Na Hospedagem Cloud você tem acesso a uma frota de servidores altamente potentes, que estão em data centers de última geração, oferecendo poder de processamento, memória e largura de banda praticamente ilimitados.
Por que hospedar seu site em uma cloud? É uma forma eficaz de manter um desempenho consistente, o ambiente de hospedagem em nuvem se adapta facilmente às variações de tráfego, evitando congestionamentos. Se um servidor cloud fica inoperável, mecanismos de failover (redundância) garantem a disponibilidade, ou seja, seu site fica sempre disponível na Web.
Além disso, esse tipo de hospedagem, geralmente, adota um modelo de pagamento por uso de recursos. Portanto, considere se a nuvem atende às suas necessidades, e para isso, é preciso conhecer um pouco mais sobre o que ela oferece.
O que é Hospedagem Cloud
A Hospedagem Cloud é uma poderosa infraestrutura de servidores, com capacidade gigantesca de armazenamento, recursos de processamento altamente robustos, que estão localizados em data centers de última geração, em várias regiões ao redor do mundo.
Os recursos da cloud são virtualizados, e podem ser acessados pela internet, ou seja, de forma remota (sem depender de servidores físicos locais).
A hospedagem cloud, é amplamente adotada por empresas de todos os tamanhos, desenvolvedores e organizações, para hospedar sites, aplicativos e dados, devido aos recursos e benefícios que são oferecidos. Aqui estão alguns dos principais:
- Escalabilidade: flexibilidade e versatilidade são características da nuvem, isso permite que os recursos fornecidos na hospedagem (CPU, RAM, armazenamento, largura de banda) sejam ajustados de forma rápida e fácil. E consigam atender de forma adequada as demandas e variações na expansão do seu negócio. Os ajustes podem ocorrer em tempo real, de acordo com o tráfego que o seu site está recebendo.
- Alta disponibilidade: os serviços de hospedagem cloud, geralmente, operam em ambiente redundante, contam com mecanismos de detecção de falhas e redirecionamento de tráfego.
- Softwares ou serviços críticos são replicados em múltiplos servidores, dessa forma, caso um servidor se torne inoperável, outros na mesma rede ou cluster, continuam funcionando normalmente. Assim, seu site, aplicativos e recursos não são afetados e ficam sempre disponíveis.
- Pagamento por uso: muitos serviços de hospedagem cloud adotam o modelo de pagamento por uso, quando você necessita de recursos adicionais. Ou seja, você tem o controle sobre o pagamento dos recursos fixos, que são normalmente utilizados em seu ambiente de hospedagem, e paga apenas pelos recursos extras que realmente utilizar.
- Segurança avançada: a hospedagem cloud integra recursos de segurança avançada, que incluem criptografia de dados, firewall e ferramentas de monitoramento. Além disso, oferece opções de backup e recuperação de desastres para proteger seus dados contra perdas.
- Gestão simplificada: para tornar mais fácil o gerenciamento da hospedagem cloud, os provedores disponibilizam painéis de controle online e aplicativos. As ferramentas simplificam a configuração de recursos, administração de servidores e a execução das tarefas.
Porém, apesar de ser possível configurar e gerenciar o seu site hospedado na nuvem usando um painel, esse processo não é tão simples e exige uma curva de aprendizado.
Quando usar uma Hospedagem Cloud
Entre as principais vantagens da hospedagem em nuvem, se destacam a alta disponibilidade, o desempenho consistente e robusto, que se ajusta dinamicamente à demanda. A grande capacidade de adaptar os recursos conforme a expansão do negócio e o fato de oferecer um modelo de cobrança por uso.
Portanto, para quem é melhor a hospedagem cloud? A nuvem é especialmente útil para sites que precisam de recursos sob demanda, processamento aprimorado e acessibilidade em todos os momentos. Como por exemplo:
E-commerce:
Sites de comércio eletrônico com alto volume de acesso, que precisam de processamento otimizado e escalabilidade para atender picos de tráfego sazonais ou promoções especiais.
Sites de notícias e mídia:
Sites que transmitem notícias, vídeos ou outros tipos de mídia que frequentemente precisam de recursos para atender tráfego imprevisível e compartilhamento de conteúdo viral.
Serviços de streaming de vídeo que normalmente têm grande número de acessos, além de lidar com picos de tráfego durante lançamentos de conteúdo.
Sites de empresas:
De médio e grande porte, que tem previsão de crescimento em um prazo curto de tempo, e necessitam ajustar recursos sob demanda.
Corporações com presença global, que usam a nuvem para armazenar e compartilhar documentos entre equipes e escritórios remotos de maneira segura.
Empresas que oferecem serviços pela internet e precisam garantir que os sistemas críticos estejam sempre disponíveis, sem interrupções ou falhas, como instituições financeiras.
Vantagens da Hospedagem Cloud
Desvantagens da Hospedagem Cloud
Hospedagem Cloud vs. Hospedagem Web (Compartilhada)
Na hospedagem compartilhada (ou Web) recursos como, CPU, RAM, capacidade de armazenamento e largura de banda, são compartilhados com outros sites em um mesmo servidor.
Isso significa, que você terá recursos limitados, e o desempenho vai estar diretamente relacionado ao tamanho do site e o volume de acessos. Se ocorrer picos de tráfego que exijam consumo maior de recursos por um dos sites, os outros usuários do servidor podem ter o poder de processamento afetado.
A hospedagem compartilhada não escala tão facilmente como a cloud, e caso seja necessário aumentar os recursos, será necessário fazer um upgrade para um plano maior.
Por outro lado, o preço da hospedagem compartilhada é bem menor, em relação a cloud, o que a torna uma opção especialmente interessante para quem está iniciando. E diferente da cloud, não é necessário qualquer conhecimento técnico para gerenciar a hospedagem, muitas tarefas são executadas com poucos cliques.
Essas características tornam a hospedagem compartilhada, ideal para usuários que desejam uma solução sem complicações, com menor custo, que atenda sites com tráfego baixo a moderado, e não necessitam de recursos avançados.
Hospedagem compartilhada é melhor para:
Hospedagem Cloud vs. Hospedagem VPS
A Hospedagem VPS, ou Servidor Virtual Privado, é uma solução projetada para atender sites e aplicativos que exigem recursos mais robustos e um ambiente de hospedagem de alto desempenho.
Como a Cloud o VPS usa virtualização, para criar um ambiente virtual isolado, alocando uma parte de um servidor físico. O controle sobre o ambiente de hospedagem do VPS é maior, permitindo definir capacidade de recursos, sistema operacional, instalação de softwares e realizar configurações personalizadas de segurança e gestão.
Outro ponto semelhante ao cloud, é o fato da Hospedagem VPS ser escalável, tornando possível aumentar ou diminuir seus recursos conforme seu site cresce, sem que seja necessário migrar para um servidor dedicado.
Geralmente a hospedagem VPS é mais acessível do que a cloud, porém não é tão flexível em recursos adicionais e pagamento conforme a utilização.
Escolha hospedagem cloud se você precisa de escalabilidade instantânea, alta disponibilidade, processamento avançado e prefere pagar recursos adicionais com base no uso.
Opte pelo VPS se precisa de um ambiente isolado, configurações específicas, controle dos recursos de hospedagem e desempenho otimizado. O VPS é indicado se o seu site não tem variações significativas de tráfego que exijam escalabilidade instantânea.
Hospedagem VPS é melhor para:
Melhores Sites de Hospedagem Cloud
Provedores de hospedagem cloud têm desempenhado um papel fundamental na transformação digital de empresas em todo o mundo, fornecendo infraestrutura, inovação e eficiência. Entre as melhores cloud e mais famosas estão:
Amazon Web Services (AWS)
AWS é uma plataforma cloud amplamente adotada em todo o mundo, a Amazon Web Services conta com milhões de clientes de todos os setores e tamanhos, incluindo startups, empresas com alcance global e organizações do setor público.
A Amazon segue um conceito de criar grupos de data centers em diferentes regiões (América do Norte, África do Sul, América do Sul, Europa, China, Ásia-Pacífico, África do Sul e Oriente Médio). As chamadas Zonas de Disponibilidade (AZ), essa infraestrutura é projetada para garantir alta disponibilidade e resiliência. Caso uma zona apresente problemas, as cargas de trabalho são automaticamente direcionadas para as zonas que estão funcionando normalmente.
O conjunto de produtos da AWS baseados em nuvem é extenso, são mais de 200, como: computação; armazenamento; banco de dados; análises; redes; machine learning e IA; dispositivos móveis; ferramentas de desenvolvedor; IoT; segurança; aplicações empresariais, e muito mais.
A AWS tem opções de hospedagem web com preço: conforme o uso ou valor fixo mensal. Para sites criados em WordPress, Joomla, Drupal ou Magento; que dificilmente escalarão para mais de 5 servidores; e que os proprietários querem gerenciar seus próprios recursos e servidores web, através do console da AWS.
Google Cloud Platform (GCP)
O Google Cloud Platform, é uma das principais plataformas de computação e serviços em nuvem do mundo, oferecendo uma ampla gama de recursos avançados e confiáveis para empresas, desenvolvedores e organizações de todos os tamanhos.
A infraestrutura em nuvem do Google é uma das mais extensas e sofisticadas, composta por uma rede global de data centers altamente redundantes, com total segurança e conformidade. O que garante alta disponibilidade e escalabilidade de serviços, inclusive para a Pesquisa do Google, o Gmail e o YouTube.
Uma extensa lista de serviços está disponível,são mais de 100 produtos no Google Cloud, que integrados podem fornecer a infraestrutura que a empresa precisa. Como: o Google Compute Engine (computação em nuvem IaaS-Infraestrutura como Serviço); Google Cloud Storage (armazenamento e gerenciamento de banco de dados); BigQuery (análise de dados); Google Cloud CDN (rede de fornecimento de conteúdo); serviços de IA Inteligência Artificial e Machine Learning, como o TensorFlow Enterprise.
Microsoft Azure
O Microsoft Azure desempenha um papel fundamental na estratégia de nuvem da Microsoft, oferecendo uma ampla gama de serviços e recursos confiáveis e escaláveis. São mais de 200 produtos, e uma escolha assertiva para empresas que buscam adotar soluções em nuvem e otimizar seus processos de TI.
Os data centers que são a infraestrutura base para os serviços do Azure, compõem uma rede global em mais de 60 regiões, operam em instalações altamente seguras e de alta disponibilidade, para otimizar desempenho, resiliência e escalabilidade.
A plataforma em nuvem da Microsoft oferece serviços integrados, incluindo computação cloud (Máquinas Virtuais do Azure), armazenamento, banco de dados, análise de dados, Inteligência Artificial (IA), e muito mais.
Locaweb
Uma das principais empresas de hospedagem e serviços de tecnologia do Brasil. Com uma trajetória sólida de mais de duas décadas, a Locaweb oferece uma ampla gama de serviços, incluindo hospedagem de sites, soluções de comércio eletrônico, e-mail, nuvem, segurança e muito mais.
A infraestrutura no Brasil conta com 2 Data Centers em São Paulo, sendo que um deles está entre os maiores Data Centers da América Latina. São milhares de servidores, segurança de dados avançada, alta disponibilidade dos serviços e tempo de resposta rápidos. A Locaweb possui um data center nos Estados Unidos na cidade de Miami.
DigitalOcean
Oferece hospedagem de servidores virtuais (VPS) e recursos de computação em nuvem que atendem às necessidades de desenvolvedores, startups e pequenas empresas. Se tornou conhecida e ganhou mercado, fornecendo uma infraestrutura em nuvem robusta, com gerenciamento simplificado e preços competitivos.
HostGator
Reconhecida como um dos melhores serviços de hospedagem, por sua infraestrutura robusta e ampla gama de soluções que atendem diferentes perfis de negócios e orçamentos. A hospedagem em nuvem, do HostGator Cloud é uma opção para pequenas e médias empresas, em data centers nos Estados Unidos (Provo, Utah, Houston) e para atender o plano Empresarial Plus, conta com um Data Center no Brasil padrão TIER III.
Hostinger
Provedor de hospedagem com presença global, conhecido por fornecer soluções com preços acessíveis e de alta qualidade. A infraestrutura em nuvem com data centers nos EUA, Europa, Ásia e América do Sul (Brasil), a Hostinger garante alto desempenho, flexibilidade e escalabilidade. Os recursos são indicados principalmente para pequenas e médias empresas, sites pessoais, blogs e aplicativos web.
Conclusão
A hospedagem em nuvem utiliza recursos de servidores virtuais distribuídos em várias máquinas de uma rede cloud. Esses recursos podem ser escalados de forma automática e de acordo com as demandas. Como os dados são replicados em vários servidores, a disponibilidade é alta, caso um servidor fique inoperável, outros assumem, e continuam funcionando normalmente.
Para empresas que necessitam de alta disponibilidade, precisam escalar e desejam pagar pelos recursos adicionais que realmente utilizam, a hospedagem cloud traz benefícios importantes.
Perguntas Frequentes Sobre Hospesagem Cloud-FAQ