.com ou .com.br? Qual a diferença entre eles e qual devo usar no meu site?

.com ou .com.br Qual a diferença entre eles e qual devo usar no meu site

Você sabia que o domínio de um site é o endereço eletrônico que identifica esse site na internet? Ele é a famosa URL e é composto por uma sequência de caracteres que formam o nome do seu site, seguido por uma extensão que indica o tipo de site que você tem como, por exemplo, .com ou .com.br, .org, .gov, e etc., ou indica a localização geográfica do site quando usa finais como .br, .pt, .fr., es, e etc.

Para registrar o endereço da sua casa virtual na internet, você precisa acessar sites que ofereçam esse serviço como, por exemplo, o Registro.br, a Hostinger, o HostGator e a GoDaddy.

Adquirir um domínio é um dos primeiros passos a se tomar quando se pensa em ter um site pois é ele que identifica você na internet e portanto é através dele que os usuários irão achar o seu negócio.

Além disso, o domínio pode influenciar no posicionamento do seu site nos resultados do Google e do Bing, pois os mecanismos de busca consideram a URL como um fator importante para classificar a relevância do seu site.

Por isso, escolha sempre um domínio que seja fácil de lembrar e que represente bem o conteúdo da sua marca para que os mecanismos de busca classifiquem corretamente a posição do seu site.

E agora que você já sabe o que é um domínio, preparamos um artigo completo explicando a diferença entre as extensões .com e .com.br para que você seja capaz de decidir quando é melhor usar cada uma. Confira a seguir.

Qual a diferença entre domínio .com ou .com.br?

Os domínios .com e .com.br se diferenciam principalmente por causa do país em que estão registrados.

O domínio .com é uma extensão global e pode ser registrado em qualquer parte do mundo, enquanto que o domínio .com.br é uma extensão específica para o Brasil e só pode ser registrado por pessoas ou empresas com presença física ou comercial no nosso país.

Além disso, as exigências e os procedimentos de registro para cada domínio costumam ser diferentes.

Nos EUA, na Alemanha, na Inglaterra, e no Brasil, por exemplo, basta acessar o site de uma empresa autorizada, verificar se o domínio que deseja está disponível, preencher seus dados e efetuar o pagamento para ter acesso ao domínio.

Já em países como a França e as Filipinas, você precisa acessar o site das empresas autorizadas e preencher um formulário com seus dados para poder se candidatar à obtenção de um domínio. Após o envio do formulário e do pagamento da taxa, o órgão responsável irá analisar a sua solicitação e somente se tudo estiver certo, é que você ganhará o registro do domínio.

O que são as extensões de domínio TLDs?

Como já dissemos, cada domínio da internet é composto por uma série de caracteres separados por pontos e o último nome da URL é conhecido como domínio de topo, domínio de nível ou domínio de nível superior, ou seja, é o domínio TLD (Top Level Domain da sigla em inglês).

Existem 4 tipos de domínios de nível superior (os TLDs) que são muito comuns: os genéricos (gTLD), os patrocinados (sTLD), os de país (ccTLD); e os de infraestrutura (Arpa).

Domínio Superior Genérico (gTLD)

É o domínio mais comum, sendo geralmente utilizado em sites de empresas no mundo todo. Essa extensão é identificada por 3 letras como, por exemplo, .com (para fins comerciais), .org (para ONGs), .net (para redes), e .edu (para instituições educacionais).

Domínio Superior Patrocinado (sTLD)

Esses domínios, como o próprio nome já diz, são patrocinados por organizações ou empresas que têm interesse em determinado tópico ou setor. Eles são identificados por extensões de 3 ou mais letras, como .gov (governo), .museum (museus) e .aero (indústria da aviação).

Domínio Superior de País (ccTLD)

Utilizamos esse domínio para identificar sites associados a um determinado país ou território. Sua extensão possui apenas 2 letras, como .br (Brasil), .pt (Portugal), .fr (França), .es (Espanha).

Domínio Superior de Infraestrutura (Arpa)

O uso desse domínio se dá quando precisamos resolver problemas técnicos de infraestrutura como, por exemplo, a resolução inversa de endereços IP em nomes de domínio. Geralmente, são os administradores de rede que fazem uso dessa extensão.

Empresas de telefonia pela internet (VoIP), utilizam esse tipo de domínio para mapear números de telefone. Por exemplo, o número de telefone “+1-555-123-4567”, tranforma-se em  “7.6.5.4.3.2.1.5.5.5.1.e164.arpa”.

Já para resolver certos problemas de rede, é necessário mapear endereços IP em nomes de domínios reversos. O IP “192.168.1.1”, transforma-se portanto em “1.1.168.192.in-addr.arpa”.

Como escolher a melhor extensão de domínio?

Para escolhermos qual extensão de domínio devemos usar, é importante levarmos em consideração alguns pontos principais. Devemos pesquisar se o tipo de extensão tem uma privacidade rígida onde não houve violação de segurança, se o nosso público-alvo é restrito a uma região ou é global, qual o idioma que vamos nos comunicar, se esse domínio é otimizado para os mecanismos de busca, se a extensão que queremos usar tem disponibilidade de uso e também qual o seu valor.

Alguns pontos que você notar na escolha do seu domínio são:

Privacidade de domínio

Em relação à privacidade, é importante escolhermos uma extensão de domínio que esteja em conformidade com as leis de privacidade do país em que o site é hospedado.

Algumas extensões de domínio têm requisitos mais rígidos de privacidade do que outras, e é importante pesquisar para escolher uma que ofereça a melhor proteção para os seus dados. Além disso, é recomendável evitar extensões de domínio que tenham histórico de violações de privacidade e de segurança.

Ao comprarmos um domínio, é comum que seja oferecida uma opção de privacidade por uma taxa adicional. Essa taxa tem como objetivo ocultar as informações pessoais do comprador, como nome, endereço e número de telefone, nos registros públicos de domínio. Algumas empresas oferecem essa opção gratuitamente ou por um preço mais em conta.

Porém, a privacidade completa não pode ser garantida porque em alguns casos, é permitido que se divulgue essas informações pessoais como no caso de quebra de sigilo por decisão judicial.

Público do site

Ao escolher uma extensão de domínio, é necessário considerarmos o público-alvo do nosso site. Se o público for predominantemente local, uma extensão de domínio de país (como .br para o Brasil) é a melhor opção. Mas se o site tem uma audiência global, então é melhor escolher uma extensão de domínio mais genérica como, por exemplo, .com ou .net.

Alcance de Público

Ao escolher uma extensão de domínio pensando em quem você deseja atingir, tenha em mente que ela não interfere no alcance do seu site, mas no caso do Brasil, por exemplo, o brasileiro já está acostumado a ver o domínio .com.br então vale a pena optar por essa extensão se os brasileiros forem o seu público-alvo.

Caso você tenha intenção em manter um site internacional, ter um site em várias línguas por exemplo, o domínio .com é mais interessante porque o público estrangeiro já está mais acostumado a usar essa extensão, não interfere em seu alcance e pode ser acessado em qualquer país.

Otimização para SEO local

A escolha da extensão de um domínio pode ter um impacto significativo no SEO local, pois os mecanismos de busca dão mais importância para os domínios que estão vinculados a um país ou região específicos.

No nosso caso, quando uma empresa otimiza seu SEO local no Brasil, ela se beneficia da extensão .br em seu domínio, já que isso indica aos mecanismos de busca que esse site é relevante para os usuários brasileiros.

Além disso, a escolha da extensão também pode influenciar na forma como os usuários percebem a sua empresa, podendo aumentar a confiança e a empatia com a marca.

Disponibilidade de nome

Um domínio pode estar disponível em um tipo de extensão, como .com.br, mas não estar disponível em outra, como .com, .org ou .net. E isso não é um problema, desde que faça sentido dentro do seu nicho.

Cada extensão de domínio é única e pode ter diferentes disponibilidades e restrições de registro. Por isso, é importante verificar a disponibilidade do domínio desejado em todas as extensões possíveis antes de escolher a melhor opção para você.

Preço do domínio

Ao contratar um domínio, é importante considerar não apenas o preço, mas também outras informações muito importantes, como as taxas de renovação anual, as políticas de transferência e o suporte ao cliente.

Também é importante checar se o preço inclui recursos adicionais, como altos requisitos de privacidade e proteção contra roubo de domínio. Analisar todos esses fatores certamente irá ajudar a escolher o melhor domínio que atende às suas necessidades.

Quando usar .com ou com.br?

A extensão .com é uma extensão genérica, utilizada geralmente por empresas com presença internacional ou que pensam num público mais global, enquanto que a extensão .com.br é uma extensão específica para o Brasil e é mais utilizada por empresas que atuam somente no Brasil ou cujo público-alvo é composto somente por brasileiros.

A escolha entre .com ou .com.br dependerá, portanto, das necessidades específicas da sua empresa e da sua estratégia de marketing.

Qual o melhor domínio para usar: .com ou .com.br?

Os domínios .com e .com.br devem ser utilizados ​​de acordo com a sua estratégia de marketing e as necessidades específicas da sua empresa. A extensão .com é mais adequada para empresas que buscam uma presença internacional, desejam atingir um público global ou que pelo menos fale a mesma língua.

Por exemplo, a Netflix, o Facebook, e o Instagram são empresas globais que utilizam a extensão .com independente do país no qual estão sediadas. Outro exemplo do uso do domínio .com é o site da Premier League, que alcança pessoas de todos os países da Europa e do mundo que falam inglês.

Já no caso da extensão .com.br, podemos citar a Americanas que utiliza o domínio Americanas.com.br para indicar que sua operação e seu público-alvo estão no Brasil.

Outras alternativas de domínio

Além dos domínios .com e .com.br, existem várias outras alternativas de extensões de domínio disponíveis, cada uma com finalidade e público-alvo específicos. Algumas das alternativas mais populares incluem:

.org: ideal para organizações sem fins lucrativos, instituições de caridade e comunidades online
.net: bastante utilizado por empresas de tecnologia e redes, provedores de serviços de internet e organizações de infraestrutura de internet
.edu: usado para identificar instituições educacionais, como universidades e faculdades
.gov: adequado para sites e agências governamentais
.io: muito usado por empresas de tecnologia, startups e empresas relacionadas à internet

A escolha da extensão de domínio dependerá do tipo de empresa que você tem e dos seus objetivos. É importante escolher uma extensão de domínio que reflita a identidade e a marca da sua empresa, bem como seja facilmente lembrada e encontrada pelo seu público-alvo.

Conclusão

Entendemos que a principal diferença entre os domínios .com e .com.br está no tipo de empresa que você tem e no tipo de público que deseja alcançar. Se sua empresa é mais global, o melhor seria escolher o domínio .com, mas se sua empresa é nacional e o público-alvo são os brasileiros, então o adequado seria usar .com.br, embora o tipo de extensão não diminua o alcance do seu site.

Existem outros tipos de extensão de domínio, os domínios superiores ou TLDs, que você também pode utilizar como, por exemplo, .org., .net, .gov., .edu, dependendo da natureza da sua empresa e também de quem é o seu público-alvo.

É importante observar não só o preço do domínio, mas também a questão da segurança e da privacidade para escolher um serviço em que não haja possibilidade de quebra de dados.

Portanto, agora que você já sabe qual a principal diferença entre os domínios .com e .br e também conhece outras extensões possíveis, você pode definir qual é a melhor extensão que atende a sua necessidade específica. Lembre-se de pesquisar bem antes de escolher um domínio, pois além de alguns não estarem disponíveis na hora da escolha, você precisa ter em mente quem você deseja alcançar com o seu site.

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