Qual é o melhor VPN para jogos atualmente?

Qual é o melhor VPN para jogos atualmente?

A VPN é uma rede privada virtual utilizada para proteger sua conexão com a internet e esconder seu endereço IP, garantindo a segurança e privacidade de dados durante a navegação.

Apesar de não existir uma VPN para jogos, especificamente, você pode escolher uma rede que seja mais compatível com os games e que ofereça maior proteção aos jogadores.

Afinal, a VPN ainda pode te ajudar a se proteger de ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) e até jogadores rivais.

Mas com tantas opções disponíveis no mercado, como saber qual é a melhor?

Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos os 4 melhores VPNs para jogos do mercado e explicamos as vantagens e desvantagens de cada um deles a seguir.

Boa leitura!

Principais recomendações de VPNs para jogos

Confira abaixo um resumo das principais qualidades dos melhores vpns para jogos do mercado:

Alto nível de privacidade
Conta com mais de 5 mil servidores ativos
Permite a conexão simultânea de 6 dispositivos
Permite o acesso a sites com restrição de acesso em alguns países
Conta com 1.700 servidores em 64 países diferentes
Permite o roteamento de dados através de 2 servidores VPN ao mesmo tempo
Compatível com vários dispositivos
Torna quase impossível o rastreamento do usuário
Nível de privacidade excelente
Permite até 3 conexões simultâneas
Conta com 6.800 servidores em 84 países diferentes
Permite que os brasileiros acessem servidores americanos
Suporta até 7 dispositivos por conta

Melhores VPNs para jogos em 2024

Confira abaixo todos os detalhes sobre os 5 melhores VPNs para jogos para investir neste ano:

NordVPN

O melhor vpn para jogos do mercado

O NordVPN é bom? Review completo

O NordVPN é considerado o melhor VPN para jogos do mercado. Aliás, ele é avaliado como melhor VPN para fazer qualquer atividade na internet.

Além de ser especializado em suporte a P2P, essa empresa está sediada no Panamá, país que não possui leis de retenção de dados e políticas de vigilância na internet. Por isso, esse software não é obrigado a reter os dados e atividades dos usuários, aumentando sua privacidade.

Além disso, ele conta com mais cinco mil servidores espalhados por 59 países. No Brasil, o NordVPN conta com 24 servidores, além de conexões em outros países sul-americanos, como a Argentina.

O NordVPN também conta com excelentes padrões de criptografia, como o Advanced Encryption Standard (AES) de 256 bits e as chaves PGP. Ele também se diferencia pela função “Kill Switch”, que funciona como um bloqueador de rede, responsável por interromper suas comunicações na internet caso a conexão com o servidor NordVPN caia.

Ele também se diferencia por vincular dois servidores VPN, que oferece uma camada adicional de proteção de dados, e por permitir até seis conexões simultaneamente. Sua velocidade de conexão geralmente é alta e com pouca latência.

Outro fato interessante sobre o NordVPN são suas possibilidades de pagamento. Além do tradicional cartão de crédito, ele também aceita pagamentos em criptomoedas, como o Bitcoin e o Etherion, e oferece 30 dias de garantia de reembolso.

Como desvantagem, é importante destacar o tempo de conexão entre o aplicativo, como o Windows, e o servidor. Ele pode levar até 30 segundos para estabelecer a conexão, o que pode ser considerado lento para quem está acostumado com a velocidade de conexão SSD, por exemplo.

Apesar disso, sua privacidade, segurança e velocidade tornam o NordVPN uma das melhores opções do mercado para quem gosta de jogos online.

Vantagens


Alto nível de privacidade
Oferece dupla camada de proteção
Especializado em suporte a P2P
Apresenta função “Kill Switch” que evita problemas de privacidade
Excelentes padrões de criptografia
Conta com mais de 5 mil servidores ativos
Permite a conexão simultânea de 6 dispositivos
Alta velocidade de conexão
Permite o acesso a sites com restrição de acesso em alguns países
Oferece garantia de reembolso

Desvantagens


Tempo de conexão entre aplicativo e servidor pode ser considerada alto

Surfshark

Alto nível de criptografia

O Surfshark é outra excelente opção de VPN para jogos. Ele conta com excelentes protocolos de segurança e ainda oferece Shadowsocks, um tipo de proxy criptografado que promete funcionar até mesmo na China, país que tem uma política restrita ao uso de VPNs.

Para reforçar a segurança de dados, o Surfshark oferece um alto nível de criptografia, que pode chegar ao nível máximo com o auxílio do AES-246 bits. Além disso, ele também conta com a função “Kill Switch”, garantindo a proteção de dados em caso de problemas de conexão com servidor.

Outro diferencial desse programa está na sua rede de servidores. Ao todo, ele conta com cerca de 1.700 servidores, distribuído por 160 localizações em 64 países diferentes, e ainda permite o roteamento de dados através de dois servidores VPN ao mesmo tempo.

O Surfshark também é compatível com diferentes plataformas, como Windows e iOS, e diversos aparelhos, como dispositivos móveis e smart TVs.

Além disso, essa VPN também apresenta bons níveis de velocidade e qualidade de conexão e conta com conexões multi-hop, que permitem a conexão de pares de servidores, o que também aumenta sua segurança.

Ele ainda oferece recursos extras interessantes, como o TIsto, uma espécie de modo camuflagem, a opçãoCleanWeb, que bloqueia anúncios e rastreadores, e o Modo Sem Fronteiras, que facilita o acesso a conteúdos em áreas restritas.

Para completar, o Surfshark oferece 30 dias de garantia de reembolso e uma excelente experiência de usuário, com destaque para a facilidade de uso e o suporte rápido.

Como desvantagem, é importante destacar que essa não é a melhor VPN para quem utiliza torrents, já que sua velocidade cai muito durante o uso desse recurso.

Apesar disso, suas características tornam o Surfshark uma ótima opção de VPN para jogos e outras atividades na internet.

Vantagens


Excelentes protocolos de segurança
Alto nível de criptografia
Apresenta função “Kill Switch” que evita problemas de privacidade
Conta com 1.700 servidores em 64 países diferentes
Permite o roteamento de dados através de 2 servidores VPN ao mesmo tempo
Velocidade constante e consistente
Compatível com vários dispositivos
Permite conexões multi-hop
Oferece recursos, como o TIsto, CleanWeb e Modo Sem Fronteiras
Oferece garantia de reembolso
Fácil de usar

Desvantagens


Velocidade do torrent é baixa

ExpressVPN

Perfeito para ficar “invisível” na rede

Fundada em 2009, a ExpressVPN é administrada por uma empresa localizada nas Ilhas Virgens Britânicas, que atualmente não conta com leis que exigem restrição de dados.

Isso significa que dificilmente alguém conseguirá ter acesso aos seus dados, endereço IP e histórico de navegação, o que aumenta sua privacidade e segurança.

Além disso, a ExpressVPN também conta com “Kill Switch” e ainda conta com um nível de criptografia avançado, o 256-bit keys (AES-256), utilizado até mesmo por governos de diversos países.

Com servidores distribuídos por 148 cidades e 94 países do globo, a ExpressVPN também permite que o usuário escolha quais protocolos serão utilizados para criptografar os dados.

Ao todo, são sete opções disponíveis, como o L2TP e o PPTP. Assim, você tem a opção de escolher o protocolo que melhor atenda suas necessidades.

A ExpressVPN ainda se destaca por conta da sua alta velocidade de largura de banda e por permitir até 3 conexões simultâneas por assinatura.

Além disso, é possível fazer o compartilhamento de arquivos ponto-a-ponto, o que significa que ele atende usuários P2P. Por isso, ela até criou uma página explicando como configurar um cliente de torrent com a ExpressVPN.

Para completar, a ExpressVPN também oferece diversas formas de pagamento, incluindo o pagamento com BitCoin, e ainda oferece 30 dias de garantia de reembolso.

Como desvantagens, é importante a navegabilidade, prejudicada pelo nível de detalhamento. Algumas funções podem ser difíceis de entender para quem não tem experiência de uso dessa tecnologia.

Apesar disso, a ExpressVPN oferece uma qualidade de conexão e serviço considerado excelente para jogos e streamings de mídia. Por isso, ela é uma das líderes desse segmento e sempre mencionada nas listas de melhores VPNs para jogos.

Vantagens


Alto nível de segurança
Torna quase impossível o rastreamento do usuário
Nível de privacidade excelente
Permite até 3 conexões simultâneas
Atende usuários P2P
Apresenta função “Kill Switch” que evita problemas de privacidade
Conta com diferentes protocolos de criptografia
Oferece garantia de reembolso
Aceita pagamento em criptomoeda

Desvantagens


Detalhamento da plataforma dificulta a navegação

CyberGhost

Excelente para jogos e streamings de mídia

O CyberGhost é um provedor de serviços rápido e seguro para quem gosta de jogo, streaming, entre outras atividades na internet. Ele conta com mais de 6.800 servidores espalhados por 89 países, sendo que 41 deles estão localizados no Brasil.

Os usuários brasileiros ainda podem se conectar com facilidade com servidores de outros países da América Latina e até dos Estados Unidos, importante para acessar a Netflix.

Além dessa rede extensa, a empresa ainda oferece diversas funcionalidades, como opções de bloqueio de sites, anúncios e rastreadores. O usuário ainda aumenta sua proteção conta vírus e conta opções robustas de protocolos e criptografia.

Afinal, o CyberGhost oferece suporte aos principais protocolos do mercado e permite o acesso a níveis variados de criptografia, que podem chegar a 256 bits.

Assim, você pode ajustar os protocolos e a criptografia de acordo com suas necessidades. Isso também influencia na velocidade do provedor, que pode ser incrivelmente rápida até mesmo para Torrent.

Graças a seus recursos e funcionalidades, o CyberGhost também é uma ótima opção para quem usa plataformas de streaming, como a Netflix, e para quem busca uma boa VPN para jogos no PlayStation, Xbox e Nintendo Wii.

Para completar, essa VPN é capaz de suportar até sete dispositivos por conta, incluindo computadores, smartphones e tablets, mesmo que sejam de sistemas operacionais diferentes. Por isso, o CyberGhost também é uma boa opção para proteger toda a família.

Mesmo com tantas vantagens, ainda existem dúvidas sobre o anonimato dos usuários da empresa. Embora a CyberGhost afirme que sua política oficial é de não gravar registros, alguns usuários detectaram o uso de scripts de gravação de sessão.

Apesar dessa suspeita, a empresa ainda é listada como uma das melhores opções de VPN para jogos e streamings disponíveis no mercado.

Vantagens


Oferece suporte aos principais protocolos do mercado
Opções de criptografia que pode chegar a 256 bits
Alta velocidade de largura de banda
Conta com 6.800 servidores em 84 países diferentes
Permite que os brasileiros acessem servidores americanos
Suporta até 7 dispositivos por conta

Desvantagens


Suspeitas em relação a política de anonimato da empresa

Por que você precisa de um VPN para jogar?

Os serviços VPN já são conhecidos por serem excelentes ferramentas para acessar plataformas de streaming de outros países e para proteger seu endereço IP e dados de navegação enquanto usa os serviços de internet.

O que muita gente não sabe é que ele também é um excelente aliado para quem também é fã dos jogos. Afinal, a VPN é uma ferramenta que garante a proteção dos jogadores, especialmente em jogos online.

Nesse caso, o principal perigo está nos chamados ataques de DDoS, que ocorre quando um sistema apresenta alguma falha depois de ser direcionado por vários sistemas que devem inundar sua largura de banda.

Os perigos do ataque DDoS

Na prática, o ataque DDoS se parece com um grupo de pessoas que está bloqueando a entrada dos clientes numa loja. Dessa forma, os criminosos podem chantagear o “dono da loja” para permitir que a empresa volte a funcionar.

De modo geral, esses ataques são usados principalmente para ameaçar editores e desenvolvedores de jogos e ocorrem quando os criminosos querem prejudicar a reputação de um jogo/site ou para protestar contra uma pessoa ou plataforma. Esse tipo de ataque já foi realizado nos servidores de games famosos, como Final Fantasy XIV e Among Us.

Além disso, os ataques de DDoS também prejudicam com frequência os jogos online. Na verdade, alguns jogadores usam esse o DDoS para atacar outros jogadores, prejudicar a concorrência e obter uma vantagem competitiva.

Embora não afete a segurança de dados do jogador atacado, essa estratégia pode reduzir seu rendimento no jogo e prejudicar sua performance.

Outro método utilizado por cibercriminosos é atrair o jogador para uma plataforma de bate-papo, iniciar uma conversa e, enquanto isso, fazer um ataque DDoS para obter seu endereço IP.

Em função desses tipos de situação, investir num bom provedor de VPN é a melhor solução para aumentar sua proteção e melhorar seu desempenho durante os jogos online.

A VPN pode melhorar o desempenho dos jogos?

Depende. Embora muita gente acredite que a VPN pode melhorar o desempenho do jogador caso ele utilize um servidor VPN próximo aos servidores do jogo, isso quase nunca funciona. Afinal, as velocidades de largura de banda proporcionadas pela VPN não são iguais a uma conexão simples de internet. Na prática, isso significa que o uso da VPN pode aumentar a latência e pior o desempenho da internet.

Por outro lado, a depender das condições da conexão, o uso da VPN pode ajudar a melhorar a performance do jogo. Se o provedor de internet limitar as conexões de jogo, mas não da VPN, por exemplo, então ela pode ajudar.

E se você utilizar uma rede WI-FI pública que bloqueia conexões para jogos, mas permite VPN, por exemplo, então pode usar a VPN para vencer esse bloqueio e se conectar ao servidor do jogo.

Vale lembrar que a VPN também pode ser usada para vencer os filtros de IP do firewall utilizado em universidades e empresas, o que permite o acesso a jogos. Porém, isso pode te fazer perder o emprego e prejudicar seu relacionamento dentro do campus universitário.

Por isso, o ideal é conversar com o departamento de TI (Tecnologia de Informação) da empresa e faculdade e verificar se é possível liberar o acesso aos jogos durante os momentos de descanso.

Mesmo assim, a depender da cultura e normas da empresa, isso pode ser arriscado e mal visto. Então, é melhor deixar os jogos para casa!

Como usar VPN para jogos?

Já decidiu qual VPN para jogos você vai utilizar? Então, entre no site oficial da empresa e faça o cadastro com seu e mail e dados pessoais. Depois faça o download do software e instalar no seu PC. Esse processo é muito parecido com a instalação de qualquer outro programa, já que você simplesmente precisa seguir as instruções do assistente de instalação.

Lembrando que o ideal é acompanhar esse processo de perto e ficar atento para não permitir que o instalador não tente instalar outro software, como um antivírus, durante esse processo.

Quando o processo for finalizado, você vai perceber que uma nova conexão de rede foi criada no seu PC. Essa nova conexão indica a rota que todo o tráfego da sua internet vai fazer enquanto você estiver utilizando a VPN.

Assim, ela vai esconder o endereço de IP do seu provedor de internet e proteger seus dados pessoais e de navegação. Vale lembrar que esse mesmo processo de instalação pode ser feito no seu dispositivo móvel, como smartphone ou tablet.

Em seguida, basta configurar o VPN para jogos. Para facilitar esse processo, é importante seguir as dicas abaixo.

Dicas para configurar uma VPN no PC para jogos

Após instalar a VPN, selecione a região à qual você deseja se conectar no painel do software. Isso significa que você deve definir quais servidores serão utilizados para direcionar seus dados;

Escolha os servidores com base na avaliação das características que você busca num jogo online. Pode ser que você encontre jogos mais baratos em outros países, ou está pensando em acessar títulos exclusivos de uma determinada região;

Caso opte por jogos exclusivos de outros locais, tenha cuidado para não violar as regras dos termos de serviço do jogo, que podem te fazer perder o acesso ao seu conta;

O ideal é escolher um servidor localizado na sua região e usar os servidores de locais próximos apenas para backup. Assim, você diminui o nível de latência;

Se for jogar com pessoas que estão em outros continentes, o ideal é entrar no servidor no país onde essas pessoas estão localizadas. Dessa forma, você simplifica a conexão e reduz seu ping.

É possível usar uma VPN grátis para jogar?

Embora existam opções de VPN grátis para jogos, esse tipo de rede não é o mais indicado. Afinal, um estudo indicou que muitos provedores gratuitos, como Betternet, SuperVPN e CrossVPN, contém malwares e rastreadores externos em seus softwares.

Por isso, apesar do principal objetivo da VPN é aumentar a segurança do usuário, uma opção gratuita pode deixar seus dados mais vulneráveis. Outro problema causado por esse tipo de rede são os anúncios.

O usuário é bombardeado por propagandas, que também pode conter malwares e ainda reduzem a velocidade de conexão. Por todos esses motivos, a melhor opção ainda é fazer a assinatura de uma VPN confiável e bem avaliada no mercado.

Melhores VPNs para jogos – Principais conclusões

A VPN para jogos é um recurso essencial para gamers que gostam de jogos online e querem garantir sua proteção contra ataques enquanto se divertem.

Como existem várias opções disponíveis no mercado, o ideal é escolher uma empresa conceituada, bem avaliada e cheio de recursos que garantam sua privacidade e segurança enquanto está conectado aos serviços de internet,

De acordo com nossas análises, a NordVPN, ExpressVPN, CyberGhost e Surfshark atendem todos esses critérios e ainda garantem acesso a funcionalidades que reforçam a proteção do usuário e o ajuda a atingir seus objetivos.

Por isso, basta escolher qual delas é mais compatível com seu perfil, fazer sua assinatura e aproveitar todas as suas vantagens!

FAQs