Melhor VPN grátis: vale a pena usar um serviço gratuito?

5 Melhores VPNs em Segurança, Velocidade e desbloqueio de Streamings

Uma VPN é um serviço de criação de uma rede privada a partir de uma conexão de internet pública. Assim, muitos usuários buscam essa alternativa para conseguir mudar a localização do IP, esconder suas informações e até mesmo conseguir acesso a conteúdos bloqueados geograficamente.

Devido à alta procura, existem vários tipos de serviços de VPN’s pagos disponíveis no mercado. Por outro lado, para quem busca um bom custo x benefício, pode ser melhor usar uma VPN grátis. Então, se você ainda não sabe quais são as melhores opções gratuitas, confira nosso guia.

Melhores VPNs Grátis

Uma das formas para escolher a melhor VPN grátis é comparar os serviços disponíveis no mercado. Assim, você consegue verificar quais delas mais estão de acordo com o que você precisa de um serviço.

Atualmente, dentro das empresas que apresentam opções de planos gratuitos, algumas se sobressaem entre os principais nomes. Então, separamos algumas das opções mais populares e com melhores recursos:

TuunerBear: boa velocidade e pouca limitação de dados
ProtonVPN: nível militar de segurança e criptografia, sem registros de acesso
Hide.me: boa encriptação de dados e nenhum histórico de vazamento
Windscribe: pouca limitação e boa quantidade de conexões simultâneas
Hostspot Shield: boa velocidade e interação com serviços de streaming

Review das melhores VPNs Grátis

TunnelBear

TunnelBear logo

O TunnelBear está no mercado desde 2011, oferecendo um serviço focado em VPN. Como ponto a se destacar na história da empresa, sua aquisição pela McAfee em 2018 chamou bastante atenção. Todavia, a ferramenta se mantém independente e pode ser utilizada como um serviço único.

O VPN da TunnelBear é bem completo em termos de funcionalidade. Você terá acesso a recursos como:

Tunelamento dividido
Bloqueador de anúncios
GhostBear e outros recursos focados na privacidade
Apps para Android e iOS, além dos clientes para Windows e Mac

Claro, o plano gratuito limitará parte desses recursos. Nesse sentido, o principal obstáculo é o limite de dados: 2GB ao mês, com possibilidade de expansão ao realizar certas “missões”.

Segurança

Em termos de segurança, não há o que se criticar no TunnelBear. Além de adotar protocolos conhecidos pelo nível de proteção (OpenVPN e IKEv2), o serviço utiliza criptografia AES 256-bit. Como diferencial, a já citada função GhostBear, o recurso de KillSwitch e outras funções mantém sua privacidade em diferentes níveis.

Velocidade e Servidores

Sobre a velocidade, testes mostram um baixo impacto, principalmente em conexões mais próximas. Por exemplo, ao usar servidores americanos, a perda foi de 10 a 20 Mbps no download.Já no upload, o impacto foi mais chamativo, batendo cerca de 40% do desempenho original nos melhores números.

Usabilidade e experiência do usuário

Esse é um ponto onde o TunnelBear se destaca, principalmente para usuários sem tanta experiência com ferramentas do tipo. Tanto seu cliente para PC/MaC, como seus apps para Android/iOS são bem intuitivos e com funções fáceis de entender.

Suporte e atendimento ao cliente

Quem opta pelo plano grátis não terá o mesmo nível de suporte que há nos planos pagos, mas ainda poderá solicitar ajuda por e-mail ou consultar a central de perguntas. Todavia, ainda não há um chat ao vivo, mesmo para clientes assinantes.

ProtonVPN

O ProtonVPN faz parte do projeto suíço Proton AG, concebido por alguns dos cientistas responsáveis pelo CERN, o famoso centro de pesquisas com o maior colisor de particulas do mundo. No geral, a companhia tem como objetivo levar privacidade e uma internet livre para qualquer usuário.

O ProtonVPN oferece o que é considerado obrigatório para um bom VPN. Assim, seus principais recursos são:

App para Android/AndroidTV/iOS, clientes para Windows/Mac/ Linux/ ChromeOS e versão compatível com alguns roteadores
Kill Switch
Pacote com outros serviços da Proton, como e-mail, calendário e armazenamento em nuvem

Para o plano gratuito, o destaque vai na ausência de limite de dados. Isso é ideal para quem precisa do VPN com frequência.

Segurança

Focando na privacidade, utiliza os principais protocolos da atualidade (OpenVPN, WireGuard e IKEv2). Além disso, possui um protocolo próprio, chamado de Stealth. O Kill Switch e as criptografias AES-256 e ChaCha20 também estão presentes.

Velocidade e Servidores

Quem paga pelo ProtonVPN terá muitas opções de servidores e boa velocidade. Todavia, no plano gratuito, a limitação está justamente nesses dois aspectos. Você terá acesso apenas a servidores nos EUA, Holanda e Japão, com um desempenho não tão bom.

Usabilidade e experiência do usuário

O ProtonVPN é prático e simples. Quem deseja apenas usar o VPN sem grandes ajustes pode apenas abrir o app ou cliente e se conectar a uma região. Na verdade, nem é preciso selecionar um local, já que há um botão que escolhe automaticamente a melhor conexão disponível no momento.

Suporte e atendimento ao cliente

Outro ponto positivo do ProtonVPN é oferecer um suporte de qualidade mesmo no plano grátis. Você poderá usar o e-mail de atendimento ou abrir um ticket. Como contra-ponto, pode levar um certo tempo até receber uma resposta.

Hide.me

A Hide.me existe desde 2012, sendo um serviço focado em VPN desde o inicio. Faz parte do grupo eVenture Ltd e já recebeu um certificado “Zero Log”, dado pela DefenseCode para VPNs que não registram seus dados.

O VPN da Hide.me é realmente uma solução focada no tunelamento. Por isso, não espere por muitos recursos complementares, sendo estes os disponíveis:

App para Android/iOS, cliente para Windows/Mac/Linux e soluções para roteadores/consoles/SmartTVs
Tunelamento dividido
VPN Duplo
Bolt Proxy (para aumento de velocidade)

Como nos outros VPNs da lista, alguns dos recursos citados não estão disponíveis no plano grátis. Isso inclui o principal deles, Bolt Proxy.

Segurança

O VPN utiliza os protocolos mais conhecidos: WireGuard, OpenVPN e IKEv2. Também disponibiliza outros dois, SSTP e SoftEther. Como recursos de segurança, possui servidores de DNS próprios, protetores de IP, criptografia avançada e assim por diante.

Velocidade e Servidores

Novamente, quem optar por uma assinatura terá um ótimo desempenho e mais de 2000 servidores, com 79 países. Já o plano gratuito oferece um desempenho que pode melhorar e 8 países da lista.

Usabilidade e experiência do usuário

Dentre os citados, é o que possui mais opções de ajuste, o que vai agradar usuários avançados. Além disso, a política de não-retenção de dados é justa com os clientes da empresa. Para quem não tem muita experiência, oferece uma interface simples, apesar de um pouco complexa na seleção de país.

Suporte e atendimento ao cliente

O suporte da empresa é um pouco mais ágil do que as ferramentas anteriores, já que oferece chat 24-7, além do e-mail. Outro ponto interessante é que há muito conteúdo da própria organização sobre como usar o VPN da melhor forma.

Windscribe

Bem popular entre aqueles que buscam o melhor VPN gratis, o Windscribe foi fundado em 2016. Chamou atenção por oferecer serviços sem custos em áreas de conflitos, além de aceitar assinantes de alguns VPNs encerrados, permitindo o uso gratuito até que os planos originais se encerrassem.

Os recursos do Windscribe vão além do serviço de VPN. Nesse sentido, fazem um bom trabalho para quem precisa desse tipo de solução. Assim, é possível utilizar;

App para Android/iOS, cliente para Windows/Mac/Linux e soluções para roteadores/consoles/SmartTVs, extensão para Chrome/Firefox
Bloqueador de anúncios
Escolha automática do melhor servidor, mudando automaticamente quando há queda de desempenho
Double hop, em que o usuário se conecta a dois servidores e aumenta sua privacidade
IP estático

Fora isso, conta com outras funções. Vale a pena explorar quais delas estão no plano grátis.

Segurança

O VPN gratis da Windescribe oferece uma boa proteção, com protocolos OpenVPN, IKEv2, e WireGuard. Em quesito de criptografia, oferece AES-256, SHA512 e chaves 4096-bit RSA como solução. Fora isso, há recursos extras, mas que estão limitados aos planos pagos.

Velocidade e Servidores

Nossos testes mostraram uma ótima velocidade nos servidores gratuitos da Windscribe. Tanto download como upload tiveram quedas de 10%, o que é um ótimo número. Além disso, mesmo o modo grátis possui vários servidores. Como contra-ponto, possui limite de dados.

Usabilidade e experiência do usuário

O cliente da Windscribe é tão prático quanto os outros citados. Você irá instalá-lo em seu aparelho, escolherá um servidor e fará a conexão. Como adicional, a extenção para navegadores tornam a experiência mais rápida e simples.

Suporte e atendimento ao cliente

Por enquanto, a empresa oferece suporte com atendentes reais apenas através do e-mail. Para dúvidas e problemas básicas, o usuário pode usar o chat bot disponível no site ou consultar a central de ajuda.

Hostspot Shield

Em funcionamento desde 2008, o VPN da Hotspot Shield costuma figurar em algumas listas de melhor VPN gratis. Sobre a empresa, ela faz parte da  AnchorFree, uma companhia de soluções digitais.

Tendo um bom tempo de mercado, o VPN gratis da Hostpot Shield possui recursos úteis. Todavia, como em qualquer outro serviço, grande parte está disponível apenas mediante pagamento. Isso inclui:

App para Android/iOS, cliente para Windows/Mac/Linux e soluções para roteadores/SmartTVs e extensão para Chrome
Otimização para serviços de streaming e jogos
Tunelamento dividido
Kill Switch

Sentimos falta apenas de recursos que diferenciasse o VPN de outras soluções do segmento.

Segurança

O Hotspot Shield VPN utiliza não só os protocolos IKEv2, L2TP e WireGuard, mas também o Hydra, pensado justamente em levar mais segurança. Já a criptografia usa o conhecido padrão AES-256. Em termos de recursos extras, o principal é o Kill Switch, para perdas de conexão.

Velocidade e Servidores

Esse é o ponto de destaque da Hostpot, que alguns consideram o melhor VPN gratis em desempenho. Assim, o impacto na rede é baixíssimo, as vezes ficando abaixo de 10%. Similarmente, a latência também permanece baixa.

Usabilidade e experiência do usuário

Tanto o app como o cliente para desktop são intuitivos e amigáveis para usuários iniciantes. Eles permitem selecionar a localização do servidor com poucos cliques e não exigem um grande conhecimento prévio.

Suporte e atendimento ao cliente

Usuários do plano grátis terão acesso apenas ao suporte via e-mail ou ao conteúdo já disponível. Já os assinantes podem utilizar um chat 24/7.

Como escolher a melhor VPN Grátis?

Agora que você já conhece os principais produtos disponíveis de forma gratuita no mercado, pode bater a dúvida de qual a melhor VPN grátis. Antes de decidir, é importante avaliar os fatores técnicos mais importantes.

Dessa maneira, é possível entender se o serviço é bom, seguro e viável para aquilo que você precisa. Para te ajudar no processo de escolha, separamos alguns tópicos com os pontos a considerar antes de decidir qual a sua VPN favorita.

Sua necessidade

Um fator importante a considerar é a necessidade do usuário. Isso pode dizer muito sobre quais os principais fatores que uma rede privada precisa ter para se adaptar ao que você precisa.

Por exemplo, alguns usuários buscam serviços de streaming, com desbloqueio geográfico. Nesse caso, a VPN com maior velocidade, mais servidores ou que funcione em mais plataformas pode ser a escolha perfeita.

Porém, outros preferem utilizar a VPN para manter o anonimato na internet. Assim, a prioridade não seria a velocidade, mas a criptografia e a falta de registros do histórico de navegação. A intenção é não deixar nenhum rastro do que você faz na internet.

Ainda, existem vários outros tipos de uso para a VPN que podem ajudar na decisão: jogos, acessar conteúdos de fora do país, assinar serviços estrangeiros. Então, pense sempre em como você quer usar sua conexão antes de avaliar outros recursos técnicos.

Planos

Outro fator técnico para avaliar é a disponibilidade de planos gratuitos que cada empresa oferece. Algumas possuem maiores ou menores limitações em cada oferta, principalmente para tornar as versões pagas mais atrativas.

Portanto, a nossa recomendação é: faça uma tabela simples, colocando as principais informações de cada um. Então, você pode visualizar bem as opções de cada plano e como eles podem (ou não) suprir suas necessidades de navegação.

Privacidade e Segurança

Uma das principais finalidades de uma VPN é a capacidade de esconder suas informações e seus registros de navegação. Por isso, a prioridade deve sempre ser a segurança de seus dados.

Felizmente, existem alguns testes que você pode realizar que são simples. Por exemplo, você pode acessar o What is my IP com a rede offline. Então, ligue a VPN e verifique se o endereço irá mudar. Caso contrário, suas informações continuam expostas.

Ainda, verifique também se as informações de DNS estão vazando, pois elas também devem ser criptografadas pela VPN. O site What is my DNS pode fornecer esses dados. Realize o teste com a VPN ligada e desligada para entender se está funcionando corretamente.

Facilidade de uso

Não adianta oferecer um serviço muito bom que poucos usuários consigam entender ou utilizar. Afinal, um dos pontos técnicos fundamentais é a usabilidade das plataformas e facilidade de encontrar e acessar as ferramentas.

Alguns serviços de VPN possuem interfaces, recursos e métodos de conexão muito complexos. Assim, exigem que o usuário tenha conhecimento médio, pelo menos, antes de começar a se conectar. Isso pode acabar limitando o acesso para usuários menos experientes.

Então, verifique se as ferramentas (para todos os dispositivos) são simples de usar e atendem ao seu grau de conhecimento. É interessante testar tanto a versão de desktop como a versão para o sistema do seu smartphone.

Velocidade e Servidores

A velocidade de conexão é um dos pontos principais para verificar ao escolher a melhor VPN gratuita. Afinal, durante o tunelamento da sua rede pública, pode ocorrer uma perda grande da velocidade de sua conexão.

Alguns serviços conseguem reduzir essas perdas, tornando a rede privada mais rápida que as outras. Então, para quem busca uma transmissão de dados mais acelerada, download de conteúdo online e jogos, pode ser uma excelente alternativa.

Além disso, a quantidade de servidores também tem uma influência direta na qualidade do serviço. Quanto mais pontos de acesso disponíveis, menor a “disputa” por uma conexão e menor possibilidade de conflito de rotas e acúmulo de tráfego.

Ainda, no caso dos catálogos de streaming, a quantidade de locais pode impactar nos títulos disponíveis. Afinal, o bloqueio geográfico consegue ser uma limitação menor quando existem vários países diferentes na distribuição do serviço.

Limitação de dados e restrições

Em alguns serviços de VPN gratuitos, existem limitações de download e upload de dados que podem impactar na qualidade. Assim, os planos que possuem limites podem não durar para conexões diárias até o final do mês.

Então, é importante verificar a quantidade de dispositivos onde você irá utilizar a VPN (além da quantidade disponível da empresa). Faça o cálculo médio da quantidade de dados que você transfere por mês em suas conexões.

Dessa maneira, pode usar esses números para ver quais os melhores planos de VPN gratuitos para não ficar sem o serviço se exceder o limite. Cada empresa possui uma descrição básica do que seu serviço oferece nas páginas oficiais, ou pelo atendimento.

Suporte ao cliente

Mesmo que o serviço seja gratuito, é importante que a empresa tenha um bom atendimento ao usuário. Assim, se você tiver qualquer tipo de problema, saberá onde e como conseguir ajuda.

Portanto, ao avaliar o suporte técnico de uma empresa, verifique primeiro quais canais de atendimento estão disponíveis. Telefone, chat ao vivo, e-mail e fóruns de dúvidas são os mais comuns.

Pode soar um pouco demais, mas é importante testar todos os canais e verificar qual o idioma de cada um. Afinal, ter um chat que funciona em português é algo bem mais prático, principalmente quando é necessário explicar algum problema complexo.

Além disso, verifique se a empresa possui boa reputação através das experiências de outros usuários. Sites como o Reclame Aqui ou Trustpilot podem ajudar a entender como os outros consumidores enxergam a empresa.

Quais os riscos em usar VPN grátis?

Apesar de existirem serviços seguros de internet privada, ainda há uma grande resistência por parte dos usuários quanto às VPNs grátis. Afinal, com pouco investimento e a necessidade de gerar receita, nem todas as empresas são idôneas na distribuição.

Algumas VPNs grátis podem oferecer riscos importantes para seu equipamento, sua segurança e integridade de seus dados. Confira alguns dos principais e veja por que é preciso evitar os serviços ruins:

As conexões podem conter malwares
Falta de segurança e vazamento de dados
Exposição de seus registros de uso da internet
Invasão de seu computador
Alta quantidade de anúncios
Redirecionamento para sites maliciosos

Além disso, existe um perigo muito grande no compartilhamento de suas informações. Alguns serviços trabalham com a conexão P2P, “emprestando” seu endereço de IP para outro usuário, e você não pode prever o que a outra pessoa irá fazer com seus dados.

Conclusão: vale a pena escolher um serviço de VPN grátis?

Para entender qual a melhor VPN grátis, não esqueça de considerar os fatores técnicos. Verifique quantidade de servidores, velocidade, sua necessidade e recursos que cada uma apresenta.

Então, se pensar no conjunto completo, a melhor opção de VPN grátis é a Proton VPN. Apesar de não ter a maior velocidade, ela apresenta criptografia de nível militar, bons planos e limitações aceitáveis para um serviço grátis.

Por fim, se você quiser conhecer mais conteúdos sobre VPNs e redes privadas, é só continuar por aqui. Além deste guia, temos vários outros posts com informações para você entender como escolher o serviço perfeito para sua navegação.

Perguntas Frequentes sobre Melhor VPN Grátis (FAQs)