Certamente o seu celular está conectado à internet, e constantemente através de um dispositivo Android ou iOS, você está navegando na web, compartilhando informações, acessando e-mails, entrando em redes sociais, fazendo compras, realizando transações bancárias, e permanecendo um tempo grande online.
Sem dúvida, não é do seu interesse que alguém intercepte esse tráfego e tenha acesso a todos os seus dados. O que nos dias de hoje, está cada vez mais provável de acontecer, principalmente pelo uso de redes Wi-Fi públicas, que fornecem segurança mínima e podem comercializar seus dados.
Portanto, é uma ótima ideia garantir sua privacidade quando você acessa a web por um dispositivo móvel. E usar VPN no celular, é a forma de ter uma rede privada virtual na internet. Então, como usar VPN no celular? Felizmente, os serviços de VPN são fáceis de executar e geralmente envolvem poucos passos para configurar e ativar. Mas antes de começar a navegar através de uma VPN é importante entender:
O que é VPN no celular?
VPN é a sigla em inglês para Virtual Private Network, que significa, Rede Privada Virtual. Por meio de uma VPN móvel é possível estabelecer uma conexão segura entre o seu celular e a internet. Onde todo o seu tráfego de dados será roteado por um túnel virtual criptografado.
Ou seja, é criado um espaço privativo, um “túnel VPN” para sua navegação.
Se é possível, rastrear os sites que você visita, as lojas que faz compras, os jogos que assiste, as notícias que lê, os serviços remotos que executa, as transações financeiras na web, com a VPN sua atividade online passa a ser anônima. Sendo assim, não é possível ver onde você navega e nem o que você faz.
A VPN criptografa sua conexão, e impede que pessoas não autorizadas tenham acesso ao seu tráfego, assim, seus dados confidenciais são transmitidos de forma segura.
Outro ponto importante, é que a VPN não mostra seu IP real. Quando você está na rede, o seu endereço IP é o do servidor da VPN, por isso que sua navegação é anônima.
Diferente do IP estático ou dedicado usado no seu dispositivo, o provedor de VPN rotaciona os IPs dos usuários, e muda constantemente os endereços de forma dinâmica. Com isso, aumentam a proteção e o anonimato, criando uma camada adicional de segurança.
Considere, que os melhores provedores de VPN, possuem milhares de servidores em dezenas de países, por todo o mundo. Sendo que, cada servidor pode conter milhares de IPs.
Como usar VPN no celular?
Há uma série de opções de VPNs para celular, muitas podem ser baixadas diretamente no Google Play Store ou na Apple Store, geralmente as VPNs têm interface intuitiva e são de fácil configuração. O sistema operacional Android e iOS vem com recursos nativos para usar VPN no smartphone, e você pode inserir de forma manual as informações de acesso para fazer conexão com a rede privada.
Mas considere, que aplicativos de VPN tornam esse processo ainda mais simples, e com apenas alguns cliques e informações preenchidas quase que automaticamente, a VPN está ativa.
É importante escolher um provedor de VPN confiável, embora alguns ofereçam os serviços de forma gratuita, o indicado é uma opção paga, para garantir o mais alto nível de segurança, e não correr riscos de vazamento de dados.
Como instalar VPN no Android?
Na tela é possível gerenciar os perfis das VPNs cadastradas, você consegue desconectar, remover opções ou manter a conexão ativa.
Se a sua conexão de VPN no Android é por aplicativos
Geralmente o próprio aplicativo guia você através de um passo a passo, para configurar a VPN, é só baixar o app e fazer login com sua conta do provedor. As funcionalidades por padrão, são projetadas para usuários de smartphone.
E a ativação é feita como em um botão on/off, na tela do app. Se você for alterar sua localização, basta selecionar o país desejado, entre os disponíveis no servidor.
Conforme a VPN, é possível ter acesso a configurações avançadas, selecionar os protocolos de criptografia, realizar diagnósticos entre outras funções.
Como usar VPN no iPhone
Para configurar uma VPN por aplicativo, é só fazer o download do app do provedor, criar sua conta, escolher entre uma lista o servidor, e clicar em Permitir, para que o app preencha as informações do VPN e faça a conexão. A conexão no iOS é mostrada em um ícone com a sigla VPN no topo da tela.
Ative a VPN móvel sempre que acessar a internet pelo smartphone, mas o ideal é não manter em execução o tempo todo, para não diminuir a duração da bateria do telefone, seja no iOS ou Android.
Como desativar VPN no celular
É possível desativar a VPN do celular, pelo aplicativo encerrando a conexão, ou toque em Configurações, da VPN que você quer desconectar, e escolha entre Desativar ou Esquecer a rede.
Se a sua VPN é por aplicativo, o cancelamento costuma ser feito no site do provedor, ou através do suporte da empresa. Aí é só excluir a conta no aplicativo. No entanto, para evitar qualquer problema, antes de excluir o app, se a sua assinatura não expirou, confirme se ela foi cancelada.
Como escolher a melhor VPN
O primeiro ponto é não esquecer, que o seu provedor de VPN pode ver seu tráfego na internet, portanto, se não for uma empresa confiável, a segurança das suas informações está comprometida. E você corre o risco de ter seus dados de navegação comercializados.
O segundo, é que você vai encontrar várias opções de VPNs gratuitas, no entanto, muito poucas oferecem serviços de qualidade. Entre os problemas frequentemente relatados com provedores gratuitos, estão:
Para escolher um provedor de VNP, considere: que a prioridade deve ser a segurança. Além disso, observe:
Entre as melhores empresas no segmento estão, Kaspersky (antivírus e VPN integrada) e Express VPN (provedor de VPN).
As principais vantagens e desvantagens da VPN para dispositivos móveis, incluem:
Prós
Contras
Mesmo com VPN você precisa de Antivírus?
Sim! Você precisa de ambos. VPN e antivírus realizam tarefas diferentes, portanto, se você tem apenas uma dessas ferramentas instaladas em seu smartphone, está vulnerável. Sem um antivírus de boa qualidade, você corre o risco de ser infectado com malware, phishing, ransomware e rootkits, por exemplo. Sem uma VPN no celular, seu tráfego e sua localização estão expostas.
Por outro lado, ao combinar VPN com antivírus, você obtém segurança de alto nível, e vai poder realizar transações financeiras com privacidade e segurança, além navegar, acessar, baixar, assistir, os mais diversos formatos de conteúdo da web.
Conclusão
VPN móveis estabelecem uma conexão segura, para você usar a internet no celular, mesmo em uma rede Wi-Fi pública. O tráfego dos seus dados passa por um túnel virtual criptografado, e ninguém tem acesso às suas informações.
Com a VPN no celular, os IPs do provedor são dinâmicos e compartilhados com milhares de usuários, o que torna sua identificação e localização anônimas. Além disso, redes VPNs permitem que você acesse streaming com restrições regionais, em qualquer lugar do mundo.
Configurar uma VPN no celular é simples, principalmente, por meio de aplicativos. É feita com poucos cliques, e a ativação funciona como um botão On/off. Na hora de escolher sua VPN, considere fazer uma assinatura, opções gratuitas podem não ter o nível de segurança necessário.
Tenha em mente, que mesmo protegendo seu IP e criptografando seus dados, a VPN não funciona como um software antivírus, por exemplo, celulares são alvos frequentes de phishing, e para estar protegido contra esses ataques, é necessário combinar a VPN móvel com um antivírus de confiança.