Para saber se o serviço de hospedagem na GoDaddy é bom, você precisará saber como ele se adequa às suas demandas. Pensando nas exigências de diferentes usuários, montamos uma avaliação de tudo que mais importa.
Veja informações completas sobre planos de assinatura, recursos disponíveis, suporte ao cliente, velocidade, estrutura dos servidores e mais. Assim, você poderá decidir se vale a pena ou não assinar a hospedagem na GoDaddy.
Hospedagem na Godaddy é boa?
Fundada no Arizona, a GoDaddy nasceu junto com a internet que conhecemos. Desde 1997 hospeda os mais diferentes sites em seus servidores, passando por grandes mudanças de tecnologia e recursos.
Com o passar das décadas, expandiu sua presença até ocupar o topo do segmento de domínios em 2018, com 62 milhões de registros. No mesmo ano, migrou sua infraestrutura para os servidores da AWS (Amazon Web Services).
Vamos mostrar abaixo o que a empresa oferece atualmente, com detalhes específicos para considerar durante sua avaliação.
Serviços da Godaddy
A GoDaddy não tem foco no serviço de hospedagem. Na verdade, a empresa oferece as seguintes soluções na área de tecnologia:
Os outros serviços que a empresa oferece são adjacentes aos citados acima ou à hospedagem, como a venda de domínios, editores de imagens voltados ao comércio e criação de lojas online.
Com isso, podemos dizer que a GoDaddy concentra grande parte do que uma empresa de pequeno a médio porte pode precisar. Claro, quanto mais recursos contratados, maiores serão os custos. Além disso, é preciso avaliar cada funcionalidade de forma individual, não assinando apenas pela praticidade.
Usabilidade
A GoDaddy, como mencionamos acima, é uma empresa voltada a empresas de pequeno ou médio porte. Os usuários vão encontrar recursos intuitivos, com configuração simplificada para quem não domina tecnologias desse tipo.
Sendo assim, nossa análise julgou mais interessante separar a avaliação por diferentes tipos de usuários:
Em resumo, mesmo que você nunca tenha configurado ou gerido um site, a interface da GoDaddy será fácil de entender e usar. Caso você tenha experiência e conhecimento, poderá aderir aos serviços mais avançados, que também seguem o padrão do mercado.
cPainel da Godaddy
Gerenciar os recursos que a GoDaddy oferece não é algo complexo, já que a empresa oferece um bom painel de controle. Inclusive, a empresa esclarece em seu blog quais recursos estão presentes nele:
Os recursos acima se referem ao gerenciamento de hospedagem com WordPress ou outros tipos mais avançados. Caso você opte pelos serviços mais básicos, terá acesso a um painel muito mais intuitivo e direto ao ponto.
Todavia, a consequência será menos liberdade de ajustes e um retorno muito menor de dados/estatísticas.
Tipos de hospedagem na Godaddy
A GoDaddy, como outras empresas nesse segmento, oferece um catálogo amplo de hospedagens de sites. Assim, os usuários podem escolher entre:
Nesse ponto, não há o que reclamar do que a GoDaddy oferece. Inclusive, as categorias acima são apenas um resumo, já que cada uma possui divisões para o cliente selecionar especificamente aquilo que precisa.
Avaliamos isso como um dos pontos altos da GoDaddy, já que alguns concorrentes só permitem escolher planos com recursos que você não usará ou sem alguns recursos muito importantes. Tendo tantos tipos de hospedagens, é possível selecionar especificamente aquele que se adequa a você.
Segurança da GoDaddy
A tecnologia de proteção de dados tem avançado a passos largos, já que os métodos para quebrá-la também estão cada vez mais avançados. Por isso, entendemos que, para descobrir se o serviço da GoDaddy é bom, precisamos avaliar seus recursos de segurança.
Começando por aqueles que você recebe ao assinar um dos planos de hospedagem: a empresa oferece backup diário, certificado SSL gratuito, firewall contra ataques DDoS e proteção contra malwares no geral.
Já quem precisa de segurança adicional ou para um site fora dos servidores da empresa pode contratar alguns dos recursos extras. Isso inclui desde o pacote básico com SSL e varredura/remoção de malware até proteção gerenciada pela própria GoDaddy.
Todavia, entendemos que a proteção inclusa na hospedagem deve ser suficiente, desde que o usuário siga boas práticas digitais e cumpra os termos de uso da empresa. Como destaque, a proteção contra ataques DDoS é especialmente útil, evitando que sua página seja derrubada.
Armazenamento
O armazenamento oferecido nos planos da GoDaddy é outro parâmetro que varia muito. É possível contratar planos com apenas 10 GB de espaço liberado ou até mesmo utilizar 16 TB nos servidores dedicados.
Além disso, os clientes podem negociar com a empresa e obter condições específicas para suas demandas, mudando as especificações e até o valor do plano.
Outro ponto que a GoDaddy dá certa flexibilidade é na escolha do tipo de armazenamento, no caso dos servidores dedicados. Quem precisa de mais espaço bruto pode optar por sistemas HDD, usando RAID como gerenciamento.
Já os usuários que precisam de acesso/leitura rápida podem optar por planos de armazenamento em SSD, mas com menos espaço. Quem precisa de ambos poderá entrar em contato com a empresa e solicitar condições específicas.
Velocidade
Como medir a velocidade de uma hospedagem? Através do tempo de resposta ao realizar mudanças e ajustes nos sites hospedados? Pela experiência dos visitantes usando uma das páginas? Pelo tempo que leva para enviar, receber ou processar dados num dos servidores? A resposta é “sim” para todas as perguntas.
Ou seja, uma boa avaliação testa o serviço usando diferentes abordagens, sendo exatamente o que fizemos para a GoDaddy.
Para o primeiro caso, o tempo de resposta é excelente, sem telas de carregamento, lentidão ou bugs. O mesmo vale para receber, enviar ou simplesmente ler informações armazenadas.
Já a experiência dos visitantes pode ser medida através de ferramentas como o Webpagetest. Basta colar a url por lá e aguardar todos os testes. Os números da GoDaddy são ótimos também nesse parâmetro.
Uptime da Godaddy
Imagine tentar entrar no site da sua loja online durante o horário que costuma ter o pico de acessos e notar que o servidor não está funcionando. Isso é frustrante, certo?
Todavia, nenhum servidor funciona de forma ininterrupta eternamente, já que qualquer máquina precisa de manutenção. Por outro lado, algumas empresas conseguem oferecer um tempo de atividade que chega perto dos 100% de funcionamento.
Assim, o próprio site da GoDaddy diz: “Garantia de uptime de 99,9% ou seu dinheiro de volta”.
Testes mostram que a frase acima reflete a realidade ou pelo menos se aproxima bastante dela. Com isso, os usuários muito raramente perdem acesso a suas páginas.
Recursos extras
Quais são os maiores diferenciais que um serviço de hospedagem pode oferecer? Em nossa opinião, não é uma questão de quantidade, mas sim de qualidade. Ou seja, os recursos adicionais devem otimizar ou ampliar sua experiência.
Nesse sentido, notamos que a GoDaddy oferece o seguinte como diferencial:
Agora, precisamos enfatizar um contra-ponto: muitos recursos extras vão elevar significativamente os custos de sua hospedagem. Para usuários de menor escala, isso pode até mesmo ser um impeditivo, já que pode afetar o orçamento disponível.
Personalização
É preciso avaliar a superfície quando se trata de personalização de sites: entender como o usuário pode modificar layout, temática ou outros aspectos.
Por isso, muitos usuários podem precisar de ajustes no sistema de gerenciamento do site, segurança ou até mesmo do próprio servidor. Por fim, ainda avaliamos a personalização dos próprios planos de assinatura. Isso significa pagar apenas pelo que você precisa.
Nos três quesitos, a GoDaddy não decepciona. Por lá, você encontrará hospedagens básicas, focadas em dar o seu estilo para a sua página. Inclusive, a ferramenta de criar lojas permite fazer algo original sem muita dificuldade, com temas e ajustes intuitivos.
Já no quesito mais técnico, é preciso escolher o plano certo. Assinaturas WordPress ou de hospedagem usando o sistema da própria empresa não dão o mesmo controle que os servidores dedicados ou VPS.
Por fim, o ajuste dos planos varia bastante. Falando apenas dos disponíveis no site, é possível escolher desde os que custam menos de R$20 ao mês até os que podem custar mais de R$50.000 anualmente.
E, claro, você pode contatar a empresa em busca de condições específicas, mas não é garantido que elas estarão disponíveis ou que serão mais baratas do que os planos já prontos.
Atendimento da Godaddy
Ter um suporte de qualidade pode fazer total diferença durante situações inesperadas. Isso inclui desde simplesmente esquecer a senha até sofrer um ataque de ransomware.
Desse modo, quais canais de atendimento a GoDaddy fornece e como eles funcionam? Encontramos o seguinte:
Notou um ponto negativo no suporte? Nós também não gostamos do limite de horário e dias em que os serviços estão disponíveis.
Por outro lado, a empresa possui cobertura nacional. Os clientes brasileiros podem se comunicar em português com especialistas disponíveis para resolver diferentes problemas.
Além disso, há variedade no suporte. Se um canal não funcionar, é possível recorrer a outros, incluindo aqueles que não dependem dos servidores da GoDaddy estarem ativos ou até mesmo de você ter internet em seu computador.
Por fim, a empresa ainda oferece dois tipos de atendimento: para quem está interessado na operadora ou para quem já usa os produtos.
Reputação da empresa
Ao analisar a reputação de um serviço, usamos diferentes parâmetros. Primeiro, o tempo de existência da empresa e sua experiência com hosting.
No caso da GoDaddy, o serviço está disponível há mais de 20 anos e se consolidou como um dos mais usados da atualidade. Isso é realmente interessante, pois dá confiança de que a plataforma não sumirá ou será encerrada de um dia para o outro.
Em segundo lugar, buscamos avaliações de clientes na Trustpilot. O site é útil por reunir não só reclamações, mas muitos pontos positivos e boas impressões.
A nota da GoDaddy é boa. Na verdade, “excelente”, segundo a classificação do próprio site: 83% deu nota máxima e apenas 10% deu duas estrelas ou menos, numa escala de 1 a 5.
Isso nos impressionou porque mostra que não só um ou dois serviços da empresa são bons, mas praticamente todos. Entretanto, não podemos esquecer dos problemas e reclamações. Para isso, nada melhor do que usar o Reclame Aqui como referencial.
Nesse ponto, a nota da GoDaddy não é tão boa quanto esperávamos: 6.7/10, com 54% dos clientes marcando que voltariam a fazer negócio e um índice de solução de 65%.
E qual o principal problema que usuários enfrentam por lá? Segundo a empresa, os pagamentos estão no topo.
Ou seja, o serviço de hospedagem em si funciona bem, mas alguns clientes acabam com problemas no processamento de suas assinaturas. Assim, para evitar confusão, use um método que garanta os pagamentos corretos, gere comprovantes e, preferivelmente, funciona automaticamente.
Outro ponto que reúne reclamações são taxas e cobranças extras. Como já falamos, alguns recursos extras realmente podem elevar os custos de assinatura.
Planos, período de teste, reembolso
Finalmente, o tópico que você tanto esperava: os planos e valores da GoDaddy. Confira com atenção:
Tipo de plano | Plano de 12 meses (valores por mês) | Recursos presentes nos planos básicos | Recursos presentes nos planos avançados |
Hospedagens WordPress | R$15,99 a R$1.092,59 | ● SSL, e-mail e domínio gratuitos por 1 ano ● Backup ● Firewall ● 5 GB SSD | ● SSL grátis ● 200 GB SSD ● Sites teste ● 50 sites por conta |
Hospedagem compartilhada | R$13,99 a R$49,99 | ● SSL, email e domínio gratuitos por 1 ano ● Backup diário ● Banda ilimitada ● 25 GB | ● SSL grátis ● 100 GB ● 50 sites ● Desempenho superior |
Hospedagem dedicada | R$617,53 a R$1.985,77 | ● Acesso raiz ● SSL grátis ● Monitoramento do servidor ● Segurança integrada ● 2 data centers globais | ● 256 GB de RAM ● Processadores de alto nível ● 2TB SSD ou 16 TB HDD, ambos em Raid I |
Hospedagem VPS | R$42,99 a R$803,74 | ● 2 GB de RAM ● 40 GB SSD ● 1 IP adicional ● 4 data centers globais | ● 64 GB de RAM ● 800 GB SSD ● 3 IPS adicionais ● 16 núcleos de CPU |
Como ponto alto, a plataforma oferece todos os planos convertidos para reais. Isso significa não só permitir pagamentos na moeda brasileira, mas ter valores compatíveis com o mercado do país.
Sobre reembolso, a política não é tão clara, mas planos anuais costumam ter 30 dias para o cancelamento, enquanto os mensais possuem um prazo de 48 horas.
Não há período de testes, mas é possível justamente usar o reembolso caso o serviço não lhe agrade durante o prazo citado.
Vantagens e Desvantagens da Godaddy
Finalmente, vamos listar os prós e contras encontrados em nosso guia. A partir deles, você poderá decidir se o serviço de hospedagem da Godaddy é bom ou se não se adequa ao seus requisitos:
Vantagens
Desvantagens
Conclusão
A GoDaddy é uma das principais empresas no ramo de hospedagem e há motivos para isso. Planos de assinatura, recursos extras, servidores, ferramentas e outros pontos se destacam por um nível elevado de qualidade.
Sobre os pontos a melhorar, o que mais chamou atenção foi o suporte limitado. Além disso, alguns clientes relataram dificuldade com o reembolso.