No entanto, para contratar os serviços, é fundamental ter uma visão mais ampla sobre o HSS e os serviços que o provedor oferece. Veja em nosso artigo uma análise completa do Hotspot Shield VPN.

Sobre o Hotspot Shield VPN

São milhões de usuários em todo o mundo, para uma rede com mais de 3200 servidores em 84 países. O Hotspot Shield foi desenvolvido pela AnchorFree (2008), como uma rede privada virtual (VPN) pessoal gratuita e de código aberto, rapidamente ganhou popularidade em todo o mundo.

Em 2020 o Hotspot Shield foi comprado pela Aura Intelligent Digital, empresa líder em produtos e serviços de segurança online.

O provedor VPN está sediado na Califórnia, e os Estados Unidos têm um acordo para coletar, compartilhar e analisar dados, sendo um dos fundadores da Aliança dos 5 Olhos. Esse fato, pode não ser o principal problema, com a segurança das suas informações.

Mas sim, a complicada política de privacidade do Hotspot Shield e o compartilhamento de anúncios e redirecionamento de tráfego, na versão básica/gratuita da VPN.

No Trustpilot o score 4.8/5.0, do Hotspot Shield é considerado excelente, mas observe que são apenas 661 avaliações. O NordVPN também é considerado excelente, mas são 25.370 avaliações, até o momento.

Características Gerais do Hotspot Shield VPN

Usabilidade do Aplicativo e Experiência de Usuário

O Hotspot Shield VPN é compatível com todos os principais sistemas operacionais, como macOS, Windows, Android, iOS, Chrome, Linux, smart TVs e roteadores.

Os aplicativos seguem a mesma linha de design de VPNs como CyberGhost, a interface é limpa, agradável, intuitiva e simples de navegar. O que torna o Hotspot Shield mais fácil para quem está começando a usar uma VPN.

Hotspot Shield VPN – Aplicativo Windows | Desktop

O aplicativo Hotspot Shield VPN no desktop, mostra na tela o botão Conectar/Desconectar, e no lado direito um menu para ajustes das configurações. Você pode personalizar o Hotspot Shield, definir inicialização da VPN, escolher protocolos (IKEv2 ou Hydra), ativar a opção tunelamento dividido (Smart VPN), o kill switch e a proteção Wi-Fi.

O botão Quickconnect é uma forma de se conectar rapidamente a um servidor VPN, e você tem uma lista de servidores do Hotspot Shield, para escolher.

Não é possível criar lista de favoritos, e nem visualizar pings e percentual de carga ao lado de cada servidor, como em outras VPNs, mas o Hotspot Shield, tem perfis dedicados de servidores para streaming e jogos.

Quando conectado, você visualiza um mapa com sua localização virtual, o endereço IP, tempo de conexão, uso de dados, carga do servidor, latência e velocidades de transferência.

É possível verificar o desempenho da sua conexão com teste de velocidade, acessar suporte técnico, visualizar detalhes da sua conta e saber mais sobre o provedor VPN na guia “sobre nós”.

Hotspot Shield VPN – Aplicativo Android

É fácil ativar e desativar a VPN no Android, basta clicar no botão que se destaca na interface do aplicativo. Você tem a opção de conexão rápida automática, ou pode escolher manualmente um servidor. O aplicativo do Hotspot Shield lista opções de servidores de streaming, jogos e redes sociais.

Os recursos do aplicativo VPN para Android incluem, kill switch, tunelamento dividido (apenas para aplicativos) e proteção para Rede-Wifi. Os protocolos disponíveis (em Configurações) são o Hydra, IKEv2 (IPSec) e WireGuard, por padrão, o Hotspot Shield VPN ativa de forma automática o protocolo mais rápido e seguro, quando você se conectar.

Quando conectado você visualiza o endereço IP, latência e a carga do servidor em uso, velocidades de transferência, e mais.

Hotspot Shield VPN – aplicativo iOS e macOs

O aplicativo para macOS se assemelha à interface das versões iOS e Android. Para ativar ou desativar a VPN, basta clicar no botão azul no centro da tela e escolher seu servidor em uma lista de cidades ou fazer isso de forma automática usando a opção Auto.

Os protocolos disponíveis no iOS são Hydra e IKEv2 (IPSec), e o aplicativo ativará automaticamente o protocolo mais rápido e seguro ao se conectar.

O recurso Bypass funciona como túnel dividido, permitindo que os usuários adicionem aplicativos específicos à rede VPN.

Tanto iOS quanto o macOS têm um Kill Switch. Sendo que o aplicativo do macOS também oferece o protocolo WireGuard, além do Hydra e IKEv2 (IPSec). No Mac o tunelamento dividido é feito com o Bypass (manter fora da rede VPN aplicativos ou sites específicos) e a função Route (adiciona os sites e aplicativos que passam pela VPN), somente através do protocolo Hydra.

Além disso, o Hotspot Shield pode ser configurado no macOS para enviar notificações quando uma rede Wi-Fi pública não for segura, embora a conexão não seja automática. Além disso, não estão presentes os acessos rápidos para servidores de streaming ou jogos.

Hotspot Shield VPN – Linux e Roteadores

Linux e roteadores são configurados manualmente, não estão disponíveis aplicativos específicos. A VPN Linux do Hotspot Shield tem suporte para os sistemas operacionais Ubuntu, CentOS, Debian e Fedora OS. Bai.

O Hotspot Shield VPN tem suporte para vários roteadores, incluindo: Asus (Merlin, Asuswrt), Linksys, Netgear, TP-link, D-link, entre outros modelos. Desde que, possam ser atualizados para o firmware de código aberto DD-WRT ou Fresh Tomato.

Você tem à disposição guias para configuração detalhados, que incluem um passo a passo com telas, para facilitar o entendimento.

Extensão para navegador Chrome

A extensão no Chrome do Hotspot Shield VPN é um sistema proxy que protege somente o tráfego do navegador, e pode funcionar no desbloqueio de sites. Você pode definir um servidor padrão para quando acessar a VPN, em Configurações, como também, ativar o Auto Protect e o Bypass (tunelamento dividido).  Obter proteção contra malware e ativar o bloqueador de anúncios, cookies e rastreadores.

Dispositivos simultâneos

Diferente de outros provedores de VPN o Hotspot Shield especifica o número de dispositivos para acesso simultâneo, conforme o plano de assinatura, assim:

Plano Gratuito/Básico: 1 dispositivo
Plano Premium: 10 dispositivos simultâneos
Plano Família Premium: 25 dispositivos simultâneos, sendo 5 dispositivos para cada membro

Hotspot Shield VPN – Velocidade e desempenho

O Hotspot Shield faz questão de destacar que o seu protocolo Catapult Hydra, foi projetado para ser mais rápido e confiável do que os protocolos VPN tradicionais. De acordo com os testes, do próprio Hotspot, o Hydra pode oferecer velocidades até cinco vezes mais rápidas que seus concorrentes.

No geral o Hotspot Shield pode ser considerado rápido, mas não a VPN mais rápida.

É importante considerar que a velocidade obtida depende de vários fatores, como a sua localização e o servidor ao qual você está conectado. O tipo de internet (fibra ótica, DSL, satélite); a conexão que está usando (Wi-Fi ou cabeada); a atividade realizada (streaming, torrents, jogos etc.). Por isso, testar a VPN em seu dispositivo é tão importante.

O desempenho e a velocidade aprimorada no Hotspot Shield, de acordo com o SpeedTest e outros testadores similares, é consistente para streaming em 4K, jogos online e uma navegação eficaz com maior tráfego de dados (velocidades podem alcançar 90/ 150 /180 mbps), conforme o país e o servidor.

Vale observar que o Hydra pode deixar sua conexão mais rápida, mas existem questionamentos da sua eficiência com relação à segurança.

Outro ponto, é o fato do Hotspot Shield, usar servidores virtuais, eles podem aumentar ou diminuir as velocidades, mas é preciso considerar a localização real. 

Hotspot Shield VPN – Servidores VPN

O Hotspot Shield possui uma rede com mais de 3200 servidores VPN, entre virtuais e bare metal (físicos), localizados em 84 países, ao redor do mundo. Para uma camada extra de proteção, conta com servidores que fornecem IPs dinâmicos, e mudam seu endereço IP constantemente, isso dificulta ainda mais o acesso aos dados. No entanto, o HSS não tem opção de IP dedicado.

Também estão disponíveis servidores otimizados para streaming e jogos, sendo que você pode usar qualquer servidor do Hotspot para transmissão de arquivos P2P.

Hotspot Shield VPN – Proteção e privacidade

O Hotspot Shield é seguro? Depende. Sim, em relação aos protocolos e criptografia implementados na VPN. E Não. Considerando a política de privacidade adotada, os bugs de segurança e vazamentos de dados relatados na mídia especializada.

Se a sua preocupação é encontrar um provedor VPN que seja referência em segurança e priorize uma política de zero registro de dados, NordVPN e Surfshark, são opções melhores.

O que preocupa no Hotspot Shield VPN:

Não há auditorias independentes
Coletar dados: domínios acessados, navegador, dispositivos usados, sistema operacional, configurações, data/hora, duração das sessões, largura de banda, localização. O Hotspot Shield alega que todas as informações são posteriormente anonimizadas
VPN gratuita: compartilhamento de informações com empresas de publicidade, número alto de anúncios no Android, como condição de uso da VPN

Em abril de 2021, um vazamento de DNS foi descoberto no plug-in Hotspot Shield para Google Chrome, pelo site de análise VPNMentor. O Hotspot Shield reconheceu o fato e respondeu ao problema prontamente. Em 2018, foi relatado uma falha de segurança no código.

Hotspot Shield VPN – Protocolos Hydra, IKEv2, WireGuard, OpenVPN

O Hotspot Shield conta com os protocolos Catapult Hydra, IKEv2 (IPSec) e WireGuard em aplicativos móveis e desktop, e o OpenVPN para roteador.

  • Catapult Hydra: protocolo proprietário do Hotspot Shield baseado no OpenVPN, porém não é de código aberto, ou seja, não pode ser verificado. Foi desenvolvido para alcançar altas velocidades, reduzir a latência e manter uma conexão segura.
  • Por padrão usa criptografia de 128 AES, que é considerada mais rápida, no entanto, menos segura do que a 256 bits, que também é suportada no Hydra. Empresas conhecidas de segurança digital, como McAfee e a BitDefender também usam esse protocolo.
  • IKEv2 (IPSec): seguro, rápido, e confiável, no entanto é mais fácil de bloquear que o Hydra. É um protocolo muito usado em dispositivos móveis, pela facilidade de reconexão quando você alterna da rede original para o Wi-Fi.
  • OpenVPN: protocolo de código aberto, a maioria dos provedores integra o OpenVPN (UDP/TCP) por ser um dos mais seguros e confiáveis. No Hotspot Shield ele é usado, somente, em roteadores.
  • WireGuard:  um dos protocolos mais usados por VPNs, por ser open source, ter alto nível de segurança e velocidade aprimorada. O Hotspot Shield passou a usar recentemente esse protocolo, para o Android e Mac.

Hotspot Shield VPN – Criptografia AES 128 e 256 bits

Por padrão o Hotspot Shieldusa criptografia AES de 128 bits com o protocolo Hydra, mas você também pode optar por 256 bits. AES é o algoritmo de criptografia mais amplamente utilizado, e está disponível em três comprimentos de chave diferentes: 128 bits, 192 bits e 256 bits. Quanto maior a chave, mais segura a criptografia.

AES de 128 bits fornece segurança mais do que suficiente para a maioria dos aplicativos. Já a criptografia 256 bits alcança um nível ainda mais alto de segurança, sendo usado por militares e pelo governo americano.

Hotspot Shield VPN – Kill Switch

O kill switch vai proteger e evitar que seus dados sejam expostos ou comprometidos, se a conexão VPN cair repentinamente, garantindo que suas atividades online permaneçam privadas e seguras. O recurso não está habilitado por padrão no Hotspot Shield, você precisa ativar a funcionalidade no aplicativo.

Hotspot Shield  SmartVPN   – Tunelamento dividido

O SmartVPN (VPN inteligente) é o tunelamento dividido do Hotspot Shield, o recurso permite rotear parte de seu tráfego por meio de um túnel VPN seguro, enquanto outros sites ou aplicativos, são direcionados para a conexão regular da Internet.

Hotspot Shield VPN – Auto-protect

O recurso proteção automática do aplicativo inicia de forma automática a VPN quando detecta que você está conectado a uma rede Wi-Fi pública. Isso evita que sua conexão fique vulnerável e seu dispositivo corra riscos de ataques e invasão.

Vazamentos de IP, DNS e WebRTC

O recurso Prevent IP Leak protege seu dispositivo contra vazamentos de IP, WebRTC e DNS para que suas atividades online e informações confidenciais não sejam visualizadas por terceiros, incluindo seu provedor de internet.

Bloqueador de anúncios, proteção contra malware, phishing e spam

O Hotspot Shield fornece uma camada extra de segurança com seu bloqueador de malware, disponível para aplicativos móveis e de desktop. Com base em um banco de dados de milhões de sites conhecidos ou suspeitos, você obtém proteção contra vários riscos de segurança, incluindo cavalos de Tróia, sites de phishing e spam.

A extensão do navegador do Hotspot Shield fornece bloqueio de anúncios, cookies, e WebRTC, além de malware. A ferramenta Sword disfarça sua atividade real na web dos rastreadores.

Hotspot Shield VPN – Preços, planos, teste e reembolso

O Hotspot Shield tem 3 opções de planos VPN, com diferentes recursos e número de conexões simultâneas de dispositivos (veja a especificação na tabela abaixo), o pagamento é feito em dólar (US$):

1.       Plano Básico: Gratuito 1 dispositivo;

2.       Plano Premium (Anual): $7,99/mês (38% desconto) 10 dispositivos;

3.       Plano Família Premium (Anual): $11,99/mês (40% desconto) 25 dispositivos.

  • Pagamento em: Dólar (US$);
  • Meio de pagamento: PayPal.

Garantia de reembolso: todos os planos do Hotspot Shield VPN têm uma garantia de reembolso de 100%, para até 45 dias, o que é uma boa vantagem. O processo de devolução do dinheiro, de acordo com usuários, é simples, feito em poucos minutos, com o valor sendo devolvido até mesmo, no dia seguinte.Lembrando, que o pagamento da assinatura anual é pago de forma integral, na contratação.

Período de Teste: o prazo para você testar o Hotspot Shield VPN é o período estabelecido para o reembolso, ou seja, 45 dias. Mas no Android e iOS, você tem 7 dias de teste, mas é preciso se cadastrar.

Plano Gratuito do Hotspot Shield VPN: épara1 usuário,servidores em 4 locais diferentes (Los Angeles, Nova York, Cingapura e Reino Unido). São poucos recursos, não tem modo streaming, nem suporte por e-mail ou chat, somente FAQ, e são disponibilizados anúncios no aplicativo Android.

A vantagem reside principalmente, na largura de banda ser ilimitada e você não ter restrições em relação ao tempo de uso. Uma alternativa ao Hotspot Shield gratuito é o Proton VPN, muito bem avaliado, com destaque para segurança, privacidade e dados ilimitados.

Tipos de uso para o Hotspot Shield VPN

Streaming Netflix, Amazon Prime Video, Disney+

O Hotspot Shield funciona bem com vários serviços de streaming, sem nenhum atraso, interrupções ou buffer durante as transmissões em Full HD. Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, YouTube TV, BBC iPlayer, YouTube TV, HBO Max, Hulu e ITV Hub

Estão disponíveis servidores otimizados (mais rápidos que os servidores padrão) para streaming em diferentes países. Eles são testados com regularidade, para manter o desbloqueio das plataformas mais populares, como Netflix nos EUA e Reino Unido.

O provedor orienta que você escolha um local virtual mais próximo da sua localização, para obter velocidades mais consistentes. Caso não seja possível, é importante testar alguns servidores, porque a velocidade pode ser diferente mesmo em provedores locais.

Jogos com servidores Hotspot Shield otimizados

Estão disponíveis servidores otimizados para jogos no Hotspot Shield, com destaque para o Fortnite e Roblox. Mesmo em alguns dos servidores mais distantes, é possível ter pings satisfatórios para os games mais populares e jogar sem atraso.

Mas uma regra acaba prevalecendo: escolher servidores mais próximos da sua localização. Em testes, a VPN apresentou pings bem abaixo de 50 ms e superior a 100 ms, conforme o país escolhido.

Torrents – P2P em todos os servidores

O Hotspot Shield permite P2P em todos os seus servidores, tem suporte para transferências uTorrent e BitTorrent e possui bloqueadores de malware e vírus, o que aumenta a segurança no compartilhamento de arquivos via torrenting.

Hotspot VPN – Atendimento e Suporte ao Cliente

A maioria das dúvidas pode ter respostas no chat ao vivo ou na base de conhecimento do Hotspot Shield.  A equipe de suporte está à disposição para atendimento 24×7, e os guias na página de ajuda abordam diferentes assuntos e trazem print de telas para facilitar o entendimento, mas algumas questões são tratadas de forma mais básica.

Para obter informações detalhadas, você pode entrar em contato por e-mail, que em geral não demora para fornecer as orientações. É importante observar, que o suporte é em inglês, e o conteúdo da base de conhecimento você pode traduzir direto no navegador.

Hotspot VPN – Vantagens e Desvantagens

Vantagens

Rede com 3200 servidores em 84 países
Protocolo proprietário Catapult Hydra (maior velocidade)
Protocolos WireGuard (Android e Mac), IKEv2 e OpenVPN (roteador)
Criptografia AES com chaves de 128 e 256 bits
Identity Guard bloqueador de chamadas (Android e iOS)
Recurso Kill Switch
SmartVPN (tunelamento dividido)
Proteção contra malware, phishing
Recurso Auto-Protect
Bloqueador de anúncios, spam
Proteção contra vazamento DNS, IPv6 e WebRTC
Desbloqueio: Netflix, Disney+, Amazon Prime Video, Hulu, BBC iPlayer, HBO
Tráfego P2P em todos os servidores (torrents)
Plano básico/gratuito
Garantia de reembolso de 45 dias
Teste de 7 dias em dispositivos Android e iOS
Suporte por e-mail e chat ao vivo 24×7

Desvantagens

Plano de assinatura caro
Inconsistências na política de privacidade
Coleta de dados do usuário
Plano gratuito com anúncios no Android
Sem auditoria independente
Protocolo Catapult Hydra não é código aberto
Não possui IP dedicado
Não tem servidores em RAM

Como o Hotspot Shield se compara a outras VPNs

Hotspot Shield vs NordVPN

O Hotspot Shield possui mais de 3200 servidores VPN, entre virtuais e bare metal (físicos), localizados em 84 países, ao redor do mundo. O NordVPN disponibiliza 5609 servidores em 60 países, com velocidades de 10GB e rodam no modo RAM.

O pacote de recursos que o NordVPN oferece é mais abrangente e robusto, quando comparado com o Hotspot. Enquanto o HSS conta com o protocolo Hydra de código fechado, o Nord tem sua versão do WireGuard o Nordlynx open source.

NordVPN é referência em serviços de VPN, devido aos altos níveis de privacidade e segurança online. O Hotspot está trilhando o caminho. O NordVPN tem um preço menor que o Hotspot Shield.

 Hotspot Shield vs ExpressVPN

Com servidores otimizados para streaming e jogos, o Hotspot Shield permite desbloquear a maioria dos serviços de streamings, e obter qualidade FullHD nas transmissões, sem atrasos ou interrupções. É possível alcançar pings consistentes para os jogos mais populares, incluindo Fortnite e Roblox.

No entanto, o ExpressVPN se mantém como uma das melhores VPNs, quando o assunto é desbloqueio de plataformas de streaming, e altas velocidades para transmissão de filmes em qualidade 4K UHD. Servidores (+3000) de alta performance, também fazem um bom trabalho para jogos e torrents. O preço do ExpressVPN é significativamente menor do que o Hotspot Shield.

Hotspot Shield vs Surfshark

Mesmo que o Hydra tenha sido projetado, para alcançar velocidades rápidas, e o Hotspot Shield apresente bons resultados, com servidores próximos ou distantes, isso não é uma regra.

E o Surfshark provou ser mais rápido que o Hotspot Shield em vários testes, além de contar com diferenciais importantes, como: Função GPS Override (GPS falso); CleanWeb, bloqueio de malware; Função Camouflage Mode (ofuscação) e recurso multi-hop (servidores duplos).

Ambos oferecem proteção contra malwares, vazamento de DNS, IPv6 e WebRTC. No Surfshark você tem dispositivos ilimitados para 1 conta, no Hotspot são 5 no plano Premium.

Em privacidade e preço o Surfshark também se destaca, o Hotspot, por enquanto, somente no preço, que é bem mais elevado.

Conclusão

No geral, o Hotspot Shield oferece um serviço VPN seguro e rápido, com protocolos e criptografia robustos. É ideal para streaming, jogos, e proteção nas redes públicas de Wi-Fi.

Para quem está começando com VPN, pode ser interessante ter um plano gratuito, mas o HSS oferece poucos locais, o modo streaming não está habilitado e no Android, você vai precisar conviver com os anúncios.

A política de privacidade é transparente, mas certamente, não é a melhor opção, se você prioriza no logs (sem registro de dados). A rede é extensa, integrando servidores virtuais e físicos, mas você não tem modo RAM, nem recursos extras avançados, como multi hop e ferramenta específica de ofuscação.

É possível encontrar VPNs com preços menores do que o Hotspot Shield, com melhores recursos e maior privacidade.

Perguntas Frequentes (FAQ)