Melhor hospedagem para e-commerce – As 5 melhores de 2024

by Margareth Krinski

Melhor hospedagem para e-commerce - As 5 melhores de 2024

É através do provedor de hospedagem que o seu site fica acessível na web, no entanto, é essencial considerar que a hospedagem para e-commerce vai além de um serviço de hospedagem tradicional.

Essa hospedagem possui alguns recursos e ferramentas específicas. Essas funcionalidades visam atender desde a segurança dos dados dos clientes até a capacidade de lidar com picos de tráfego. São projetadas para oferecer um ambiente de compras online confiável e otimizadas para o funcionamento adequado do comércio eletrônico.

Analisamos as principais hospedagens para e-commerce disponíveis no mercado, fornecemos informações detalhadas. Descubra qual oferece os recursos e o desempenho necessários, para impulsionar o sucesso do seu negócio online.

Melhores Hospedagens para e-commerce

HostGator – Melhor hospedagem para e-commerce
Hostinger – Melhor hospedagem sem taxas sobre transações
Locaweb – Melhor hospedagem com infraestrutura brasileira
SiteGround – Melhor hospedagem com infraestrutura Google Cloud
GoDaddy – Melhor hospedagem com e-mail marketing integrado

Review das Hospedagens para e-commerce

HostGator

O HostGator oferece hospedagem específicas para e-commerce, com o plano DLoja Virtual, nas opções básico (lojas iniciando), essencial e completo (para crescer).

Os recursos são voltados para criação (loja virtual + hospedagem) e administração de comércio eletrônico. Incluem opções de carrinhos de compra, integração com sistemas de envio e gateways de pagamento (cartão de crédito, PIX, boleto).

Para aumentar o alcance do seu e-commerce o HostGator tem integração com os principais marketplaces (Mercado Livre, Amazon, Shopee); permite vendas por redes sociais (Instagram, Facebook e Google Shopping) e dropshipping.

São dezenas de temas responsivos disponíveis por categoria, para você escolher e personalizar sua loja, sem conhecimento técnico. No construtor de sites, você define o formato das colunas e o número de produtos que serão mostrados nas páginas, personaliza os banners para campanhas, insere imagens, gifs e vídeos.

Para promover seu e-commerce, você tem acesso a ferramentas de marketing (integração com Google Analytics), recursos de SEO, gestão de promoções e integração com e-mail marketing.  Nos planos para loja virtual do HostGator, os produtos cadastrados, as visitas no site e os domínios e subdomínios são ilimitados. O certificado SSL e o recurso antifraude (Clear Sale) são gratuitos.

O painel de controle no HostGator é o cPanel; a infraestrutura de hospedagem permite velocidades consistentes e estáveis (armazenamento em SSD); o uptime de 99.9% (alta disponibilidade) é garantido em contrato. O Gator permite integração com CDN Cloudflare, e suporta plataformas como WooCommerce, PrestaShop e Magento.

O suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio de chat ao vivo e sistema de tickets, o idioma é o português. A avaliação geral do HostGator no Reclame Aqui é ótima (8.0).

São muitos os recursos disponibilizados pelo HostGator DLoja Virtual, mas isso acaba elevando o custo dos planos quando comparado com as hospedagens padrão. No entanto, você pode testar o DLoja Virtual por 30 dias (inserindo um cartão de crédito) e verificar se a relação entre custo e os benefícios ofertados, atendem os requisitos da sua loja. É importante observar que o DLoja Virtual cobra taxas por transação efetivada, que vão de 0,5% até 1,5%.

Vantagens


Vários recursos e integrações específicos para e-commerce
Construtor de sites, com layouts para lojas
Velocidades, armazenamento e uptime para vendas online
Certificado SSL grátis
Período de teste de 30 dias

Desvantagens


Comissão por transação (percentual sobre o subtotal do pedido pago)

Hostinger

A melhor hospedagem para e-commerce do Hostinger são as 3 opções do plano cloud, Startup, Professional e Enterprise. Esse tipo de hospedagem é recomendado com frequência para lojas virtuais, devido ao cloud oferecer benefícios significativos em termos de confiabilidade, desempenho e escalabilidade. É possível dimensionar os recursos de acordo com as necessidades do negócio e lidar com picos de tráfego quando for necessário.

O cloud Startup do Hostinger inclui recursos e funcionalidades específicas para lojas virtuais (+ de 20 métodos de pagamento). O construtor de sites, inclui ferramentas com base em inteligência artificial (IA), que podem ajudar a otimizar seu e-commerce para mecanismos de busca (SEO).

Como pesquisa e indicação de palavras-chave, conteúdo básico de forma automática, e a função mapa de calor para indicar em seu e-commerce, quais áreas e elementos recebem mais atenção dos visitantes.

Você também pode configurar o Google Analytics na hospedagem para e-commerce, acompanhar o desempenho das suas páginas, ver o que está funcionando ou não, e melhorar suas estratégias de SEO.

O armazenamento (200GB/startup cloud) é em SSD NVMe, com desempenho até 10x mais rápido do que o desempenho padrão dos outros planos de hospedagem. Além disso, imagens, vídeos e outros arquivos, de todos os sites desenvolvidos pelo criador de sites do Hostinger, são automaticamente distribuídos pela CDN Cloudflare.

O uptime do Hostinger é de 99,9% e garantido em contrato, também estão disponíveis, no cloud Startup: certificado SSL gratuito e largura de banda ilimitada; um domínio grátis por 1 ano; CDN gratuita; IP dedicado; migração de site gratuito; WooCommerce padrão (Até 500 produtos, loja em vários idiomas, sistema de pagamentos e cálculo de frete), entre vários outros recursos.

O Hostinger fornece um painel de controle próprio, o hPanel, a interface gráfica é intuitiva e facilita aos iniciantes gerenciar toda a hospedagem do site.  Não é cobrado taxa sobre transações; o suporte é 24 horas (chat, e-mail) em português; e a avaliação do Hostinger no Reclame Aqui é considerada ótima (8.4).

Vantagens


Ferramentas com base em inteligência artificial (IA)
Armazenamento em SSD NVMe, maior rapidez
SSL gratuito, largura de banda ilimitada, CDN gratuita
Painel de controle próprio
Período de teste e reembolso de 30 dias

Desvantagens


Backups diários têm custo

Locaweb

A Locaweb é uma empresa de hospedagem de renome no Brasil, a infraestrutura conta com um dos maiores data centers da América Latina, sendo que o host é proprietário da Tray E-commerce (está entre as melhores plataformas de comércio eletrônico).

Os planos da Locaweb incluem recursos e ferramentas, que atendem as necessidades da hospedagem para e-commerce. Como criador de sites (para 1 site); certificados SSL (grátis no primeiro ano); suporte a diferentes plataformas de comércio eletrônico e recursos de segurança aprimorados.

De acordo com a Locaweb, se você pensa em vender vários produtos em diversas categorias, e isso resulta em um alto volume de tráfego, considere contratar uma hospedagem com recursos dedicados.

O painel de controle da Locaweb é exclusivo, o ambiente de gerenciamento tem design intuitivo, onde cards destacam as funcionalidades e recursos. A interface simplifica a interação com funções técnicas, como configurar banco de dados, registrar domínio (grátis no primeiro ano), criar e editar arquivos, personalizar contas de e-mails e definir requisitos de segurança. Simplifica o acesso ao Criador de Sites e a instalação do WordPress em poucos cliques, além de outros aplicativos.

Os templates que a Locaweb oferece para seu e-commerce são totalmente personalizáveis e atende diferentes segmentos de mercado: Alimentação; Animais; Cursos e Educação; Esporte; Fotografia; Infantil; Moda e Estética; Música e Eventos; Negócios; Portfólio e Currículo; Prestação de Serviços; Saúde e Bem-Estar; Tecnologia e Turismo. Além da opção “Em Branco”.

Incluem recursos como criação de catálogo de produtos, gerenciamento de pedidos, opções de métodos de pagamento e envio, integração com marketplaces, ferramentas de marketing (Google Analytics) e muito mais.

As contas de e-mails são gratuitas (Webmail RoundCube via SMTP, IMAP, POP3), tem boa capacidade de armazenamento (10 GB), no entanto, não são ilimitadas, e o número de contas varia conforme o plano (50 – Plano II | 100 – 150 contas Hospedagem Dedicada).

O uptime que a Locaweb garante em contrato é de 99,5% (um pouco abaixo de outros concorrentes), e o host concede descontos, caso esse tempo de atividade não seja mantido. Já a migração é gratuita para sites e e-mails, mas é necessário que eles conheçam seu site e confirmem a viabilidade da transferência.

O suporte ao cliente em português, está disponível 24×7, por telefone, chat ao vivo e sistema de tickets. No Reclame Aqui a Locaweb recebeu o selo RA1000 |2023 (excelente atendimento ao cliente), no geral as avaliações consideram o host “Ótimo”, com nota 8.4.

No que se refere a reembolso, a Locaweb pode realizar um pagamento proporcional até a data do cancelamento, mas, será preciso atender alguns procedimentos que a empresa julgar necessário. O período de teste não está liberado para as opções de hospedagem, somente em planos específicos para o construtor de sites, que é de 15 dias.

Vale observar que a plataforma de e-commerce Tray, que pertence a Locaweb, possui hospedagem própria.

Vantagens


Certificado SSL e domínio, gratuitos por um ano
Criador de sites
Contas de e-mails com 10GB de espaço
Data centers com tecnologia avançada no Brasil
Suporte em português por chat, e-mail e telefone

Desvantagens


Sem período de teste de hospedagem
O custo pode ser elevado em relação aos serviços disponíveis

SiteGround

SiteGround a hospedagem com infraestrutura do Google Cloud Platform

O SiteGround é conhecido por fornecer serviços de hospedagem rápidos e confiáveis, o fato de ser parceiro certificado do Google Cloud Platform, significa acesso às tecnologias mais recentes. Que permitem um alto nível de desempenho, segurança e escalabilidade, resultando em benefícios significativos para seus negócios na web.

Se você pretende construir uma loja online, o SiteGround tem habilitado em seus planos o WooCommerce, fornecendo servidores otimizados para essa plataforma. Estão disponíveis uma grande variedade de temas, e você pode personalizar o e-commerce para suas necessidades específicas.

Recursos abrangentes para comércio eletrônico estão disponíveis, permitindo adicionar, editar e organizar facilmente seus produtos. Você define atributos, insere imagens, configura gateways de pagamento e métodos de envio. Entre uma lista extensa de recursos adicionais, fornecidos pelo ecossistema de plugins do WordPress.

Com relação ao painel de controle o SiteGround desenvolveu o SiteTools, a interface é simplificada e funcional, as diferentes seções são identificadas de forma clara, para que você acesse os recursos e use as ferramentas do painel intuitivamente.

Com apenas alguns cliques, é possível administrar domínios e subdomínios; configurar banco de dados, gerenciar arquivos; criar contas de e-mail (gratuitas, protocolos SMTP, POP3 e IMAP); instalar aplicativos; realizar backups; monitorar estatísticas de tráfego e muito mais.

Tecnologias de ponta implementadas pelo SiteGround fornecem um desempenho rápido e confiável para seu e-commerce. O provedor de hospedagem utiliza servidores SSD, CDN (Content Delivery Network) e a tecnologia SuperCacher (sistema de cache exclusivo) para acelerar o carregamento das páginas do site. E com um uptime na média de 99,99% de tempo de atividade, dificilmente seu e-commerce ficará fora do ar.

O SSL do SiteGround é gratuito para garantir a segurança das transações e dados do cliente. Uma camada extra de proteção é fornecida com filtragem de tráfego DDoS, firewall WAF e o Site Scanner, um sistema de detecção de malware.

No Trustpilot a reputação do SiteGround é 4.8/5.0 (Excelente), o suporte ao cliente é rápido e amigável. Uma equipe especializada, está disponível 24 horas por meio de chat ao vivo e sistema de tickets, no idioma inglês.

É importante observar, que a extensão “.com.br”, não está na lista de domínios do SiteGround, sendo que o valor do domínio é cobrado desde o início da assinatura, em dólar. O período de reembolso de 30 dias, também pode ser o teste da hospedagem para e-commerce.

Vantagens


Infraestrutura do Google Cloud Platform
WooCommerce habilitado por padrão
Velocidade otimizada, SSD, CDN e SuperCacher
SSL gratuito, segurança Site Scanner
Período de teste e reembolso de 30 dias

Desvantagens


Suporte ao cliente em inglês
Pagamento da hospedagem em dólar

GoDaddy

A hospedagem para e-commerce do GoDaddy oferece recursos abrangentes para você iniciar e administrar sua loja online. Com funcionalidades fáceis de usar, segurança robusta e opções de marketing integradas.

A Loja Online do GoDaddy é um dos vários aplicativos que você obterá com o Criador de Sites ao adquirir o plano da Loja Online. Junto vem o Email Marketing integrado na plataforma, o GoDaddy Studio (mídias sociais) otimização de SEO, a Contabilidade Online e o Certificado SSL (gratuito).

Se estiver oferecendo serviços como aulas de yoga ou consultoria profissional, o GoDaddy indica o Plano Premium. Ele permite receber pagamentos de clientes que reservam serviços no seu site.

Já se você vai vender produtos, o ideal é o Plano de Comércio eletrônico, com todas as funcionalidades necessárias para uma loja online. Adicione até 5.000 produtos, com até 10 imagens por produto e gerencie tudo com facilidade. Configure sistemas de envio e adicione gateways de pagamento (cartões de crédito, Apple Pay, Google).

O painel de controle do GoDaddy é o cPanel; o uptime garantido em contrato é de 99,9%; o armazenamento em SSD; conta de e-mail de 10GB grátis no primeiro ano; domínio gratuito por 1 ano; o suporte ao cliente é em português, por chat, e-mail e telefone.

No site ReclameAqui o GoDaddy tem um índice de satisfação geral considerado “Regular”, com nota “6.8”.

Vantagens


Permite criar sites WordPress no cPanel
Uptime de 99,9%
SSL gratuito e ilimitado para os sites
Ferramenta de e-mail marketing integrada
Prazo de reembolso de 30 dias

Desvantagens


Número de contas de e-mail limitado

Como escolher a melhor hospedagem para e-commerce

A escolha do melhor serviço de hospedagem para seu e-commerce, está diretamente relacionado a uma experiência de compra aprimorada para seus clientes.

Portanto, você precisa garantir um site seguro, rápido e confiável. Que atenda de forma adequada seus consumidores, integrando recursos personalizados para o comércio eletrônico.

É fundamental, considerar o tamanho da sua loja, o volume de tráfego esperado, as funcionalidades necessárias e o orçamento disponível. A seguir, reunimos os principais fatores que você deve observar ao escolher um provedor de hospedagem para o seu e-commerce.

Painel de Controle

cPanel

O cPanel é conhecido por ser um painel completo, ter uma interface intuitiva com estrutura organizada (ícones, menus), que facilita a gestão da hospedagem do site, sem a necessidade de conhecimento técnico. O painel de controle oferece uma ampla gama de recursos e funcionalidades, que atendem usuários iniciantes e avançados:

Gestão de banco de dados e arquivos: o gerenciador de arquivos baseado na web do cPanel, permite fazer upload, editar, renomear, mover e excluir arquivos. Possui suporte para criar e extrair arquivos compactados. E integra ferramentas para criar, gerenciar e fazer backup de bancos de dados PHP e MySQL. Você pode criar novos bancos de dados, adicionar usuários e definir permissões de acesso.
Contas de e-mail: é possível criar contas de e-mail personalizadas com seu nome de domínio, definir redirecionamentos, criar filtros de spam, configurar respostas automáticas. O acesso das contas pode ser por meio de clientes de e-mail ou webmail.
Instalador de aplicativos: o cPanel disponibiliza a ferramenta Softaculous, que oferece uma ampla biblioteca de scripts pré-configurados, como WordPress, Joomla, Drupal e muitos outros. Com apenas alguns cliques, você pode instalar e configurar plataformas de comércio eletrônico populares como Magento, WooCommerce e PrestaShop.
Estatísticas do site: você pode obter relatórios detalhados sobre o tráfego do seu site no cPanel. Como por exemplo, número de visitantes, origem dos visitantes, páginas mais populares e consumo de largura de banda. Isso pode ajudar a entender melhor o desempenho do seu e-commerce.
Domínios e subdomínios: adicione e gerencie domínios e subdomínios no cPanel. Isso inclui a configuração de redirecionamentos, apontar domínios para diretórios específicos e criar registros DNS.
Gestão de segurança: o painel de controle oferece recursos de segurança, como proteção de diretórios com senha, gerenciamento de permissões de arquivos, configuração de firewalls e proteção contra ataques DDoS. No cPanel você configura backups automáticos para proteger seus dados, gerencia cron jobs, instala certificados SSL/TLS, entre outros recursos.
Portabilidade: o fato do cPanel ser utilizado por muitos serviços de hospedagem, torna mais fácil o processo de migração, caso seja necessário. O suporte para cPanel em outros provedores, evita que seja preciso se adaptar a um novo painel de controle.

Painéis de controle proprietários

Alguns provedores oferecem seus próprios painéis de controle, que geralmente, não possuem tantas funcionalidades quanto o cPanel. As vantagens desses painéis proprietários podem incluir:

Integração com serviços: painéis proprietários são personalizados para integração direta com serviços específicos do provedor de hospedagem. A interface gráfica mais enxuta, costuma funcionar de forma parecida com a área de trabalho de um computador. Isso permite aos iniciantes, administrar a hospedagem sem complicações. Normalmente o painel inclui, gerenciador de arquivos para fazer upload, editar e gerenciar o conteúdo da sua loja virtual. Fornece recursos para instalar e configurar ferramentas de segurança; configuração de backups; criar e-mails personalizados; registro de domínios; entre várias outras funcionalidades.
Recursos de e-commerce: alguns painéis proprietários podem incluir recursos específicos para e-commerce, como integrações com plataformas de comércio eletrônico, ferramentas de e-mail marketing e instalador de aplicativos.
Portabilidade: como esses painéis de controle são projetados pelos provedores, se você decidir migrar seu comércio eletrônico para outra hospedagem, o mesmo painel não vai estar disponível no outro provedor.

Serviços oferecidos

Painel de controle intuitivo, integração com gateways de pagamento e otimização de velocidade e escalabilidade, para lidar com picos de tráfego, são essenciais em uma hospedagem de e-commerce. Outros recursos úteis que você pode esperar de uma boa hospedagem de site incluem:

  1. Domínio: alguns provedores incluem o registro de domínio como parte de seus pacotes de hospedagem, muitas vezes ele é gratuito por um determinado período (1 ano). Enquanto outros, podem exigir que você registre e pague pelo domínio separadamente.
  2. E-mail: e-mails associados ao seu domínio, permitem que você crie contas de e-mail personalizadas: “seunome@sualoja.com”. Verifique se a hospedagem oferece contas de e-mails gratuitas, suporte para serviços como webmail e protocolos populares, incluindo o POP3 e IMAP.
  3. Criação de site: Alguns provedores de hospedagem oferecem recursos para criação do e-commerce. Isso inclui, construtores de sites e integração com plataformas de gerenciamento de conteúdo (CMS), como WordPress, Magento, WooCommerce, entre outros. Essas ferramentas facilitam para você criar e personalizar o seu comércio eletrônico, mesmo sem conhecimento técnico em programação e design.
  4. Migração de site: Se você já possui um site da sua loja hospedado em outro provedor, a migração de site é um serviço importante. Alguns provedores oferecem migração gratuita, e assistência na transferência do seu e-commerce para a plataforma de hospedagem. Orientam para mover arquivos, configurar corretamente banco de dados; os domínios e endereços de e-mail.
  5. Backup: é essencial verificar se a hospedagem realiza backups automáticos, ou oferece ferramentas, para configurar backups regulares de conteúdo do seu e-commerce. Isso garante que seu site seja restaurado no caso da perda de dados e falhas do servidor.

Usabilidade

Um sistema de gerenciamento da hospedagem fácil de usar, torna o processo mais eficiente, reduz a curva de aprendizado e permite que você administre seu site de e-commerce de forma mais produtiva. Isso resulta em uma melhor experiência para você como gestor do site e ajuda a garantir um ambiente de hospedagem estável e confiável para seus clientes.

É importante considerar que uma interface de hospedagem amigável, para administrar sua loja online, não só simplifica processos, mas evita erros. Possibilita, que com apenas alguns cliques, você execute as tarefas de rotina do seu e-commerce, sem que seja necessário conhecimento técnico avançado.

Portanto, certifique-se que o seu provedor de hospedagem ofereça um painel de controle com os recursos necessários para administrar seu e-commerce, sem esquecer que a gestão deve ser simplificada. A ferramenta deve oferecer fácil acesso desde a instalação da loja; gestão de conteúdo, arquivos, e-mails e backups; até adicionar de forma rápida aplicativos úteis para sua loja online.

Recursos

Considere os recursos oferecidos pelo provedor de hospedagem que podem beneficiar seu e-commerce. Como ferramentas de marketing, análise de relatórios, créditos de publicidade ou integração com serviços de e-mail marketing.

Se você vai desenvolver sua loja online, no construtor de sites disponibilizado pelo serviço de hospedagem, verifique a integração com sistemas de envio e gateways de pagamentos (cartões de crédito, boleto, PayPal, entre outros).

As melhores hospedagens para e-commerce oferecem soluções de otimização para mecanismos de busca (SEO), como pesquisa de palavras-chave e sugestões de otimização on-page. Fornecem integração com ferramentas para análise e relatórios em tempo real (Google Analytics), sobre o desempenho do seu site, taxas de conversão, origem dos visitantes e muito mais.

Com base nesses insights você pode tomar decisões informadas, otimizar suas estratégias de conteúdo e marketing. Melhorar a classificação do seu comércio eletrônico nos resultados de pesquisa e atrair mais tráfego orgânico.

Além disso, alguns provedores de hospedagem oferecem créditos de publicidade gratuitos (Google ADS). Permitem vendas pelo Instagram, Facebook e Google Shopping e têm suporte para vários marketplaces.

Velocidade

A velocidade do site é crucial para fornecer uma experiência positiva, afinal, seus clientes esperam que as páginas da sua loja online carreguem rápido. Um desempenho lento pode aumentar as taxas de rejeição e diminuir as vendas. É possível medir a velocidade da sua loja online, com ferramentas gratuitas, como o Google PageSpeed Insights e o GTmetrix.

CDN (Content Delivery Network)

Ao escolher sua hospedagem, verifique se o provedor oferece servidores de alto desempenho, otimizados para e-commerce, possui recursos de armazenamento em cache para acelerar o carregamento. E principalmente, considere a utilização de uma CDN.

CDN consiste em uma rede de servidores distribuídos geograficamente em várias localizações. Quando um cliente acessa o seu e-commerce, a CDN redireciona o conteúdo do site para o servidor mais próximo deste usuário. Ao reduzir a latência, ocorre um aumento significativo na velocidade do site.

Cloudflare é uma das principais empresas de serviços de CDN e oferece uma rede global de servidores, fornece recursos avançados e soluções robustas para melhorar o desempenho, a segurança e a disponibilidade de sites, incluindo os de e-commerce.

Uptime

Sites de e-commerce precisam de serviços de hospedagem confiáveis e estáveis, ou seja, que possam garantir seus produtos ou serviços disponíveis para os consumidores, sem interrupções ou problemas técnicos.

Portanto, o uptime de 99,9% (tempo de atividade) garantido em contrato é o ideal. Considere que um tempo de inatividade pode resultar em perda de vendas e afetar negativamente a reputação do seu negócio na internet.

Armazenamento SSD

Outro ponto fundamental é a capacidade de armazenamento da hospedagem. Que depende de vários fatores, e no e-commerce também inclui, o tamanho do catálogo e os tipos de produtos, volume de vendas e a mídia (imagens, vídeos) associada a cada produto.

Alguns provedores de hospedagem especificam para qual tipo de negócio o plano é indicado (iniciante, em crescimento, lojas grandes). Verifique se a hospedagem é escalável, com recursos que podem ser facilmente ajustados à medida que seu negócio cresce.

Quanto ao tipo de armazenamento, o SSD é considerado mais rápido e confiável, quando comparado ao HDD. A velocidade pode ser ainda significativamente mais rápida e o desempenho potencialmente otimizado, se o armazenamento for SSD NVMe.

Segurança

Manter informações pessoais e financeiras seguras, está entre as principais preocupações de quem compra online. Você precisa garantir que o seu e-commerce ofereça um ambiente seguro e confiável para seus consumidores.

Em geral, os provedores de hospedagem implementam monitoramento contínuo de segurança, para identificar atividades suspeitas ou tentativas de invasão e assim, responder rapidamente a potenciais ameaças.

Isso inclui, monitorar logs de acesso, detecção de malware, verificação de integridade de arquivos e análise de tráfego em tempo real. Oferecer proteção contra DDoS, mitigando riscos de ataques que podem prejudicar o funcionamento da sua loja online.

É importante que você observe, se a hospedagem para e-commerce fornece SSL em seus planos. Esse protocolo de segurança, estabelece uma conexão criptografada entre o navegador do usuário e o servidor de hospedagem. Ele é essencial para proteger transações financeiras, informações confidenciais (senhas, cartões de crédito) e dados pessoais de clientes.

O SSL é identificado pelo cadeado na barra de endereço do navegador e pelo uso do “S” no “https://” do URL. Sem esquecer que o Google considera sites sem SSL inseguros, portanto, perigosos para seus usuários acessarem.

Suporte e Assistência técnica

Considere que o suporte deve ser capaz de lidar com questões técnicas, auxiliar na configuração do ambiente de hospedagem, resolver problemas de desempenho, ajudar na resolução de problemas de segurança, prestar orientações sobre os planos, pagamentos e reembolsos.

Ou seja, estar disponível 24×7, em diferentes canais de comunicação (chat ao vivo, e-mail e telefone), para responder de forma rápida e efetiva, qualquer dúvida ou solicitação que você possa precisar para seu e-commerce.

Reputação das empresas

A reputação da empresa de hospedagem reflete a confiabilidade e a qualidade do serviço oferecido. Um provedor com boa reputação indica desempenho eficiente, tempo de atividade estável (uptime), medidas de segurança robustas e atendimento ao cliente eficaz.

Isso contribui para a melhor experiência de compra do seu cliente, evita problemas futuros e ajuda a construir uma presença online confiável para o seu negócio.

Uma maneira de conhecer a reputação do seu provedor de hospedagem, é acessando o site ReclameAqui. A plataforma ganhou popularidade por oferecer aos consumidores um espaço para compartilhar suas experiências de consumo e buscar soluções dos problemas com produtos ou serviços.

Qual a diferença entre hospedagem de site para e-commerce e plataforma de e-commerce?

Hospedagem de site para e-commerce e plataforma de e-commerce, possuem propósitos específicos, que podem ser complementares, quando se trata de criar uma loja online.

A principal diferença entre os dois serviços, é que a hospedagem se concentra na infraestrutura para armazenar e disponibilizar o site na web. Enquanto o foco da plataforma de e-commerce é fornecer uma solução completa, com ferramentas e recursos para criação e gestão de uma loja virtual.

Geralmente incluem templates de design, ferramentas de personalização, integração de sistemas de pagamento e recursos de gerenciamento de pedidos.

Normalmente, as plataformas de e-commerce incluem a hospedagem como parte dos recursos. Por outro lado, muitos provedores de hospedagem integram a ferramenta de Construtor de Sites nos seus planos. Isso significa, que você pode desenvolver uma loja online dentro da infraestrutura de hospedagem.

Provedores como o HostGator, fornecem opções de hospedagem específicas para e-commerce (DLoja Virtual), e disponibilizam todos os recursos para criação do site de comércio eletrônico.

Conclusão

Ao considerar as opções de hospedagem para e-commerce, o Hostgator se destaca como uma escolha sólida, o provedor está entre os serviços de hosting mais recomendados do mercado.

Com um plano de hospedagem exclusivo para e-commerce (DLoja Virtual) a plataforma oferece diferenciais importantes para impulsionar o sucesso do seu comércio eletrônico. São funcionalidades de segurança robustas, uptime de 99,9%, templates responsivos, cPanel, otimização de SEO, escalabilidade eficiente, entre muitos outros recursos.

Perguntas frequentes (FAQs)