Como usar VPN no PC? Confira o passo a passo

usar VPN no PC

A internet é uma rede mundial de computadores com funções, pessoas e ferramentas de todas as espécies. Uma rede pública é a que tradicionalmente usamos no computador, mas ela pode conter alguns riscos. Por isso, muitos usuários escolhem aprender como usar VPN (virtual private network) no PC.

Afinal, esse tipo de rede virtual privada ajuda a mascarar algumas informações e atividades em seu computador. Com isso, pode assegurar uma privacidade e segurança maior durante a navegação. Mas como aproveitar essa função de forma segura no PC?

Essa é uma dúvida tão comum entre os usuários, que resolvemos criar um guia completo para te mostrar como funciona. Por isso, continue acompanhando os próximos tópicos, onde deixamos algumas dicas e informações para te ajudar a dar os primeiros passos nos provedores de VPN no Windows ou outro sistema.

Qual a importância de ter uma VPN no computador?

Pense em todas as atividades que você realiza na internet: compras, sites, vídeos e outros tipos de conteúdo. Você gostaria que outras pessoas pudessem ver tudo o que você realiza? Com certeza não, é o que a maioria dos usuários dizem.

A VPN é um tipo de tecnologia que funciona com criptografia e maior segurança, para mascarar seus dados. Imagine que a internet é como uma cidade, com seu tráfego dentro do computador. A rede privada (VPN) funciona como se fosse um túnel abaixo da superfície, onde é muito mais difícil te rastrear.

Mas não é somente a questão de segurança e anonimato que tornam a VPN importante. Confira outros pontos de vantagem que essa tecnologia pode oferecer para seu uso e navegação de internet:

Baixo rastreamento das suas informações
Menor possibilidade de ataques e roubo de dados (com bons serviços)
Proteção das redes públicas (Wi Fi)
Maior segurança para compras e transações bancárias
Desbloquear restrições geográficas (sabe os conteúdos da Netflix que não funcionam no Brasil?)

Essas são apenas algumas das vantagens de configurar uma VPN no computador e usar o serviço. Agora, você deve estar se perguntando “mas como é que esse tal de provedor de VPN consegue fazer tudo isso?”

Como usar VPN no PC e por que?

Como mencionamos, antes de começar a usar a conexão de VPN, é preciso contratar um serviço para ter acesso aos servidores. Você pode escolher de acordo com a necessidade de internet que possui, ou as vantagens que oferecem.

Depois, é hora de configurar uma vpn no Windows (ou outro SO), para que ela possa se conectar aos servidores online. Então, é só usar o login do seu provedor de VPN para se conectar e começar a navegar usando a rede e internet privada.

Para deixar mais especificado, separamos um passo a passo para você entender como começar a usar a VPN em seu computador:

Primeiro, faça uma pesquisa para encontrar o provedor certo
Depois de encontrar, faça a assinatura do serviço
Se o seu computador for Windows, pode configurar uma VPN sem auxílio de aplicativos;
Caso não tenha o Windows, você pode precisar de aplicativos ou programas de fonte externa;
Assim que configurar a VPN, faça o login com seu usuário e senha do provedor VPN;
Antes de sair navegando, faça os testes para ver se algum conteúdo ou dados estão vazando;
Por fim, pode aproveitar sua conexão VPN tranquilamente.

Agora que você já aprendeu como funciona o uso da VPN, separamos alguns tópicos para mostrar porque vale a pena fazer uso desse tipo de conteúdo. Confira os principais motivos de porque contratar uma conexão VPN para seu PC.

Anonimato de uma rede virtual privada

Ok, você já entendeu que a VPN pode trazer maior anonimato. Mas já tem em mente o quanto ela pode garantir sua privacidade? Segundo o Blog do antivírus Avast, o conceito da criptografia na VPN é uma troca de dados codificada, em que só você e seu provedor têm acesso, mediante login e senha de usuário.

Isso significa que nem mesmo o seu provedor de internet consegue saber o que ou como você acessa. É uma particularidade total sua, dentro da conexão VPN, uma das opções e direitos de segurança que todos os usuários deveriam ter na internet.

Impedir o Rastreamento

A VPN no Windows também impede o rastreamento do uso e atividades. Assim, você consegue se sentir mais seguro para realizar transações e compras, sem ter seus cartões clonados ou cair em golpes.

Isso porque a conexão VPN é feita através dos servidores em outros países. Por isso, se alguém tentar procurar por você, vai te encontrar muito longe da sua localização real. Seu endereço de IP fica seguro, protegendo suas informações e histórico de navegação na web.

Remover restrições de local

Alguns tipos de serviços na web possuem restrições geográficas de conteúdo. Isso acontece muito com os dados de plataformas de streaming e jogos online. Um exemplo que mencionamos é o catálogo da Netflix, que possui determinados títulos indisponíveis no Brasil.

Assim, você pode ter opções de servidor em outro país para quebrar essas restrições e conseguir acessar todas os conteúdos usando a VPN.

Como escolher uma VPN para PC?

Entre tantas opções no mercado, fica até complicado escolher um serviço de VPN para fazer sua conexão. Porém, existem alguns fatores que podem te ajudar a encontrar uma empresa boa e com qualidade no serviço.

A primeira dica importante é desconsiderar os serviços gratuitos. A maioria das empresas que fornece conexão de VPN grátis não tem boas configurações. Assim, você pode acabar tendo mais trabalho do que vantagens.

Portanto, separamos alguns tópicos com o que você deve considerar antes de escolher uma VPN para usar no computador. Confira quais características procurar e o que exigir das configurações do seu provedor de VPN.

Recursos da rede privada

O primeiro passo é entender o que você precisa de uma conexão ou servidor de VPN. Então, procure por pacotes que supram essas necessidades de forma adequada. Confira alguns pontos básicos como:

  • Velocidade de conexão da VPN;
  • Quantidade e locais de servidores;
  • Configurações de criptografia e segurança;
  • Eficácia na cobertura de dados;
  • Se existem ou não limitações na conexão.

Depois de avaliar todos esses parâmetros, você pode começar a pensar nas principais empresas de VPN que supram esses requisitos. Seja um servidor para trabalho ou para lazer, mantenha a atenção aos detalhes e analise tudo com seriedade.

Suporte

O Suporte de uma VPN também é um fator essencial na hora da escolha. Você já pensou se tem um problema de infraestrutura ou proteção e seus dados ficam disponíveis na web? Nessa hora, é preciso ter uma boa assistência para garantir o sigilo de sua identidade online.

Portanto, bons serviços de VPN precisam de assistência para sua navegação a qualquer momento que precisar. Lembre que estamos falando de suas atividades e informações privadas, todo cuidado é pouco.

Custo benefício

Por fim, é hora de pensar nos valores (esse é o último fator, certo?) Depois de encontrar tudo o que você precisa em opções de provedores, agora é o momento de cruzar as referências. Então, observe quem cobra menos por mais servidores, criptografia e velocidade de conexão VPN.

Assim, o serviço escolhido é o que trouxer mais vantagens, com um preço acessível e bom suporte. Depois, é só fazer a solicitação da sua assinatura e testar o funcionamento da rede e internet.

Como configurar VPN no PC

Então, agora que você já sabe o que é, como funciona e qual a importância da VPN, vamos para a parte prática da situação. Da mesma forma que sua internet comum, a rede privada também precisa de configurações específicas para funcionar corretamente.

Para te mostrar como fazer a configuração, usamos o Windows como base nos próximos tópicos. Como ele é o sistema operacional mais popular no Brasil, optamos por incluir esse sistema para mostrar como fazer a configuração da VPN.

Porém, no caso do Windows, não é preciso nenhum tipo de aplicativo para essa tarefa. Ele já possui um programa para criar um perfil e conectar a VPN no computador. Confira alguns tópicos mostrando as etapas para fazer sua conexão.

Criando um perfil

Antes de conectar sua VPN, faça a configuração do serviço no Windows. A primeira parte é encontrar o caminho da opção: Iniciar > Configurações> Rede > VPN > Adicionar uma conexão de VPN.

Em seguida, você precisa preencher alguns conteúdos básicos para o funcionamento da sua rede privada:

  • Provedor: Windows (Nativo);
  • Nome da conexão: escolha um nome para sua VPN;
  • Nome ou endereço do servidor: O endereço do servidor VPN que irá usar;
  • Tipo de VPN: de acordo com a empresa e o tipo de conexão que ela disponibiliza;
  • Tipo de dados de entrada: suas credenciais da VPN, que a empresa fornece para acesso do usuário.

Depois de fazer a configuração da VPN, você já pode fazer seu primeiro acesso. Para saber como conectar à sua nova rede, é só continuar acompanhando os próximos tópicos e conferir na íntegra.

Conectando a VPN

Com a configuração feira da forma correta, você pode se conectar à VPN mais ou menos como no Wi Fi tradicional. Basta selecionar suas redes na barra de acesso rápido e selecionar o nome da VPN que você configurou.

Então, você pode começar o acesso logo em seguida, ou precisar informar os dados de acesso (login e senha) de acordo com a empresa que fornece os serviços. Não esqueça de ter esses dados sempre em mãos para facilitar a conexão da sua VPN.

Testando o funcionamento

Depois de finalizar a configuração e da conexão VPN no Windows, é hora de testar para ver se tudo funciona direito. Afinal, são seus dados pessoais e eles precisam ficar seguros no servidor, sem exposição.

Então, confira algumas sugestões de testes para confirmar se sua conexão com o servidor da VPN está funcionando corretamente ou não:

  • Desligue a VPN e confira seu IP (pode usar o site MeuIP), ligue a VPN e teste novamente no site para ver se o endereço mudou;
  • Faça um teste de vazamento da DNS;
  • Verifique se existe vazamento pela API testando a WebRTC pelo site da Perfect Privacy.

Se todos os testes estiverem ok, você já pode começar a usar sua VPN no Windows tranquilamente. Mas caso perceba algum vazamento de dados, desconecte o servidor e entre em contato imediatamente com o provedor para ver as opções de correção.

Como conectar e desconectar o VPN

Depois de configurar a sua VPB, iniciar e terminar a conexão é super simples e não dá trabalho. Para conectar, basta abrir a central de redes e selecionar o perfil que você configurou. Então, selecione o servidor pelo provedor e comece a usar a rede.

Quando terminar, acesse as mesmas configurações de rede e clique com o botão direito sobre a VPN (no Windows) e selecione desconectar. Para confirmar se está tudo ok, você pode fazer outro teste de IP e verificar se o endereço voltou ao normal (não esqueça fazer a conexão no Wi fi ou cabo antes).

Conclusões: conseguiu aprender como usar VPN no PC?

Para finalizar, que tal relembrar um pouco o que aprendemos sobre a configuração e uso da VPN no computador? Primeiro, é importante selecionar um bom serviço, sem esquecer de considerar todos os aspectos.

Então, a configuração da rede é fundamental para que ela funcione bem, da forma adequada. Se você usa o Windows, é só criar um perfil de acesso para a internet privada. Por fim, não esqueça de testar sua VPN e ver se existe algum vazamento de dados.

Como mencionamos, esse tipo de conexão é mais segura e difícil de rastrear. Porém, isso não quer dizer que você esteja totalmente imune a esse tipo de ação no computador. Por isso, todos os cuidados de segurança continuam valendo, certo?

Continue sempre restringindo seus dados, somente faça compras em sites seguros e confiáveis e não saia clicando em todos os links que encontrar. A VPN pode ajudar a diminuir os riscos, mas o principal responsável pelo uso seguro da sua internet é você mesmo.

FAQs