Review Private Internet Access (PIA) – tudo que você precisa saber

Review Private Internet Access (PIA) - tudo que você precisa saber

Private Internet Access ou simplesmente PIA, é uma poderosa e confiável rede privada virtual (VPN) que fornece aos seus usuários acesso seguro e anônimo à Internet.

Com o PIA VPN, você pode acessar sites com restrição geográfica e transmitir conteúdo de vários lugares do mundo. Ocultar seu endereço IP, e manter suas atividades online protegidas de olhares indiscretos.

Nesta revisão completa, abordamos em detalhes os recursos, benefícios e desvantagens do PIA, para que você possa decidir se é a VPN certa para você.

Sobre o PIA VPN

Review Private Internet Access (PIA) - tudo que você precisa saber

O PIA tem sede nos EUA, está sob a jurisdição de um país que faz parte das alianças de compartilhamento de dados (5/9/14 Olhos). No entanto, o Private Access Internet, tem uma sólida reputação de não manter registro de informações sobre seus usuários, em seus mais de 10 anos como provedor de serviços VPN.

A rede de servidores é grande, mas o PIA VPN, não divulga em seu site o número real, somente especifica que estão localizados em 84 países, e que possui servidor em todos os estados dos EUA.

O Private Internet Access faz parte do grupo Kape Technologies, que traz sob seu guarda-chuva corporativo, CyberGhost, ExpressVPN e o VPN ZenMate. Além das empresas de antivírus Intego para Mac, a Restoro para Windows e a Webselenese que administra sites que avaliam sistemas de segurança e privacidade online, incluindo softwares de VPN.

No Trustpilot o score do PIA é 4.5/5.0, o que reflete uma soma de muitas avaliações positivas.

Características Gerais do PIA VPN

Usabilidade do Aplicativo e Experiência de Usuário

Os aplicativos para desktop, mobile e as extensões de navegador do PIA, são open-source. O fato do código-fonte estar disponível publicamente, permite total transparência, verificação de vulnerabilidades, e torna o Private Internet Access ainda mais seguro.

A interface é intuitiva, amigável e semelhante, no Android, iOS, Windows, macOS e até mesmo Linux. Os aplicativos não apresentam dificuldades de instalação e navegação, integram vários recursos facilmente personalizáveis, e com apenas alguns cliques você ativa a VPN e acessa os servidores.

Um diferencial em relação a vários outros provedores de VPN, é o PIA contar com uma GUI (interface gráfica do usuário) específica para Linux, o que facilita a instalação.

PIA VPN – Windows com recursos avançados

O PIA para Windows possui uma interface amigável com recursos que mostram seu endereço IP, protocolo de segurança (WireGuard/OpenVPN) e criptografia (AES-128/256). Os servidores são listados por cidade e você pode salvar favoritos.

Inclui um botão Snooze para pausar a VPN por um tempo pré-definido. O sistema Kill Switch e PIA MACE protegem seus dados, enquanto a retransmissão do tráfego e ofuscação do Shadowsocks adiciona uma camada extra de segurança.

O tunelamento dividido permite selecionar qual tráfego é roteado pela VPN. Você também pode ver um gráfico de desempenho, dados carregados e servidores usados recentemente. O aplicativo oferece suporte a vários idiomas, incluindo Português e inglês, e possui personalização de tela para modo claro/escuro.

PIA VPN – Android semelhante ao desktop

O PIA no Android apresenta interface com botão liga/desliga, um pequeno mapa, localização do servidor selecionado e endereço IP real/VPN. O aplicativo fornece informações de latência e capacidade de adicionar, em uma lista, servidores favoritos.

Além disso, você pode acessar configurações rápidas, dados de desempenho e conexão, e visualizar informações da conta. Kill switch está disponível para evitar vazamentos de dados, caso a conexão VPN for interrompida, e o PIA MACE no bloqueio de anúncios/malware.

As funções de tunelamento dividido, Shadowsocks e Snooze (pausar VPN) estão incluídas. O navegador InBrowser, exclusivo do PIA, está integrado ao Android/iOS para manter a navegação privada, excluir histórico online, dados de sessão e cookies.

PIA VPN – iOS e macOS protocolos WireGuard e OpenVPN

O Private Internet Access para iOS tem interface semelhante ao Android, com botões, listas de servidores e latências, sistema de favoritos e a opção de personalizar a tela. No entanto, a versão no iPhone suporta três protocolos de segurança – WireGuard, OpenVPN (UDP/TCP) e IKEv2 – com criptografia AES 256/128bits.

Recursos de segurança como Kill Switch e InBrowser estão disponíveis para proteção, mas alguns recursos como PIA MACE, túnel dividido e retransmissão de tráfego e ofuscação não estão disponíveis no iOS, mas são encontradas no macOS.

No Mac, o aplicativo possui uma lista de localizações de servidores e seus pings, identificação do protocolo, criptografia e categoria de favoritos. Por padrão, no macOS é usado OpenVPN UDP e AES de 128 bits, mas você pode selecionar o protocolo WireGuard e a criptografia de 256 bits, se quiser otimizar a velocidade, mantendo proteção robusta. Opções de configuração avançada, como conexão/desconexão de redes específicas e suporte a proxy, também estão disponíveis.

PIA VPN – Linux com interface gráfica

Diferente da maioria dos serviços de VPN, a instalação do PIA no Linux é simplificada com o uso de uma interface gráfica (GUI), portanto você não precisa especificar uma linha de comando para distribuição Linux baseada em Ubuntu 18.04+ (LTS); Mint; Debian; Arch; Fedora, entre outras suportadas pelo PIA.

Somente é necessário baixar o aplicativo para Linux, executar o instalador, iniciar o PIA e se conectar a um servidor VPN.

PIA VPN –  para Roteador

Ao instalar o VPN no roteador, você consegue proteção para vários dispositivos de forma simultânea, isso inclui aparelhos que não tem suporte nativo para o PIA. Os recursos são os mesmos do aplicativo para desktop.

O PIA funciona com os principais roteadores, como AsusWRT e DD-WRT, por exemplo, a configuração é manual. Outra opção, é a aquisição do FlashRouter, um tipo de roteador com tecnologia plug-and-play (ligar e usar), que é compatível com o PIA.

PIA VPN – extensões Chrome, Firefox e Opera

O PIA conta com extensão para você conectar a VPN diretamente nos navegadores Chrome, Firefox e Opera (Edge ainda não). Esse recurso protege somente o tráfego do navegador.

É importante observar, que o número de países com servidores VPN, é bem menor do que os que constam nos aplicativos do Windows e Android.

No entanto, você tem disponível algumas ferramentas interessantes para privacidade online, como uma Lista de Desvio para adicionar sites que usam a conexão sem VPN (tunelamento dividido), proteção de vazamentos de WebRTC, bloqueio de cookies, anúncios, rastreadores e malwares (PIA MACE), entre outros recursos avançados.

PIA VPN – Dispositivos ilimitados simultaneamente

Atualmente, com 1 assinatura do Private Internet Access, você conecta dispositivos ilimitados, simultaneamente: Windows, Linux, Android, iOS, macOS, Smart TV, consoles de jogos e roteadores, que você escolher.

PIA VPN – Velocidade e desempenho

Em testes de velocidade (SpeedTest, SpeedOf.me), com protocolos WireGuard e OpenVPN, o PIA apresentou velocidades e desempenho satisfatório para a maioria das atividades. Seja para transmitir conteúdo de streaming, baixar arquivos (P2P), ou somente navegar na internet, as velocidades em geral podem ser consideradas rápidas.

É importante observar que conforme a localização e a distância do servidor, do seu local de origem, os pings alteram de forma significativa, e apresentam grandes variações (ping de 20, 32, 59, 82, 115 até mais de 200). Portanto, você vai obter resultados melhores em servidores locais, e o ideal sempre vai ser testar. Para facilitar, busque servidores na cor verde, tem melhor desempenho, o PIA codifica o ping por cores.

Servidores PIA VPN – em todos os estados dos EUA

O PIA possui servidores (físicos ou virtuais) em 84 países, da Europa, Ásia, África, Oriente Médio e as Américas do Sul e do Norte. Inclui cidades como Bangladesh, Catar, Sri Lanka, Emirados Árabes, Costa Rica e Bahamas. Nos EUA o Private Internet Access está presente em todos os 50 estados americanos, incluindo DC (Capital Washington).

E quando a pergunta é quantos servidores o PIA tem em sua rede? Como o Private Internet Access não especifica o número real de servidores em seu site, acabam sendo encontradas diferentes informações. Mesmo fontes confiáveis como Forbes Advisor, PC World e PCMag, por exemplo, diferem em números totais: de 1000, 10000 até 35000.

Certamente maior número de servidores, significa mais opções de escolhas, conectividade rápida e segura, além de reduzir as chances de ocorrer superlotação em alguns servidores.

O provedor conta servidores geolocalizados (fornecem um endereço IP do local e estão localizados em uma cidade diferente), eles estão identificados no aplicativo. O desempenho é aprimorado, com servidores NextGen armazenamento no modo RAM, e atualização da frota para 10Gbps.

Proteção e privacidade do PIA VPN

Mesmo com sede no Colorado, e os EUA sendo um dos fundadores da Aliança dos 5/9/14 Olhos,o PIA afirma não manter registro das atividades online de seus usuários. Isso inclui: histórico de navegação, conteúdo, IPs, registros de data e hora de conexão, logs de largura de banda, consultas DNS e outros dados.

No entanto, são armazenados: endereço de e-mail, alguns dados de pagamento e CEP, usados para prestação dos serviços.

O PIA passou por auditoria da Deloitte (junho 2022), onde foi comprovado que o Private Internet Access, está cumprindo as políticas de privacidade.

Mantém um relatório de transparência (resumido) no site, que mostra as solicitações, por semestre, feitas ao departamento jurídico da empresa. E que foram negadas respostas aos mandados, intimações ou ordens judiciais.

O PIA incentiva o relato de possíveis vulnerabilidades na rede VPN, através do programa de recompensas BugCrowd.

PIA VPN – Protocolos WireGuard, OpenVPN e IKEv2

O PIA integra três protocolos VPN conhecidos por oferecerem níveis altos de segurança e otimização de desempenho, são eles: WireGuard, OpenVPN (TCP/UDP) e IKEv2.

  • WireGuard: protocolo VPN avançado, projetado para fornecer um alto nível de segurança e privacidade. Projetado para alto desempenho, conexões rápidas e seguras, com baixo consumo de energia. Por ser de código aberto, o WireGuard pode ser facilmente auditado, inspecionado e aprimorado.
  • OpenVPN: protocolo de código aberto seguro e confiável, utiliza protocolos de criptografia avançados como OpenSSL e outras tecnologias para proteção contra os ataques maliciosos. É uma opção eficaz para aplicativos de missão crítica. Oferece suporte para várias plataformas e roteadores.
  • IKEv2: protocolo com tempo de reconexão rápida, eficaz principalmente para redes móveis. Segurança aprimorada, autenticação forte, suporte para NAT transversal e integração com protocolo IPsec, para encriptação dos dados.

PIA VPN – criptografia AES-256 bits

O Advanced Encryption Standard (AES) de 256 bits, que o PIA fornece, é um algoritmo de criptografia simétrica usado pelo governo dos EUA e agências militares. É um método de criptografia extremamente sofisticado e poderoso, que provou ser virtualmente impossível de quebrar, mesmo com a tecnologia de computador mais avançada disponível hoje em dia.

Um supercomputador levaria milhões de anos para decifrar esse código. AES de 256 bits tornou-se o padrão ouro de criptografia de dados e é altamente considerado por sua segurança e confiabilidade.

PIA VPN – Kill Switch

O Kill Switch está disponível para Windows, macOS, Android, iOS e Linux. A ferramenta bloqueia todo o tráfego da Internet se a conexão VPN for interrompida. Isso ajuda a garantir que os dados de navegação e o endereço IP não sejam expostos, até que o acesso à Internet seja restabelecido. Principalmente em redes Wi-Fi públicas, o Kill Switch garante privacidade e segurança online.

PIA VPN – InBrowser navegador anônimo

O navegador InBrower está disponível apenas para Android e iOS, por não executar um número grande de extensões, tem um desempenho mais rápido. Pode funcionar em conjunto com a rede TOR, excluir todos os dados de sua navegação, quando você sair do browser.

Considere que para obter toda a proteção quando estiver online, é preciso usar o InBrowser com a rede VPN do PIA.

PIA MACE – bloqueador de anúncios

O MACE do PIA é um ad blocker, que funciona bloqueando a exibição de anúncios e outros conteúdos perigosos em sua conexão com a Internet. Esse recurso usa uma combinação de filtragem de DNS e IP para impedir que anúncios apareçam em seu navegador. Ele verifica a origem do anúncio e bloqueia solicitações de sites maliciosos, e rastreadores que possam prejudicar sua segurança na web.

No entanto, a ferramenta não permite adicionar domínios em uma lista de permissões e nem ajustar configurações de filtro (somente On/Off). Não é um ad blocker robusto.

PIA VPN – Identity Guard proteção do e-mail

O Identity Guard é um recurso de monitoramento de violação de dados, que permite verificar se o seu e-mail, ou alguma outra informação pessoal, foram expostas, devido a alguma violação de dados. Você pode configurar alertas e receber notificações, caso seu e-mail seja comprometido. Os resultados mostram um resumo da violação, e as informações pessoais que foram vazadas.

PIA VPN – IP dedicado

A PIA oferece endereços IP dedicados nos EUA, Canadá, Austrália, Reino Unido, Alemanha, Cingapura, Japão e Suíça. Esse tipo de endereço IP é exclusivo e permanecerá o mesmo sempre que você acessar a VPN.

Ter um endereço IP dedicado reduz as chances de sua conexão ser bloqueada por um banco online ou plataformas que bloqueiam automaticamente endereços IP VPN compartilhados.

O PIA usa um sistema baseado em token para autenticar sua propriedade do endereço IP dedicado para que não possa ser vinculado a nenhuma outra conta de usuário.

PIA VPN – ofuscação Shadowsocks (multi-hop)

Quando você ativa o recurso de ofuscação do PIA, seu tráfego passa pelo Shadowsocks, antes do servidor VPN, esse redirecionamento (multi-hop) mascara sua conexão, e faz parecer que você não está usando uma VPN.

Isso permite evitar restrições geográficas, contornar firewalls e bloqueios de VPN, além de acrescentar uma camada (critpografia) extra de proteção e privacidade, ao navegar na internet. O recurso de ofuscação está disponível no Android, Windows, macOS e Linux.

PIA VPN – preços, planos, teste e reembolso

O PIA tem 3 opções de planos VPN, com os mesmos recursos, e atualmente 1 uma assinatura permite conexões simultâneas ilimitadas de dispositivos, o pagamento pode ser feito em Reais:

1.       Plano: 1 mês – R$ 63,29;

2.       Plano: 3 anos + 3 meses gratuitos – R$ 11,21/mês (mais de 80% desconto);

3.       Plano: 1 ano – R$ 17,60.

  • Pagamento em: Reais (R$);
  • Meios de pagamento: Cartão de crédito (Visa, MasterCard, American Express, Discover), PayPal, Amazon Payments e criptomoedas.

Garantia de reembolso: o período para pedir reembolso é longo, você tem até 30 dias para solicitar a devolução do dinheiro. Lembrando que o valor da assinatura é pago de forma integral.

Período de Teste: o prazo para você testar o PIA é o período estabelecido para o reembolso, ou seja, 30 dias. Somente para dispositivos móveis, Android e iOS, o PIA oferece 7 dias de avaliação gratuita.

Tipos de uso para o Private Internet Access (PIA)

Jogos – PIA VPN melhor para jogadores ocasionais

No geral, o PIA é uma boa escolha para jogos. Mas é preciso considerar que a VPN não vai fornecer velocidades altas, compatíveis com alguns games mais exigentes, nem atender as necessidades de jogadores de níveis avançados.

No entanto, é uma boa opção para jogadores ocasionais e jogos mais básicos, alcançando velocidades que podem ser consideradas rápidas, para uma experiência de qualidade na maioria das sessões de jogos.

Considere que servidores VPN mais próximos apresentam pings mais baixos, o que evita atrasos, riscos de travamentos e interrupção da conexão. E você conta com a proteção do seu IP VPN, para evitar possíveis ataques DDoS, e pode instalar o PIA no seu roteador, para usar consoles como Xbox e PlayStation.

Streaming – PIA VPN eficiente para Netflix nos EUA

O desempenho do PIA foi eficiente nos testes para desbloqueio de bibliotecas Netflix nos EUA (a biblioteca mais extensa), Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Japão. E conforme o servidor, Canadá e Austrália. Ou seja, você vai ter acesso a maioria dos programas da Netflix, mas pode não ter êxito em alguns países.

A experiência é de streaming com qualidade, sem atrasos, velocidades necessárias para qualidade HD ou UHD, conforme o servidor e a proximidade com seu local de origem. Com o PIA você também tem suporte para desbloqueio de Hulu, Amazon Prime, Crunchyroll, Disney +, HBO Max, BBC iPlayer, entre outras plataformas.

O PIA conta com algumas localizações de servidores dedicados, para contornar o bloqueio de serviços de streamings. E fornece acesso a uma ferramenta de DNS inteligente, para conexão de dispositivos que não tem suporte nativo para aplicativos VPN.

Torrents –  PIA VPN tráfego P2P em todos os servidores

O tráfego P2P é suportado em todos os servidores do Private Internet Access, o que facilita para você fazer torrents em cerca de 80 países.

O PIA disponibiliza o recurso de encaminhamento de porta, para a maioria dos servidores, permitindo que você roteie o tráfego de entrada por uma porta específica no servidor VPN, ignorando firewall NAT.

Com isso, é possível melhorar o desempenho de atividades com tráfego intenso de dados, e que exigem maior largura de banda, como compartilhamento de arquivos no torrents e em jogos.

Em testes o PIA, funcionou sem problemas, mantendo boas velocidades, com os clientes P2P mais populares, como qBittorrent, uTorrent e BitTorrent, por exemplo.

PIA VPN – Atendimento e Suporte ao Cliente

O PIA tem uma série de guias e seção detalhada de perguntas frequentes (FAQ), suporte por e-mail e bate-papo ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana. A base de conhecimento reúne informações sobre instalação, configuração e resolução de problemas, porém, nem todas estão disponíveis em vários idiomas.

De acordo com usuários,o suporte por e-mail é útil e não muito demorado, já o chat ao vivo é ideal para responder questões mais básicas, ou direcionar para um suporte mais completo.

PIA VPN – Vantagens e Desvantagens

Vantagens

Servidores em 84 países
Protocolos de segurança: WireGuard, OpenVPN (TCP/UDP) e IKEv2
Criptografia AES com chaves de 256 bits
Política de Não registro de dados
Servidores em modo RAM
Kill Switch em todos os dispositivos
Suporte para tunelamento dividido
Identity Guard proteção do e-mail
PIA MACE – bloqueador de anúncios
Configurações personalizáveis de DNS
Servidores com velocidade de 10 Gbps
Proteção contra vazamento DNS, IPv6 e WebRTC
Opção de IP dedicado
Desbloqueio: Netflix, Disney+, Amazon Prime Video, Hulu, BBC iPlayer, HBO
Tráfego P2P em todos os servidores (torrents)
Aplicativo dedicado para Linux
Aplicativos de código aberto (open source)
InBrowser navegador anônimo
Para 1 assinatura dispositivos ilimitados
Garantia de reembolso de 30 dias
Teste de 7 dias em dispositivos Android e iOS
Suporte por e-mail e chat ao vivo 24×7

Desvantagens

Nem todos os anúncios são bloqueados pelo PIA MACE
O provedor VPN não especifica o número total de servidores
Velocidades consideradas médias
Sob a jurisdição de um país que pertence à aliança dos 5 olhos

Como o Private Internet Access (PIA) se compara a outras VPNs

PIA VPN vs NordVPN

PIA e NordVPN são serviços VPN de nível superior que oferecem criptografia AES-256 de nível militar e protocolos de segurança fortes como OpenVPN, IKEv2/IPSec e NordLynx.

O recurso Double VPN da NordVPN e os servidores Shadowsocks e SOCKS5 Proxy da PIA ajudam a ocultar sua atividade online, mesmo em ambientes altamente protegidos por firewall.

 O PIA tem boas velocidades e desbloqueia vários serviços de streaming, mas o desempenho do NordVPN e a qualidade UHD são superiores.

Ambos oferecem uma garantia de reembolso de 30 dias, dando a você a oportunidade de testar seus serviços. A NordVPN provou ser uma das melhores VPNs disponíveis atualmente.

PIA VPN vs ExpressVPN

Os dois provedores de VPN pertencem ao grupo Kape Technologies.  PIA e ExpressVPN, integram criptografia e protocolos de níveis avançados de segurança e privacidade.

O ExpressVPN possui servidores otimizados para streaming, e melhores velocidades para transmissão em 4K UHD, quando comparado ao PIA VPN.

Em ambos os preços são acessíveis, no entanto o PIA permite em 1 conta dispositivos ilimitados, e o ExpressVPN até 5 dispositivos simultâneos.

Enquanto o PIA tem aplicativo no Linux o ExpressVPN possui aplicativo para roteador. E você tem 30 dias para conhecer os recursos dos dois provedores VPN.

PIA VPN vs Surfshark

Surfshark e PIA são excelentes opções para segurança e privacidade online, com Kill Switch, criptografia AES-256-GCM, e servidores RAM de 10 Gbps para maior velocidade.

O Surfshark oferece GPS Override, CleanWeb, Camouflage Mode e Multi-Hop, enquanto o PIA tem Shadowsocks, SOCKS5 Proxy, PIA MACE e Identity Guard.

Ambos oferecem dispositivos ilimitados, garantia de reembolso de 30 dias para você testar os serviços. O Surfshark é uma ótima alternativa ao PIA VPN, por seus recursos robustos e velocidade aprimorada.

Conclusão

O PIA fornece recursos de segurança e privacidade de ponta, passou por auditorias independentes, e possui aplicativos de código aberto. Conta com recursos avançados, em protocolos VPN, criptografia, servidores RAM, ofuscação e redirecionamento de tráfego.

Além disso, o PIA fornece boa experiência em desbloqueio de streaming, e permite tráfego P2P (torrents) em todos os servidores (10 Gbps). Os preços são acessíveis, para dispositivos ilimitados em 1 conta, e a garantia de reembolso é de até 30 dias.

Perguntas Frequentes (FAQ)