Hospedagem gratuita ou paga? Diferenças, benefícios e desvantagens

by Margareth Krinski

Hospedagem gratuita ou paga? Diferenças, benefícios e desvantagens

Opções de hospedagem gratuita ou paga, definem o desempenho, a segurança e a confiabilidade de uma página na web. Portanto, a escolha é sobre as necessidades específicas do seu site e os objetivos a serem alcançados: apresentar habilidades em portfólios online; disponibilizar informações sobre uma empresa; publicar artigos em um blog; vender produtos ou serviços na internet.

Seja compartilhando informações, expressando ideias ou impulsionando negócios, é através da hospedagem que o seu site fica acessível e pode oferecer o conteúdo que seus visitantes procuram.

Quando usar um serviço gratuito para hospedar sua página na web é a melhor opção. E por que, uma conta de hospedagem paga, pode estar mais alinhada com os objetivos e prioridades do seu site.

Explorar os principais recursos, benefícios e desvantagens entre hospedagem paga e gratuita, é o melhor caminho para identificar os cenários ideais de cada serviço, veja a seguir.

Como funciona a hospedagem de site gratuita

O principal atrativo da hospedagem gratuita é a isenção de custos, que está diretamente relacionado as restrições de recursos. Mas, embora o pacote de serviços da hospedagem grátis seja básico, existem cenários em que a opção é viável e traz benefícios.

Para quem está iniciando um projeto online e vai criar seu site, é uma oportunidade de aprendizado sem que seja necessário investir. A hospedagem grátis também pode atender sem dificuldades, sites informativos, portfólios e blogs pessoais, que precisam de poucos recursos e tem poucas páginas e volume de tráfego baixo.

É importante observar, que alguns provedores de hospedagem gratuita (atualmente são poucos), como forma de cobrir custos operacionais, exibem anúncios nos sites hospedados. E podem incluir a marca no seu nome de domínio e no rodapé das páginas. Muitas vezes, os limites impostos são uma forma de incentivar o upgrade para planos pagos.

Ter uma hospedagem gratuita para seu site, pode ser bem simples: basta selecionar a opção de Hospedagem Grátis, realizar um cadastro, e em poucos minutos, ela estará ativa e pronta para usar.

Considere que uma hospedagem sem custos pode ser um ótimo começo para seus projetos online, mas o ideal é que não seja uma opção de longo prazo.

O que a hospedagem gratuita oferece

Número de sites: normalmente a hospedagem gratuita é destinada a 1 site, mas alguns provedores permitem 2 até 5 domínios diferentes. Porém, observe que os recursos disponíveis para uma conta grátis, conforme o servidor, podem ser divididos entre esses sites, o que vai impactar o desempenho.

Construtor de sites: a ferramenta é uma boa opção para quem está começando. Precisa de um site simples e funcional, que pode ser criado de forma rápida, sem necessidade de conhecimento técnico.

Em geral, o construtor de sites na hospedagem gratuita oferece opções básicas de personalização em layouts pré-configurados, permitindo alterações de fontes, cores e imagens. O recurso de arrastar e soltar os elementos na página está incluído.

A hospedagem de sites grátis também pode fornecer acesso ao WordPress, para você criar um site usando os recursos da plataforma.

Armazenamento | Largura de Banda | Uptime: as opções de hospedagem grátis variam no que se refere a capacidade de armazenamento, geralmente de 150MB até 1GB. A largura de banda fica entre 5GB até ilimitado.

No que se refere ao Uptime, a maioria garante o mesmo tempo de atividade dos seus planos pagos, que pode ser de 98% até 99,9%. Mas, possíveis interrupções no serviço gratuito devido à sobrecarga de servidores, podem ocorrer.

Conforme o provedor, você pode ter opções ilimitadas de espaço em disco e largura de banda, no entanto, como a opção gratuita é para sites básicos (poucas páginas) e com pouco tráfego, a oferta de recursos ilimitados é mais uma estratégia para atrair clientes.

Contas de e-mail: alguns provedores não incluem contas de e-mail na hospedagem grátis, enquanto outros, podem oferecer um número limitado, 2 ou 3 contas de e-mail, como parte do pacote. No entanto, observe que podem ter restrições em comparação aos planos pagos.

Certificado SSL: em hospedagens gratuitas, o SSL pode estar disponível ou, muitas vezes, ser oferecido apenas como recurso pago. Esse importante certificado de segurança, identifica os sites considerados seguros. Portanto, você precisa ter o protocolo em sua página da web.

Observe o pequeno cadeado na barra de endereços, e no início do URL o https://, esse “S” se refere à implementação do protocolo SSL (Secure Sockets Layer).

Domínio: a hospedagem gratuita dificilmente inclui um domínio personalizado grátis. É possível comprar um registro através do provedor de serviços, como também, registrar seu domínio de forma independente. Ou seja, ambos têm custo.

Como alternativa ao registro de domínio personalizado, a hospedagem gratuita pode oferecer um subdomínio (ou vários), que é a extensão do domínio do provedor de hospedagem. A URL do seu site será associada com o serviço de hospedagem, por exemplo: seudomínio.hospedagemgrátis.com.

A falta de um domínio exclusivo, tem algumas desvantagens, entre as principais estão, não ser considerado um site profissional e passar menos credibilidade. Tornar mais difícil o rastreamento pelos mecanismos de buscas e não possuir um diferencial para ser lembrado pelos usuários.

Suporte técnico: é importante observar que os provedores de hospedagem gratuita podem oferecer suporte técnico mínimo, ou até mesmo, nenhum suporte. Isso significa depender de bases de conhecimento e fóruns de ajuda.

Além disso, a maioria dos serviços de hospedagem gratuita são no idioma inglês, poucos em português. O ideal para quem está começando um projeto na web, é escolher um provedor com opção de hospedagem em português.

Vantagens


Sem custos ou plano de assinatura
Indicado para sites simples, com pouco tráfego
Não é necessário conhecimento técnico
É fácil ativar e começar a usar

Desvantagens


Alguns recursos são limitados
URL pode ser associada ao serviço de hospedagem
Não é o ideal para sites que precisam de desempenho otimizado
Suporte técnico reduzido ou inexistente

Como funciona a hospedagem de site paga

A hospedagem de site paga, oferece planos de assinatura para atender necessidades específicas e diferentes estágios de crescimento dos projetos na web. Os recursos são disponibilizados conforme a complexidade do site, o volume de tráfego e o orçamento.

É uma escolha recomendada para projetos que exigem presença profissional na internet e tendem a escalar. Como blogs, sites de empresas e lojas online, por exemplo.

O que a hospedagem paga oferece

Planos de hospedagem: os planos são personalizados para atender diferentes tipos de sites, estágios de negócios e necessidades de crescimento. Normalmente, as opções incluem Hospedagem Compartilhada (mais popular), Hospedagem VPS, Hospedagem WordPress, Hospedagem Dedicada. Alguns provedores oferecem planos específicos para e-commerce.

Período de reembolso e teste: a hospedagem paga costuma oferecer um prazo de reembolso, para devolução do valor em caso de desistência. Esse período pode ser usado para você testar os serviços da hospedagem.

Número de sites: planos mais básicos da hospedagem pagapermitem 1 site, os mais avançados de 100 sites a ilimitados, isso vai depender do provedor.

Construtor de sites: os recursos integrados ao criador de sites na hospedagem paga são vários, desde a funcionalidade arrastar e soltar até ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Para criar blogs, sites e lojas online, de forma rápida, sem conhecimento técnico de programação e design.

Centenas de designs responsivos e uma biblioteca de imagens gratuitas, estão disponíveis para personalização, como também, é possível desenvolver sites do zero ou criar um site no WordPress.

Armazenamento | Largura de Banda | Uptime: a capacidade de armazenamento pode variar conforme o plano (50/100/200 GB), ou, ser ilimitada para todos os tipos de conta. O mesmo acontece com a largura de banda, que pode ser de 100GB até ilimitada. Já o uptime (tempo de atividade é garantido em contrato), geralmente está em 99,9%.

Contas de e-mail: as hospedagens pagas, em geral, disponibilizam e-mails personalizados com o seu domínio de forma gratuita. O que varia conforme o provedor, são o número de contas de e-mail, que podem ser 100, 1000 ou até ilimitadas.

Certificado SSL: o certificado SSL é fornecido gratuitamente em todos os planos pagos, pela maioria dos serviços de hospedagem. Além do provedor incluir recursos avançados de segurança nos servidores que hospedam os sites.

Domínio grátis: os planos de hospedagem pagos, na sua maioria, oferecem 1 ano de domínio gratuito. Observe, que essa condição costuma ser válida para o registro de um novo domínio na aquisição de um plano. Não é válida para domínios já registrados.

Suporte ao cliente: 24 horas, nos 7 dias da semana, através de chat ao vivo, e-mail e sistema de ticket. Algumas das melhores hospedagens de sites tem a opção de idioma em português.

Vantagens


Uptime garantido em contrato
Contas de e-mails personalizadas e gratuitas
Certificado SSL gratuito
Construtor de sites com tecnologias avançadas
Domínio grátis por 1 ano

Desvantagens


Alguns prazos de reembolso podem ser curtos (7 dias)

Qual é melhor: Hospedagem de site gratuita ou paga?

A melhor escolha entre hospedagem paga e gratuita, vai depender das necessidades do seu site.

Se você está começando um projeto pequeno, quer experimentar como funciona a construção de um site ou tem necessidades básicas para manter sua página funcionando de forma eficiente na web, a hospedagem gratuita pode ser um bom ponto de partida.

A hospedagem paga é a escolha certa principalmente para sites empresariais, blogs com tráfego consistente e lojas online. Quando é preciso lidar com muitas páginas, arquivos, conteúdo e visitantes.

É importante revisar e comparar os recursos oferecidos em cada plano, assim fica mais fácil, encontrar a melhor opção que consegue atender as exigências do seu site. Veja a seguir um resumo das principais diferenças entre hospedagem de sites gratuita e paga:

1.  Desempenho e Confiabilidade

Na hospedagem gratuita: podem ocorrer limitações de velocidade devido a infraestrutura ser menos robusta. Devido a um grande número de sites grátis compartilhando a mesma infraestrutura, pode haver lentidão ou interrupções, caso os servidores estejam sobrecarregados. O uptime (tempo de atividade) não é garantido em contrato.
A hospedagem paga integra tecnologias modernas: geralmente, usam SSD (Solid State Drive), para obter tempos de carregamento mais rápidos e desempenho aprimorado. A infraestrutura robusta, evita lentidão e falhas relacionadas a sobrecarga de servidores.

O uptime, na maioria das vezes, está garantido em contrato, e caso não seja cumprido, podem ocorrer descontos nas mensalidades.

2.   Recursos Disponíveis

Recursos limitados na hospedagem gratuita: restrições de espaço em disco, largura de banda, banco de dados; não estão disponíveis contas de e-mail e backups diários; limitações do número de domínios (o registro do domínio é pago separadamente). Construtor de sites e opção de criar um site no WordPress.
Recursos avançados na hospedagem paga: especificados conforme os tipos de sites e estágios de negócios. Como múltiplos bancos de dados; contas de e-mail personalizadas; vários domínios e subdomínios, 1 ano de domínio grátis; CDN gratuita e backups automáticos.

Acesso a construtor de sites robusto, com integração de ferramentas de Inteligência Artificial (IA); recursos de SEO e funcionalidades específicas para comércio eletrônico. Instalação do WordPress com um clique.

3.    Segurança

Menor foco em segurança: em hospedagens gratuitas os recursos de segurança tendem a ser mais básicos. O certificado SSL (símbolo de cadeado na URL) essencial para a segurança de um site na web (criptografa a comunicação entre o site e o navegador/usuário), não está incluído na maioria dos serviços grátis. Para obter a certificação tem um custo.
Maior ênfase na segurança: nos planos pagos de hospedagem, o SSL (Secure Sockets Layer) está incluído nos serviços, sem custos adicionais. Além disso, outras medidas robustas são implementadas, isso inclui, implementação de firewalls avançados, proteção contra os ataques DDoS, e varreduras periódicas em busca de malwares.

4.    Suporte Técnico

Falta de suporte ao cliente: quando um serviço de hospedagem grátis fornece suporte técnico, ele não costuma ser rápido. Em geral, esse tipo de atendimento ao cliente não está disponível de forma gratuita.
Suporte técnico especializado: os planos pagos contam com suporte 24 horas, nos 7 dias da semana, e podem priorizar o atendimento para alguns tipos de plano. A equipe é especializada para resolver os problemas relacionados aos serviços oferecidos na hospedagem, de forma rápida e eficiente.

5.    Painel de Controle, Flexibilidade e Controle

Restrições de funcionalidades: na hospedagem gratuita, normalmente, o painel de controle (se disponível) para gerenciamento do site é simples, devido aos poucos recursos que estão disponíveis. A ferramenta costuma incluir acesso ao WordPress, e permitir pouca ou nenhuma alteração nas configurações do ambiente de hospedagem.
Flexibilidade para personalizar: nos planos pagos, estão disponíveis painéis de controle avançados como o cPanel, para facilitar a gestão do ambiente de hospedagem e a configuração dos recursos. Isso inclui: criar e gerenciar banco de dados, arquivos, contas de e-mail, domínios e subdomínios; monitorar recursos do servidor e de segurança do ambiente; instalar o WordPress e ter disponíveis uma grande variedade de aplicativos através do Softaculous.

6.    Publicidade e Branding

Inserção de anúncios: alguns provedores incluem anúncios ou a logo da hospedagem gratuita em seu site, em muitos casos, o nome é incluído no seu URL (meusite.hospedagemgratuita.com.br).
Livre de qualquer tipo de anúncio ou marca do provedor de hospedagem na hospedagem paga. Controle completo sobre a aparência e o branding do site, o seu domínio é exclusivo.

7.    Custos e Investimento

Sem custo inicial: mas as limitações incluídas em uma hospedagem gratuita podem gerar custos indiretos. Ou seja, pode ser necessário a contratação de alguns recursos para o funcionamento adequado do site.
O custo é preestabelecido: é possível escolher um plano de hospedagem pago, que inclua todos os recursos necessários para seu site funcionar corretamente.

Recursos básicos para uma boa hospedagem de site

O ideal é que mesmo sendo uma hospedagem de sites básica, você obtenha serviços confiáveis, e alguma limitação que geralmente acompanhe o plano, não impacte negativamente a experiência do usuário.

São vantagens muito bem-vindas, o provedor incluir um domínio grátis por 1 ano e vários endereços de e-mail personalizados gratuitos.

São requisitos fundamentais para seu site a capacidade de armazenamento e largura de banda adequadas. Isso garante que o espaço seja suficiente para armazenar todos os arquivos e conteúdo do site (incluindo vídeos e imagens). Além de permitir o carregamento rápido da página, e suportar o tráfego de seus visitantes sem apresentar lentidão.

Observe que em algumas hospedagens a largura de banda pode ser tão limitada que um conteúdo com vídeos e várias imagens, aumenta significativamente o tempo de carregamento da sua página na web. Como o Google valoriza a velocidade no site, suas chances de classificação nas páginas de resultados podem diminuir.

O uptime de 99.9% garantido em contrato é o ideal para seu site ficar disponível na web. E o certificado SSL (gratuito) deve fazer parte do pacote, para aumentar a segurança, criptografando a comunicação com seus usuários.

A facilidade de uso do construtor de sites e ter opção de usar o WordPress, são fatores importantes, da mesma forma, ter acesso a um suporte especializado, preferencialmente, em português, quando necessário.

Avalie suas necessidades futuras e a possibilidade de expansão do seu site ao escolher um provedor de hospedagem. Verifique as políticas de migração, considere que alguns serviços de hospedagem oferecem plataformas proprietárias. Ou sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) específicos, que podem não ser facilmente transferidos para outros provedores.

Os principais recursos para hospedagem de um site básico com segurança, incluem:

Hospedagem de 1 domínio e subdomínios
Construtor de sites, blog ou loja virtual
Opção de criar site em WordPress
Contas de e-mail personalizadas com seu domínio e gratuitas
Certificado SSL gratuito
Armazenamento em SSD (50GB ou 100GB SSD)
Largura de banda (100GB ou ilimitada)
Painel de controle (cPanel ou similar exclusivo do provedor)
Suporte técnico em português, 24×7 (chat ao vivo, e-mail)

Entre os melhores serviços de hospedagem de sites, o HostGator tem se destacado no custo/benefícios. O provedor conta com infraestrutura robusta, datacenters de última geração, servidores monitorados 24h e um tempo de atividade garantido em contrato de 99,9%.

O Plano P, considerado inicial do HostGator oferece:

Sites permitidos: 1
Armazenamento: 100GB SSD
Largura de banda/transferência de dados: ilimitada
Contas de e-mail grátis: no Titan até 1000 contas com 1GB; no cPanel quantidade de e-mails conforme capacidade de armazenamento.
Painel de controle cPanel.
Criador de sites na modalidade rápida, para sites e lojas virtuais com páginas ilimitadas
Dezenas de aplicações instaladas com o Softaculous (WordPress, Joomla, PrestaShop,etc.)
Certificado SSL gratuito para domínio e subdomínios.
Backup semanal automático para sites do Plano P com 20GB ou 100 mil inodes.
Migração gratuita para 1 conta cPanel.
Suporte técnico 24x7x365, m português.

Conclusão

Tanto a hospedagem gratuita quanto a hospedagem paga têm vantagens para aplicações específicas. Enquanto a gratuidade inicial pode ser um fator importante para quem está iniciando um projeto na internet, a hospedagem paga oferece um conjunto de recursos robustos, segurança avançada e suporte online especializado.

Escolher entre um plano grátis ou pago de hospedagem, depende dos requisitos de cada site, em relação ao desempenho, segurança e escalabilidade. Além do orçamento que está disponível.

Perguntas Frequentes (FAQ)