VPN para Netflix: acesse catálogos de diferentes países

by Margareth Krinski

Quando você acessa a Netflix, o serviço usa a sua conexão com a internet para transmitir os dados de vídeo em tempo real para o seu dispositivo, seja um computador, smartphone, smart TV ou outro dispositivo compatível.

Plataformas de streaming geralmente têm acordos de licenciamento que concedem direitos de transmissão de conteúdo específicos para determinadas regiões geográficas. Isso significa, que as bibliotecas da Netflix tem variações conforme o país, e alguns filmes e séries disponíveis nos EUA, por exemplo, não estão acessíveis no Brasil.

Ao usar uma VPN para Netflix, o seu endereço IP é substituído pelo IP do servidor VPN que você se conectar. E a identificação da sua conexão será a partir do país que você escolher e, assim, é possível acessar o catálogo de filmes disponível para a região.

Mas como aproveitar ao máximo a Netflix com uma VPN: veja informações essenciais sobre o uso, bloqueio, bibliotecas regionais e uma VPN que consegue contornar as restrições do streaming.

Como usar VPN para Netflix

Usar uma VPN para assistir Netflix envolve pontos básicos, veja um passo a passo rápido:

1. Escolha uma VPN compatível com a Netflix

Existem várias opções de provedores de VPN disponíveis no mercado. Mas observe, que nem todas as VPNs são capazes de contornar as restrições e bloqueios impostos pela Netflix. Certifique-se de escolher uma VPN confiável, que seja conhecida por funcionar com a Netflix, como a NordVPN ou ExpressVPN.

2.  Assine um plano de VPN

Após escolher a VPN para Netflix, faça a assinatura do plano que melhor atende suas necessidades. Geralmente, você precisará fornecer um endereço de e-mail e escolher uma forma de pagamento.

3.  Baixe e instale o aplicativo VPN

Após concluir o processo de inscrição, faça o download do aplicativo VPN correspondente ao seu dispositivo. A maioria dos provedores de VPN oferece aplicativos para Windows, macOS, Android, iOS e outros sistemas operacionais. As melhores VPNs disponibilizam aplicativos fáceis de instalar e configurar, os sistemas são intuitivos e autoexplicativos, sendo necessário apenas alguns cliques para a conexão ser ativada.

4. Faça login na sua conta VPN

Após instalar o aplicativo VPN, abra-o e faça login na sua conta usando as credenciais fornecidas durante o processo de inscrição do seu plano de assinatura.

5. Conecte-se a um servidor VPN

Na interface do aplicativo VPN, escolha um servidor para se conectar. Para acessar a biblioteca Netflix de outra região, você precisará se conectar a um servidor VPN localizado nessa região específica. Por exemplo, se você deseja assistir ao catálogo dos Estados Unidos, escolha um servidor VPN dos EUA.

Algumas VPNs fornecem servidores otimizados para streamings.

6. Inicie a Netflix

Após se conectar ao servidor VPN, abra o aplicativo ou o site da Netflix no seu dispositivo. A Netflix agora deve detectar seu local como sendo o mesmo do servidor VPN ao qual você está conectado.

Por que usar uma VPN para assistir Netflix?

A principal vantagem de usar uma VPN para assistir Netflix é a capacidade de acessar o conteúdo regional de diferentes países. Isso expande significativamente o catálogo de filmes e séries disponíveis para você.

Algumas produções são licenciadas apenas para exibição em determinados países devido a acordos de distribuição. E dependendo de onde você está, não é possível acessar determinados filmes e séries. Com a VPN, você altera virtualmente sua localização e contorna essas restrições geográficas, e pode aproveitar o conteúdo de diferentes bibliotecas da Netflix.

O uso da VPN para assistir Netflix também oferece benefícios em termos de privacidade e segurança. Como seu tráfego passa por um túnel virtual criptografado de ponta a ponta, todos os seus dados estão protegidos, ficando inelegíveis para terceiros. Isso é especialmente interessante, se você usar redes Wi-Fi públicas, que costumam apresentar vulnerabilidades de segurança.

Em alguns casos, seu provedor de serviços de internet (ISP) pode restringir a velocidade conforme o tráfego de dados, isso inclui streaming de vídeo. Quando você se conecta a uma VPN, seu ISP não consegue saber exatamente o tipo de conteúdo que você está acessando, mesmo que ele identifique o uso da VPN. O que resulta em uma melhor experiência de streaming, com uma conexão mais rápida e estável.

É ilegal usar VPN para Netflix?

O uso de uma VPN para acessar a Netflix não é ilegal. No entanto, nas condições de uso da plataforma de streaming, fica claro que VPNs ou qualquer outro tipo de serviço de proxy, para contornar restrições geográficas vai contra as políticas da empresa.

Embora a Netflix desencoraje o uso de VPNs, as consequências exatas variam, podem ter diferentes abordagens, conforme a ocorrência e o país.

Quando a sua VPN é detectada ao tentar acessar a plataforma de streaming, o resultado pode ser:

1. Mensagem de erro. A Netflix pode exibir uma mensagem informando que está detectando o uso de uma VPN. E impedir que você acesse o conteúdo até que a VPN seja desativada. Essa mensagem pode ser algo como: “Parece que você está usando uma VPN ou proxy. Desative qualquer um dos serviços e tente novamente.”

Você também pode receber um código de erro – E106.

2. Restrição de acesso ao conteúdo regional. Em vez de bloquear completamente o acesso à plataforma, a Netflix pode limitar o acesso ao conteúdo sobre os quais detém direitos mundiais. E para ter acesso aos filmes disponíveis para seu país, será necessário desativar a VPN.

3. Bloqueio temporário da conta. Em alguns casos, a Netflix pode bloquear temporariamente a sua conta devido ao uso de uma VPN. Nesse caso, você será solicitado a desativar a VPN e entrar em contato com o suporte ao cliente para resolver a situação.

Como contornar bloqueios de VPN em streamings

Aqui estão algumas técnicas que podem ajudar a contornar restrições de streaming:

Diferentes servidores VPN

Os provedores de VPN, normalmente, têm vários servidores em diferentes localizações geográficas. Caso um servidor VPN for bloqueado, procure se conectar a servidores diferentes, isso pode ajudar a encontrar um que ainda não tenha sido detectado, pela plataforma de streaming.

Servidores VPN dedicados

Observe que alguns provedores de VPN oferecem servidores dedicados, essas máquinas são otimizadas especificamente para desbloquear o acesso aos serviços de streamings. Servidores projetados para evitar a detecção pelas plataformas de streaming.

Software da VPN

Os provedores de VPN costumam realizar atualizações de software regularmente, para contornar as restrições das plataformas de streaming. Procure sempre, ter a versão mais recente do aplicativo VPN instalada, pois ela pode integrar correções e melhorias que ajudam no desbloqueio.

Protocolos VPN

Alguns protocolos usados pela VPN para estabelecer uma conexão, são mais propensos a serem detectados e bloqueados pelas plataformas de streaming do que outros. Experimentar diferentes protocolos, como OpenVPN, WireGuard ou IKEv2, pode ajudar a contornar as restrições.

VPN de alta qualidade

É importante observar que nem todas as VPNs são iguais, no que se refere a eficácia para contornar as restrições das plataformas de streaming. Optar por um provedor de VPN confiável, com reputação de desbloquear conteúdos restritos geograficamente, é o ideal para você assistir seus filmes e séries da Netflix em outros países.

Quais VPNs funcionam na Netflix?

Embora a Netflix (e outras plataformas de streamings)implemente medidas para bloquear o uso de VPNs, alguns provedores são conhecidos por contornar essas restrições de acesso de forma eficaz.

Aqui estão 5, consideradas as melhores VPNs para desbloqueio de streamings como Netflix:

1.      NordVPN

2.      ExpressVPN

3.      Surfshark

4.      CyberGhost

5.      Private Internet Access – PIA

Por que o catálogo da Netflix é diferente em cada país?

O catálogo da Netflix é diferente em cada país devido a uma série de fatores, incluindo direitos de licenciamento, acordos comerciais e restrições legais. A seleção de filmes e séries para cada região, também envolve uma combinação de dados de visualização e preferências do público.

Direitos de licenciamento

A Netflix precisa adquirir os direitos de exibição de filmes e séries de TV de estúdios, produtoras e distribuidoras, para cada país individualmente. O fato dos direitos de licenciamento serem, geralmente, negociados regionalmente, faz com que determinados conteúdos estejam disponíveis em um país, mas não em outro.

Um filme que está disponível nos Estados Unidos pode não estar disponível no Brasil devido a acordos de licenciamento diferentes.

Acordos comerciais e contratos exclusivos

Os acordos comerciais ou contratos exclusivos com estúdios e produtores de conteúdo, podem restringir a disponibilidade de certos títulos a apenas alguns países ou regiões específicas.

Restrições legais e regulatórias

Em alguns casos, existem restrições legais e regulatórias que afetam a disponibilidade de certos conteúdos em determinados países. Isso pode ser devido a leis de classificação indicativa, restrições de conteúdo ou exigências específicas de conformidade com regulamentações do país.

Preferências regionais e demanda

Também são consideradas pela Netflix para desenvolver um catálogo, as preferências e a demanda do público de cada região. Ou seja, certos gêneros ou filmes podem ser mais populares nos Estados Unidos do que no Brasil, e vice-versa, resultando em diferentes seleções de filmes para cada país.

Produções locais e regionais

A Netflix também costuma investir em produções originais, desenvolvendo conteúdo em diferentes países, atendendo a preferências específicas. Isso significa, que a biblioteca de filmes do Brasil pode incluir mais produções brasileiras ou filmes de outros países latino-americanos. Enquanto a biblioteca nos Estados Unidos, pode ter mais produções americanas ou filmes de outros países que falam a língua inglesa.

Os Estados Unidos é considerado o principal mercado da Netflix, e muitos conteúdos originais da plataforma são produzidos no país. Portanto, a biblioteca dos EUA é mais extensa, com uma variedade bem maior de filmes, séries e documentários, quando comparada com o catálogo Netflix no Brasil.

Conclusão

Ao se conectar a servidores VPN localizados em diferentes países, você pode ampliar o catálogo de filmes e séries disponíveis, acessando bibliotecas da Netflix que normalmente não estariam disponíveis em sua região.

Além disso, o uso de uma VPN para assistir Netflix também pode fornecer uma camada adicional de privacidade e segurança. A criptografia fornecida pela VPN protege seus dados de serem interceptados por terceiros, especialmente quando você está usando redes Wi-Fi públicas, tornando sua experiência de streaming mais segura.

No entanto, é importante ter em mente que a Netflix tem procurado implementar tecnologias para detectar e bloquear o uso de VPNs. O que significa que você precisa de uma VPN que seja eficaz em contornar essas restrições.

A combinação de uma série de fatores, têm colocado o NordVPN entre as melhores VPNs para desbloquear Netflix.  Como por exemplo, sua extensa rede de servidores em todo o mundo, são mais de 6.000 servidores VPN, que abrangem mais de 60 países.

O NordVPN é conhecido por conexões rápidas, desempenho confiável e estável, que permitem uma experiência de streaming suave e sem interrupções. No que se refere a segurança e privacidade, o provedor integra recursos avançados de criptografia e protocolos VPN robustos, e uma política estrita de não registro de dados do usuário.

Além disso, a reputação do NordVPN de suporte ao cliente é sólida, para resolução de problemas e dúvidas que possam surgir.

Perguntas Frequentes (FAQ)