Durante o uso da internet, é preciso ter uma conexão com servidores para conseguir o armazenamento e transferência de dados. Por isso, aprender o que é um servidor dedicado te dá acesso a uma ferramenta muito mais prática e personalizada.
Afinal, quem mantém um alto tráfego de informações, ou precisa hospedar uma quantidade grande de dados carece de boas opções de armazenamento. Assim, é fundamental entender o que é um servidor dedicado, como funciona e quais as vantagens.
Portanto, separamos um artigo completo para você entender como esse tipo de ferramenta funciona. Aproveite para entender o que considerar na hora de decidir qual seu favorito e começar a hospedar suas informações de maneira segura.
O que é um servidor dedicado?
Um servidor é uma máquina virtual onde você pode criar um computador inteiro, na nuvem. Isso mesmo, é como se você tivesse um PC online, onde consegue adicionar componentes de hardware e software para trabalhar seus dados.
No caso de servidores comuns, eles são compartilhados com vários usuários. Funciona mais ou menos como uma lan-house, onde várias pessoas usam o mesmo computador (em algumas vezes até de forma simultânea), dividindo as ferramentas e recursos na máquina.
Porém, os servidores dedicados são como se fossem o computador da sua casa. Onde você tem sua liberdade para aproveitar a máquina da forma que preferir, e com uma privacidade muito maior do que nos locais compartilhados.
Para que serve um dedicado?
Um servidor dedicado serve para armazenar os dados de um usuário, funcionando mais ou menos como um data center. Assim, você possui um armazenamento em nuvem de suas informações, em uma máquina virtual de acesso completo.
Afinal, como mencionamos, o servidor dedicado é uma máquina exclusiva, como o seu computador pessoal. Porém, a diferença é que você acessa de maneira totalmente remota, para se conectar e transferir seus dados quando e como preferir.
No caso de empresas que trabalham com grande fluxo de dados, existe uma necessidade de desempenho maior. O servidor dedicado pode ajudar a fornecer a velocidade e qualidade de processamento que você precisa para seus processos de trabalho.
Outra situação bem interessante é em casos de jogos ou sites com maior volume de acessos. Nesses casos, o fato de não precisar compartilhar o tráfego com outros sites faz com que as informações sejam transmitidas de forma mais rápida e eficaz.
Quando usar um servidor dedicado?
Depois de entender bem o que é um servidor dedicado, é importante entender de que forma utilizar esse recurso. Existem algumas situações ideais para aproveitar esse tipo de ferramenta em sua utilização e tráfego de dados.
Então, separamos algumas opções interessantes de situações onde pode ser uma alternativa melhor escolher um servidor dedicado. Portanto, confira nossa lista e veja se sua situação se encaixa entre elas, antes de começar a pesquisar as melhores empresas:
Dessa maneira, agora você já sabe em quais situações um servidor dedicado é uma alternativa melhor. Mas isso não quer dizer que não possa (ou não seja bom) utilizar em casos de menor fluxo de informações, ou situações diferentes da nossa lista principal.
Vantagens do servidor dedicado
Além das informações principais, você provavelmente deve querer saber quais as vantagens de um servidor dedicado em relação a um comum. Portanto, deixamos alguns tópicos para te mostrar quais são os principais benefícios.
1- Sem compartilhamento de recursos
No caso dos servidores comuns, os recursos de cada ponto de acesso são compartilhados entre os usuários. Assim, você compete pelas ferramentas do servidor com outras pessoas, de forma que pode ter problemas em casos de muitos acessos simultâneos.
Porém, no caso dos servidores dedicados, como o próprio nome já diz, são pontos de acesso exclusivos. Dessa maneira, não é preciso competir por acesso, já que o tráfego e recursos ficam disponíveis somente para você, ou sua empresa.
Dessa forma, você consegue aproveitar muito melhor essas vantagens. Pense em uma casa com utensílios compartilhados, onde você precisa esperar ou dividir. E depois pense em uma casa com todos os utensílios disponíveis para quando e onde você quiser.
2 – Personalização
Um dos pontos mais interessantes sobre esse tipo de servidor dedicado é a possibilidade de personalizar sua máquina virtual. Assim, você consegue escolher seus componentes, como hardware e o software que quer usar, de acordo com as suas necessidades.
Por exemplo, pode adaptar sua memória, processamento e até mesmo o tamanho do armazenamento de acordo com a qualidade e desempenho que procura. Diferente dos servidores comuns, que disponibilizam máquinas virtuais pré estabelecidas para todos os usuários.
3 – IP dedicado
Em servidores comuns, você compartilha um endereço de IP com outros sites, de forma geral. Assim, é mais difícil ter controle sobre esse compartilhamento, o que pode gerar problemas relacionados à segurança e privacidade de suas informações.
Por exemplo, se você compartilhar um servidor com domínios que possuem arquivos maliciosos ou malwares, pode ter problemas. Por exemplo, o bloqueio de seus dados de login, como email e até o provedor.
Então, para evitar que isso aconteça com suas contas, a melhor forma de se prevenir é usando um servidor dedicado. Como somente sua página, jogos ou domínio terão vínculo com as informações, fica muito mais fácil de se proteger.
4 – Acesso administrativo
Nos servidores compartilhados (comuns), normalmente existe um acesso administrativo para gerenciar as preferências nas máquinas. Assim, alguns softwares não podem ser instalados nesse tipo de máquina, para evitar problemas aos usuários.
No caso dos servidores dedicados, esse tipo de limitação não acontece. Como eles são de uso exclusivo, você consegue instalar o que e quando quiser, com total controle sobre os programas que sua máquina virtual irá possuir.
5 – Segurança
Outro ponto importante sobre um servidor dedicado é a segurança que ele oferece para os usuários. Assim, ele possui mais opções para manter a privacidade dos dados que você hospeda em seu armazenamento.
Com isso, ele pode garantir mais protocolos de segurança, de acordo com as personalizações e necessidade de cada usuário. Por conta do IP exclusivo, você não corre tanto risco de compartilhar seu endereço com sites que abrigam malwares e arquivos nocivos.
Desvantagens do servidor dedicado
Além de conhecer as vantagens de um servidor dedicado, é importante entender também quais os pontos negativos dessa ferramenta. Afinal, para se adaptar bem às suas necessidades, é fundamental também conhecer as limitações. Confira alguns pontos principais:
1 – Custo de assinatura
Um dos maiores problemas (e quase o único) é o custo que um servidor dedicado apresenta para os usuários. Afinal, ele possui praticamente o dobro do valor de servidores comuns em suas principais empresas do mercado.
Portanto, na hora de contratar o seu serviço favorito, é fundamental entender que ele possuirá altos custos ao longo do tempo. Então, não deixe de fazer também essa conta e evite surpresas desagradáveis em sua fatura ao fim do mês.
Conclusões sobre um servidor dedicado
Então, recapitulando algumas informações principais, um servidor dedicado é uma ferramenta de armazenamento de dados em nuvem. Assim, você pode hospedar os conteúdos para um site, página ou outros tipos de serviços online, como os jogos.
Ele possui várias vantagens importantes, como a melhoria da performance, a quantidade de dados e até mesmo a segurança. A principal indicação é para quem possui um fluxo maior de dados, como empresas e hospedagens de jogos.
Porém, é preciso avaliar com cuidado a utilização dos servidores dedicados, já que possuem um custo mais alto. Assim, é preciso pensar de forma eficaz no estilo de navegação que você possui.
Ainda, pensar que nem sempre todos os usuários possuem o mesmo estilo de uso da internet. Então, é fundamental entender suas especificidades e como esse tipo de ferramenta pode tornar sua navegação e desempenho mais otimizados.