SurfShark vs ExpressVPN: confira qual o melhor serviço

Encontrar o serviço de VPN perfeito pode parecer uma tarefa complicada para quem não tem conhecimento pleno dos fatores técnicos. Afinal, é preciso avaliar ponto a ponto quais as diferenças entre cada uma.

Hoje, existem várias empresas que oferecem boas assinaturas. E para encontrar a melhor entre elas, é preciso comparar o que apresentam, o desempenho e até mesmo o atendimento. Por exemplo, já pensou quem leva a melhor em SurfShark vs ExpressVPN?

Então, para ajudar a entender melhor como os dois serviços funcionam, deixamos um post completo sobre as duas empresas. Aproveite para conferir quais os melhores aspectos técnicos e como encontrar o serviço perfeito para suas necessidades.

SurfShark – preço baixo e bons recursos

A SurfShark é uma empresa que oferece serviços de privacidade digital, fundada em 2018. Assim, é uma companhia recente no mercado, competindo diretamente com nomes mais tradicionais, como a NordVPN e ExpressVPN.

A sede da empresa fica na Holanda, com filiais em mais três países: Lituânia, Alemanha e Polônia. Um dos pontos mais atrativos do serviço é o preço baixo, por um desempenho de qualidade, que entrega quase tudo que nomes mais populares oferecem.

Com isso, se torna uma das boas opções no mercado, competindo pela preferência dos usuários. Apesar de ser um serviço relativamente novo (o que pode gerar certa desconfiança), possui bom rendimento, por um preço justo.

Porém, o ponto negativo é o desenvolvimento dos serviços, que ainda estão em ampliação. Por exemplo, não conta com sistema de IP dedicado para os clientes. Confira também mais alguns prós e contras de contratar a SurfShark:

Vantagens


Preço abaixo da média
Boa velocidade
Poucas perdas no tunelamento
Boas opções de segurança
Kill Switch automático

Desvantagens


Sem IP dedicado

ExpressVPN – velocidade e segurança de ponta

Se procurar pelas melhores VPNs do mercado atualmente, com certeza encontrará a ExpressVPN competindo pelos primeiros lugares. Afinal, desde 2009 a empresa atua no mercado de redes privadas, recebendo premiações por seu desempenho.

Um dos principais pontos de destaque da companhia com sede nas Ilhas Virgens é a velocidade. Quem procura bons resultados em tempo de download com certeza encontra um desempenho excelente, além de boas opções de segurança nos protocolos e recursos.

Não é por menos que a ExpressVPN é uma das melhores empresas de VPN do mercado. Assim, ela possui excelentes recursos, com uma velocidade excelente para quem gosta de consumir conteúdos online.

Porém, um dos pontos negativos é o valor que a empresa cobra pelos serviços. Assim, muitas outras companhias menores acabam entregando desempenhos similares pela metade do valor que a ExpressVPN oferece. Veja outros pontos importantes:

Vantagens


Excelente velocidade
Possui Kill Switch
Tunelamento dividido (split tunneling)
Oferece reembolso
Ideal para streaming e games

Desvantagens


Valor de assinatura alto

Comparação entre os serviços – SurfShark vs ExpressVPN

Então, agora que você conhece um pouco mais sobre cada empresa, é hora de comparar os aspectos técnicos da SurfShark vs ExpressVPN. Por isso, deixamos alguns tópicos com comparações sobre cada ponto dos dois serviços:

Dispositivos simultâneos: quantidade de equipamentos conectados ao mesmo tempo
Desempenho e velocidade: perdas durante a conexão, velocidade de download e upload e tempo de permanência online
Servidores VPN: quantidade de pontos de conexão e diferentes locais
Proteção e privacidade: histórico de vazamento de dados, tipos de protocolo e recursos adicionais de segurança
Proteção e privacidade: histórico de vazamento de dados, tipos de protocolo e recursos adicionais de segurança
Preços, planos e reembolso: valor de cada serviço, melhor oferta de assinatura e burocracia para reembolsar
Streamings: tempo de carregamento, buffering e desbloqueio geográfico
Jogos online: desempenho de cada serviço nos games, FPS e velocidade
Atendimento e suporte ao cliente: tipos de canais, tempo de resposta às solicitações e análise em sites de reclamações
Recursos extra: Outros serviços adicionais de desempenho e segurança dentro do pacote de assinatura

Avaliamos cada um dos fatores acima, elegendo um “vencedor” para cada elemento técnico. Por isso, continue acompanhando para entender quem levou a melhor nas análises ponto a ponto.

Dispositivos simultâneos – SurfShark vs ExpressVPN

O fator dispositivos simultâneos de uma rede privada diz sobre a quantidade de equipamentos que você pode usar ao mesmo tempo. Assim, em redes maiores, ter uma limitação de quantidade pode ser um problema importante.

Afinal, imagine uma empresa com 20 computadores que precisam do tunelamento diariamente. Uma rede com limitação para 10 dispositivos ao mesmo tempo poderia deixar um atraso de 50% das máquinas operando sem a VPN ativa.

No caso da ExpressVPN, a empresa oferece uma limitação de 5 equipamentos com a rede privada ativa. Nos planos disponíveis, não existe uma possibilidade de aumentar esse número, o que deixaria a internet seletiva para redes menores.

Já no caso da SurfShark, a empresa anuncia que não existe uma limitação de conexões, com um número ilimitado. Dessa maneira, é possível utilizar em praticamente todos os seus pontos de conexão, sem precisar desconectar de um local para acessar em outro.

Na variedade de dispositivos, as duas empresas oferecem suporte para desktop, Android, iOS, MacOS, roteadores e TV Smart. Porém, nesse aspecto, na avaliação SurfShark vs ExpressVPN, a Surfshark se destaca, pois apresenta mais benefícios aos usuários por conta da falta de limitação nas conexões.

Desempenho e Velocidade de SurfShark vs ExpressVPN

Um dos atributos que os usuários mais procuram ao contratar um serviço de VPN, além da segurança, é a velocidade. Afinal, durante o uso de uma rede privada através da sua internet, existe uma perda considerável nesse atributo.

Portanto, é importante encontrar uma empresa que consiga realizar ambas as coisas de forma otimizada. Por isso, comparamos a SurfShark vs ExpressVPN em termos de velocidade. Com isso, conseguimos dizer quem mantém os melhores números.

Segundo as avaliações de desempenho, a ExpressVPN apresenta uma perda média de 24% durante o tunelamento. Porém, ainda apresenta uma taxa maior no download de conteúdos e arquivos (cerca de 3 minutos para baixar um conteúdo de 4GB)

Por sua vez, durante a conexão, a SurfShark apresenta cerca de 17% de perda ao realizar o tunelamento. Porém, mesmo com uma perda menor, o tempo de download de conteúdos ainda é duas vezes maior do que em relação à concorrente (7 minutos para baixar 4GB).

Então, nesse fator técnico a ExpressVPN acaba levando a melhor, com uma velocidade de ponta. Vale a pena lembrar que esse é um fator que influencia diretamente em outros aspectos, como o desempenho para streaming, games e na qualidade da internet.

Servidores VPN – SurfShark vs ExpressVPN

O número de servidores de uma rede privada também influencia diretamente no serviço. Afinal, quanto mais locais para conexão, menor a probabilidade de conflito de tráfego ou diminuição da latência durante a conexão.

Além disso, em termos de desbloqueio geográfico, é fundamental avaliar a quantidade de locais diferentes para conexão. Ao analisar esse fator técnico, é possível observar que ambas as empresas oferecem serviços de qualidade.

A ExpressVPN possui cerca de 3000 servidores espalhados em 94 países ao redor do mundo. Existe boa latência e a capacidade de conexão é excelente, sem problemas com tráfego ou conflito de rotas durante o tunelamento.

Em comparação, a SurfShark apresenta praticamente o mesmo número de servidores e locais: são 3200 portas, em 100 países. Nesse caso, a latência também é boa, e a conexão acontece de forma tranquila, sem problemas com rotas.

Portanto, podemos declarar um empate nesse quesito, com as duas empresas em pé de igualdade. Ainda, os servidores não oscilam, com quase nenhum ponto de blackout ou perda de conexão durante o uso da rede privada.

Proteção e privacidade de SurfShark vs ExpressVPN

A segurança também é um ponto muito importante de uma VPN. Afinal, uma das principais características do serviço é a proteção e cobertura de suas informações básicas: IP, DNS e localização do seu computador.

Além disso, os recursos extras de segurança também são importantes, como os protocolos de conexão e adicionais de segurança. No caso de proteção contra vazamento, as duas empresas possui criptografia de ponta.

A ExpressVPN possui tunelamento dividido (split tunneling), o que garante uma distribuição melhor da rede. Além disso, também conta com Kill Switch automático, e alguns protocolos de conexão como:

OpenVPN UDP
OpenVPN TCP
IPSec/IKEv2
IPSec/L2TP
Lightway

No caso da SurfShark, não existe o tunelamento dividido e nem a opção de IP dedicado para os usuários. Já com relação ao Kill Switch, ele também é automático, cortando a conexão em caso de vazamento de IP ou DNS. Confira quais são os protocolos de VPN:

OpenVPN UDP
OpenVPN TCP
IPSec/IKEv2
Shadowsocks
WireGuard

Porém, quando o assunto é a auditoria da política de privacidade, a ExpressVPN também se sobressai como a melhor nesse apscto. Afinal, seus termos de uso de dados e privacidade passaram por auditoria independente, com a empresa PwC.

Preço, planos e reembolso

Outro fator que impacta muito na escolha dos usuários e desempenho de uma VPN é o valor da assinatura. Além disso, a quantidade de tempo mínimo e reembolso também podem influenciar bastante na hora de contratar um serviço.

Afinal, quase todas as empresas de VPN hoje apresentam políticas de reembolso, caso você não goste do produto depois de usar. Porém, algumas delas apresentam tanta burocracia que se torna quase impossível reaver seu dinheiro.

No caso da ExpressVPN, ela possui um programa de reembolso com o prazo de até 30 dias para teste da VPN. A solicitação é simples e em até 15 dias você consegue seu dinheiro de volta após solicitar. Confira como funcionam as ofertas de assinaturas:

Plano mensal: R$61,90 (mês), sem tempo mínimo de assinatura
Plano semestral: R$47,75, com tempo mínimo de 6 meses de assinatura
Plano anual: R$32,08 mensal (mínimo), com tempo mínimo de assinatura de 15 meses, com 3 meses de gratuidade

Por sua vez, a SurfShark também apresenta programa de reembolso com teste de 30 dias. A burocracia envolvida é um pouco maior, mas é possível conseguir o dinheiro de volta sem muito sufoco. Confira a melhor oferta de plano, todos possuem 2 meses gratuitos::

Surfshark starter: R$11,07 mensais, assinatura de 2 anos, recursos básicos
Surfshark One: R$ 15,51, assinatura de 2 anos, recursos intermediários
Surfshark One+: R$ 28,84, assinatura de 2 anos, recursos completos

Com isso, SurfShark acaba tendo vantagem na avaliação ExpressVPN vs SurfShark, por conta do valor muito menor. Porém, é importante levar em consideração também o tempo do plano, que acaba sendo muito grande caso você queira o cancelamento depois.

Para Streamings

Hoje, com a grande quantidade de serviços de streaming diferentes no mercado, a VPN também tem uma relação importante: o desbloqueio geográfico e a taxa de transmissão. Vamos explicar um pouquinho sobre cada um.

O desbloqueio geográfico é a capacidade de uma rede privada alterar sua localização e te dar acesso a novos catálogos. Por exemplo, a Netflix no Brasil possui títulos diferentes dos Estados Unidos.

Nesse aspecto, a ExpressVPN desempenha muito melhor do que a concorrente. Ela funciona em serviços como a Netflix, Amazon Prime, BBC, iPlayer, com uma taxa de buffering alta, que não trava os conteúdos.

Além disso, ela é capaz de realmente alterar sua localização e liberar os catálogos de diferentes locais.

No caso da SurfShark, ela possui acesso aos mesmos serviços de streaming, porém com uma qualidade de transmissão menor.

Entenda, não é que ela seja uma rede privada ruim para streaming, o ponto não é esse. Mas o fato é que podem ocorrer travamentos ocasionais, por conta da velocidade de download, prejudicando um pouco a experiência do usuário.

Ainda, é possível que o desbloqueio geográfico não opere bem em algumas plataformas, como a Disney+ e Netflix. Dessa maneira, no quesito streaming, quem leva a melhor na comparação é a ExpresssVPN.

Para jogos online

Quem gosta de jogos online, principalmente os de FPS, sabe que uma boa conexão pode fazer toda a diferença na gameplay. Por isso, escolher o serviço correto pode garantir sua diversão de forma otimizada.

Afinal, alguns games mais dinâmicos exigem que a internet acompanhe a mecânica. Imagine uma competição de tiros, onde você tem um delay de 2 segundos. Quando atirar em seu oponente, ele já terá se movido, por conta da internet mais lenta.

Então, para quem ama os jogos online, a velocidade de transmissão e pouca perda são os fatores mais decisivos em uma VPN. Além disso, é importante conseguir acessar catálogos, ou fazer assinaturas de fora do país de maneira eficaz.

A ExpressVPN, durante os testes de uso, apresentou apenas 4% de aumento na latência durante uma partida de FPS, quando comparada com a rede comum. Assim, não existe uma diferença tão significativa que prejudique o desempenho nos games.

Contudo, a SurfShark apresenta aproximadamente 13% de aumento na latência durante o teste em partida de FPS. Com isso, a janela de atraso pode se tornar importante, prejudicando o desempenho em tempo real de um jogo online.

Portanto, para quem quer arrasar nas partidas de jogos, a ExpressVPN é a melhor alternativa. Com menos perdas e uma otimização muito mais pensada para esse tipo de uso da internet.

Atendimento e Suporte ao Cliente – SurfShark vs ExpressVPN

Ainda, não adianta que um serviço de VPN seja excelente, mas tenha um péssimo atendimento após a venda. Afinal, em caso de qualquer tipo de problema, é importante que o usuário tenha canais com a empresa a qualquer dia, e em qualquer horário.

Avaliando os canais disponíveis em relação à SurfShark vs ExpressVPN, as duas empresas são bem parecidas. O único tipo de meio de comunicação que nenhuma das duas oferece é o contato através do telefone.

No caso de ambas as empresas, você pode entrar em contato pelo chat ao vivo, e-mail, atendimento de ticket em mensagem eletrônica. Além disso, as duas possuem canais de FAQs e fóruns de usuários com respostas práticas, de forma rápida.

Porém, em termos de acessibilidade, a SurfShark não apresenta um suporte em diferentes idiomas, como o Português. Dessa maneira, a única forma de conversar com o atendente é em inglês, o que pode dificultar a comunicação.

Além disso, o site da empresa também não possui tradução para outros idiomas, apenas o inglês. Outro ponto de desvantagem é o tempo de espera por um atendimento e resolução, que chega a ser o dobro do que a ExpressVPN oferece.

Por isso, a ExpressVPN acaba levando uma vantagem grande no relacionamento com seus consumidores. Em relação aos sites como o Reclame Aqui, nenhuma das duas empresas apresenta índices que possam ser utilizados como parâmetro de avaliação.

Recursos Extras – SurfShark vs ExpressVPN

Por fim, mas não menos importante, os recursos extra também são uma parte importante dos pacotes de VPN. Afinal, eles encorpam as assinaturas e tornam os serviços muito mais atrativos para os usuários.

Cada uma das duas empresas oferece diferentes tipos de recursos para conexão e aprimoramento do desempenho. Por isso, separamos alguns dos principais para você entender como eles funcionam:

Recursos extras – SurfShark:

SurfShark Nexus: conexão para redes, ao invés de ponto de conexão para servidores, garantindo mais segurança
Bloqueador de anúncios (e malwares de Ads)
Servidores VPN em cadeia
NoBorders Mode para desbloqueio geográfico

Recursos extras – ExpressVPN:

Serviço de IP dedicado para os usuários
Network Lock: trava sua internet se a VPN cair e evita vazamento
Sem registros de histórico ou logs
Pagamento com BitCoin

Dessa maneira, é possível dizer que a SurfShark apresenta uma ligeira vantagem em termos de recursos extras. Afinal, por menos da metade do preço você leva ferramentas importantes, como o bloqueador de anúncios e os servidores em cadeia.

Conclusão: quem leva a melhor na comparação SurfShark vs ExpressVPN?

Depois de avaliar todos os aspectos técnicos, é possível dizer que a ExpressVPN leva vantagem sobre a SurfShark na comparação. Afinal, possui mais elementos e recursos na rede, com uma velocidade mais alta e segurança de ponta.

Porém, antes de escolher um serviço de VPN para sua conexão privada, é sempre fundamental considerar suas necessidades. Alguns usuários utilizam a internet para streaming, outros para privacidade e outros para games.

Por isso, é possível que cada empresa de internet possa suprir de forma diferente aquilo que você precisa. Então, avalie primeiro quais as suas necessidades e como os serviços prestados podem valorizar sua situação.

Então, se você gostou desse conteúdo e quer entender um pouco mais sobre os principais serviços de VPN do mercado, continue por aqui. Afinal, deixamos vários conteúdos para te ajudar a entender como escolher uma empresa e o serviço certo para suas necessidades.

Perguntas Frequentes sobre SurfShark vs ExpressVPN (FAQs)