Teste de Vazamento de IP: Como saber se o seu computador ou smartphone expõe seus dados?

Teste de vazamento de ip

São bilhões de dados fluindo todos os dias através de computadores e smartphones conectados à internet. Certamente, os seus dispositivos estão repletos de informações valiosas, que podem ser expostas sem o seu conhecimento e trazer consequências sérias caso ocorra um vazamento de IP.

Pessoas mal intencionadas com acesso ao seu endereço IP conseguem rastrear suas atividades online e ter informações sobre a sua localização. Através dessa brecha de segurança, fica mais fácil para um hacker obter acesso ao seu dispositivo em redes que não sejam seguras. A partir disso, acessar informações pessoais ou dados financeiros é muito mais fácil.

Para aumentar sua segurança online, é preciso identificar e mitigar vazamentos de IP, conhecer os riscos, escolher as ferramentas certas e saber como implementar um teste que seja eficaz para saber se você está vulnerável.

O que é IP?

Toda vez que você acessa a internet por meio de um smartphone, notebook, PC ou tablet, esse aparelho é identificado por um endereço único chamado de endereço IP (Internet Protocol). Esse Protocolo de Internet é uma referência numérica que permite aos dispositivos se comunicar, identificar para onde enviam as informações e de onde recebem os dados.

Os dispositivos normalmente possuem dois endereços de IP: um endereço privado da sua rede doméstica (não roteado pela internet) e um endereço público, geralmente fornecido pelo seu provedor ISP e pode ser acessado pela internet.

O seu IP interno é usado para identificar e comunicar dispositivos na mesma rede local, como computadores em sua casa ou escritório. O IP interno não é visível ou acessível a partir da internet pública, proporcionando uma camada de segurança para os dispositivos.

Portanto, quando você está usando seu computador para navegar na internet, é o endereço de IP Público do seu roteador que os sites e as plataformas de serviços identificam.

O roteador traduz o endereço de rede (NAT – Network Address Translation) para que os dispositivos compartilhem o mesmo endereço IP público na sua rede doméstica.

O que é Vazamento de IP?

Quando essa informação é revelada para sistemas, empresas e pessoas sem você querer ou saber, isso é chamado de vazamento de IP. Existem várias as maneiras de um vazamento ocorrer, como por exemplo:

Navegação na Web: seu navegador pode compartilhar seu endereço IP com o servidor do site que você visita, o que é normal (o Google mostra anúncios baseados em seu endereço IP). Porém, alguns sites e anúncios maliciosos conseguem identificar o seu endereço IP para obter informações e aplicar golpes.
Compartilhar Arquivos: ao compartilhar arquivos (torrent) na internet, outros usuários conseguem ver seu endereço IP, a não ser que você use uma Rede Privada Virtual (VPN) ou algumas das tecnologias de anonimato disponíveis em navegadores como TOR.
Redes Públicas Wi-Fi: redes Wi-Fi públicas têm altos índices de vulnerabilidade e vazamentos. O endereço IP do seu dispositivo pode ser compartilhado com outros aparelhos que estão conectados a essa mesma rede, devido aos baixos níveis de segurança. Além disso, hackers podem criar pontos de acesso falso de Wi-Fi para obter seu endereço IP e infectar com malware seu dispositivo.
Vazamentos de DNS: o vazamento de DNS (Sistema de Nomes de Domínio) expõe quais sites você está visitando, o que permite rastrear suas atividades online se a configuração ou a proteção contra vazamento de DNS não forem adequadas. Essas informações podem de forma indireta identificar seu endereço de IP real.
Vazamentos WebRTC: esse protocolo permite que navegadores da web (Chrome, Bing, FireFox) se comuniquem em tempo real para compartilhar arquivos e realizar chamadas de voz, por exemplo. No entanto, através do WebRTC o endereço IP pode ser vazado.

Como fazer um teste de vazamento de IP?

Para você descobrir se o seu endereço IP está seguro, basta seguir o processo passo a passo e realizar um teste de forma simples e eficaz:

Defina os objetivos do teste: como encontrar vulnerabilidades específicas, identificar vazamentos de informações ou garantir a segurança do dispositivo.
Escolha as ferramentas: na internet estão disponíveis uma série de sites que fornecem testes de vazamento de IP. Muitas ferramentas de detecção de vazamentos consideradas confiáveis são grátis.
O teste: para fazer o teste de vazamento do IP é necessário somente acessar o site e aguardar a análise, que é realizada de forma automática. O seu endereço IP é detectado e as informações sobre vazamentos disponibilizadas na página.
Analise os resultados: se for detectado vazamentos de IP ou apontado possíveis vulnerabilidades, verifique onde estão os problemas para buscar as correções necessárias.

Conforme a ferramenta, você vai ter informações mais detalhadas sobre seu endereço IP. E no site também podem estar disponíveis outros testes importantes para verificar se o endereço IP e seu histórico de navegação estão expostos.

Muitas ferramentas de teste, quando identificam vazamentos de IP, fornecem recomendações para solucionar as questões. Isso inclui atualização de firewall e roteador, configurações adequadas de privacidade e o uso de VPN. Após realizar as correções você deve repetir o teste para verificar se as vulnerabilidades foram totalmente corrigidas.

O ideal é realizar testes de vazamentos de IP periodicamente, mesmo que as primeiras análises não acusem nenhum vazamento. Assim, você evita que brechas de segurança deixem seus dados vulneráveis.

Quais são os riscos do vazamento de IP?

Vamos entender um pouco mais sobre os riscos do vazamento de IP quando você está navegando na internet:

Navegação na web exposta: ao ter acesso a seu endereço de IP, é possível rastrear suas atividades online, coletar informações dos sites que você visitou, observar seu comportamento na internet e identificar suas preferências. Essa base de informações pode interessar empresas que analisam dados ou fazem direcionamento de anúncios em grande quantidade e de forma invasiva. Também serve para pessoas mal intencionadas que buscam descobrir dados mais detalhados sobre você.
Determinar sua localização: o seu endereço IP pode ser usado para conhecer a sua localização e explorar dados sensíveis. A precisão geográfica pode ser alta e comprometer sua privacidade se for usada por serviços online e aplicativos específicos de geolocalização.
Direcionar ataques: cada endereço IP possui “portas” que permitem a conexão do seu dispositivo com a internet. Um hacker pode obter seu IP e, através de ataques de força bruta, tentar acessar uma porta para roubar informações ou instalar um malware no seu computador ou smartphone. Hackers podem direcionar ataques específicos como phishing ou DDoS para um dispositivo pessoal, e o que eles precisam é somente conhecer o seu endereço IP.

Ferramentas para teste de vazamento de IP

Muitas ferramentas online e aplicativos VPN oferecem opções simplificadas de testes de vazamento IP, que não requerem conhecimento técnico. Essas ferramentas geralmente fornecem resultados fáceis de entender, indicando se há vazamentos de IP ou não.

Aqui estão algumas das melhores ferramentas para teste de vazamento de IP, com testes realizados de forma simples. Basta você acessar o site e clicar nas opções para receber uma análise automática:

IPLeak.net

O IPLeak.net é um site de teste de vazamento de IP simples e eficaz que verifica vários aspectos de privacidade, incluindo vazamentos de DNS, WebRTC e geolocalização. Ele fornece informações detalhadas sobre seu endereço IP e configurações de privacidade.

BrowserLeaks.com

BrowserLeaks.com oferece uma ampla gama de testes de segurança e privacidade do navegador, incluindo vazamentos de IP, localização geográfica, detecção de DNS, vazamentos WebRTC, JavaScript, Fontes, sistema operacional, filtros de conteúdo, plug-ins instalados e muito mais.

É uma ferramenta abrangente para identificar maneiras pelas quais os sites podem vazar seu endereço IP e coletar informações.

Perfect Privacy’s IPv6 Leak Test

Com o Perfect Privacy Check IP, você pode verificar se existem vazamentos em redes que suportam tanto o protocolo IPv4 (endereço de 32 bits, ainda é o mais usado por provedores de internet) quanto o IPv6 (endereço de 128 bits, a versão mais recente, Internet Protocol Next Generation). Além disso, no site você pode testar vazamentos de DNS e WebRTC.

IP Leak.org

O IPLeak.org é semelhante ao IPLeak.net, fornecendo informações sobre vazamentos de IP e testes WebRTC e DNS.

DNSLeakTest.com

DNSLeakTest é um site que realiza testes de vazamento de DNS. A ferramenta verifica se o seu provedor está vazando informações de consulta de DNS, o que pode revelar informações do seu IP e o histórico dos sites que você visita.

DeviceInfo

DeviceInfo apresenta uma lista extensa de informações além do seu IP, que inclui: WebRTC, geolocalização, JavaScript, CPU, contas logadas (como, Google, Youtube), Bluetooth, browser, plugins, câmeras, cookies e muito mais. Essa é uma ferramenta avançada que exige algum conhecimento para ser usada.

Cover Your Tracks

Cover Your Tracks testa seu navegador para você ver o quanto está protegido ao navegar na internet. A ferramenta fornece uma visão geral das características de identificação e mostra como os rastreadores veem seu navegador e seguem seu rastro na web.

O teste de vazamento IP em sites de VPN

Provedores de VPN, geralmente em seus sites, oferecem ferramentas para testar vazamento de IP, como também de DNS e WebRTC. Entre os melhores serviços e maiores redes de servidores VPNs, estão NordVPN e o ExpressVPN.

Como alterar seu endereço IP e ocultar informações?

Se você contar com uma Rede Privada Virtual (VPN), seu endereço IP é substituído por um IP VPN. Isso significa que seu IP real será oculto e todos os dados que ficam públicos se referem ao servidor VPN, que pode estar localizado em um país diferente do Brasil.

Alguns provedores de VPN oferecem a opção de IPs exclusivos, que são atribuídos a um único usuário, para proteger seu endereço IP e seus dados pessoais.

Quando você navega na internet com uma VPN, todas as suas atividades na web são protegidas por um túnel criptografado, e nem mesmo seu provedor de internet (ISP) vai saber o que você faz online.

Como descobrir o endereço IP interno em um dispositivo Windows?

No Windows, você pode visualizar o IP de um dispositivo da sua rede doméstica seguindo essas etapas:

1.   No “Prompt de Comando” digite “ipconfig” e tecle Enter;

2.   Será carregado na tela uma lista de informações relacionadas a sua conexão de rede, procure a linha que diz “IPv4”. O número que aparece ao lado é o seu endereço IP Local.

Conclusão

O teste de vazamento de IP tem como principais objetivos identificar e mitigar riscos à sua privacidade e segurança online, evitando que seu endereço IP seja exposto ou vazado enquanto você navega na internet.

Corrigir brechas de segurança online protege você contra monitoramento intrusivo, rastreamento de atividades, geolocalização, ataques direcionados e outros riscos associados à exposição do endereço IP. 

Perguntas Frequentes sobre Teste de Vazamento de IP (FAQs)