Conheça os 7 tipos de hospedagem de site e descubra qual é a melhor opção para você

Conheça os 7 tipos de hospedagem de site e descubra qual é a melhor opção para você

Quando você tem um site, um blog ou uma loja virtual, você precisa “alugar um espaço” num computador super potente, que nunca desliga, e que está sempre online e interligado com outros computadores para que qualquer pessoa em qualquer parte do mundo consiga acessar com sucesso o seu endereço através da internet, a qualquer momento.

O nome desse serviço é hospedagem de site e no artigo de hoje explicaremos quais são os tipos de hospedagem que existem para que você possa escolher qual é a melhor opção para o seu projeto.

Quais são os tipos de hospedagem de site?

Hospedagem compartilhada

Essa é uma das opções mais baratas que existe pois aqui você precisará dividir os recursos de um mesmo servidor com outros usuários, ou seja, você precisará dividir a memória, o poder de processamento e a capacidade de armazenamento desse servidor.

Se você tem um blog, um site pessoal ou até mesmo o site da sua empresa que ainda não tem tanto tráfego assim, essa é uma ótima opção para você dar um upgrade da hospedagem gratuita já que não vai te custar tanto e não vai demandar conhecimento técnico algum da sua parte.

Vantagens


Custo acessível, principalmente para quem está começando
Os servidores já vêm configurados não exigindo, portanto, que se tenha um conhecimento técnico prévio
Você não precisa se preocupar com a administração e a manutenção do servidor
Muitas empresas já oferecem suporte 24/7 a partir desse plano via chat, e-mail ou telefone

Desvantagens


Seu site poderá ficar fora do ar se estiver prejudicando o desempenho dos outros sites que dividem a configuração do servidor com você
Já se o site dos outros que compartilham o servidor com você tiver muito acesso, o desempenho do seu site é que poderá ser prejudicado
O seu site pode ficar vulnerável a ameaças que atingem os sites que compartilham o servidor com o seu

Servidor Virtual Privado (VPS)

Essa opção de hospedagem é mais segura e estável do que a hospedagem compartilhada e também é uma alternativa mais barata do que alugar um servidor inteiro.

Indicada para sites que têm tráfego médio, a hospedagem VPS utiliza uma técnica chamada de virtualização onde se instala uma camada virtual sobre o sistema operacional do servidor, dividindo-o em partições (como se fosse um HD). A partir daí, cada partição é ocupada por um site que não precisa dividir seus recursos com mais ninguém.

Aqui se tem uma maior liberdade de configuração, então é preciso que se tenha conhecimento técnico para executar as modificações ou contratar um especialista na área para te ajudar.

Vantagens


Mais rápida e mais confiável do que a hospedagem compartilhada
Mais em conta do que alugar um servidor próprio
Estabilidade na performance já que não precisa dividir recursos
Permite um tráfego maior de acessos
Pode-se fazer facilmente um upgrade de recursos como aumentar a capacidade do HD ou da memória RAM
Maior possibilidade de modificar configurações

Desvantagens


É um pouco mais cara do que as hospedagens compartilhadas
Requer conhecimento técnico para executar modificações ou ter a ajuda de um profissional
Uma configuração inadequada acarreta em falhas na segurança

Hospedagem em servidor dedicado

Nesse tipo de hospedagem, você aluga um servidor físico só para o seu negócio e isso se traduz num desempenho superior a qualquer outro tipo de hospedagem.

Essa opção é perfeita para sites com tráfego intenso ou que precisam de um grande nível de segurança, pois aqui você tem total controle tanto do software do servidor quanto do próprio hardware, se tornando o responsável pela manutenção, atualização e segurança desse servidor.

Por tudo isso, essa é a opção mais cara de hospedagem que se tem no mercado, mas também a mais completa. Nessa opção de hospedagem talvez você também precise de um especialista para te auxiliar nas configurações e manutenção, caso não tenha esse conhecimento técnico.

Vantagens


Total controle sobre os recursos de memória, capacidade de processamento, instalação e atualização de softwares e demais recursos de personalização
Alto desempenho quando comparado a qualquer outro tipo de hospedagem
Não precisa dividir os recursos do servidor com mais ninguém
Possui um alto nível de segurança

Desvantagens


Tem um valor alto pois somente você é quem vai arcar com todos os custos do servidor
Precisa-se ter um bom conhecimento técnico para configurar e atualizar o servidor para se atingir o máximo de potencial dele

Hospedagem na nuvem (hospedagem cloud)

Na hospedagem em nuvem você não utiliza apenas um servidor, mas sim vários servidores online que estão espalhados em diversos outros computadores.

Cada servidor guarda uma cópia atualizada do seu site então quando tiver algum problema, o tráfego do seu site será redirecionado para o servidor que possa atender essa demanda.

A principal vantagem da hospedagem cloud é poder diminuir ou aumentar os recursos disponibilizados no servidor de acordo com a sua necessidade ou a sua demanda. E em alguns casos, a hospedagem cloud e a VPS são combinadas para entregar um melhor desempenho e uma maior confiabilidade do servidor.

Vantagens


Pode-se aumentar ou diminuir os recursos disponíveis no servidor de acordo com a demanda ou com a sua necessidade
Seu site dificilmente vai ter problemas ou sair do ar
Permite um certo controle de custos
Pode-se ser combinado com a hospedagem VPS

Desvantagens


Os custos aumentam de acordo com seu uso e demanda
Necessita de um bom nível técnico para configurar adequadamente o servidor

Colocation

É o tipo de hospedagem que disponibiliza a infraestrutura adequada para hospedar o servidor da sua empresa em um Data Center alugado. Aqui preserva-se um grande nível de autonomia sem precisar se preocupar com a construção e manutenção de um Data Center, mas você ainda é o único responsável pela gestão e atualização do software e do hardware.

O seu custo é, portanto, mais elevado sendo então um modelo de hospedagem utilizado em situações bem específicas.

Vantagens


Traz economia pois não precisa investir na construção e manutenção do seu próprio Data Center
Fornece uma conexão mais estável do que um servidor que está numa sala de escritório normal
Permite um alto nível de controle do servidor
Alto nível de segurança física devido aos protocolos rígidos do Data Center

Desvantagens


É um serviço caro e portanto não indicado para iniciantes
Você é o único responsável pela atualização do software e do hardware

Hospedagem específica

É o tipo de hospedagem que muitas empresas oferecem para sites que são feitos em plataformas como o WordPress, o Joomla, e o Drupal. Aqui os painéis de gerenciamento são todos otimizados para cada uma dessas plataformas, simplificando a manutenção do seu site e você ainda conta com um suporte técnico especializado para cada tipo de ferramenta diminuindo o tempo de resolução de qualquer problema que você tenha no seu provedor de hospedagem.

WordPress e Joomla

Com a popularidade dos sistemas de gerenciamento de conteúdo (os famosos CMS),  muitas empresas sentiram a necessidade de oferecer uma hospedagem específica para sites criados nessas plataformas como o WordPress e o Joomla.

Os servidores são então otimizados para rodar sites em cada uma dessas plataformas, diminuindo a chance de esbarrar em qualquer problema técnico.

Com um único clique você pode gerenciar o seu site já que terá um painel de controle disponível com os recursos do CMS específico não sendo necessário instalar e nem configurar nada.

Esse tipo de hospedagem simplifica e muito a vida de quem tem um site nessas plataformas e a diferença entre os tipos de hospedagem se dá de acordo com as características de cada plataforma.

Wix

O Wix é um famoso construtor de sites que utiliza o sistema de “clique e arraste” e seus servidores hospedam somentes sites criados em sua própria plataforma não dando suporte para que se importe ou exporte conteúdo para outras plataformas como o WordPress, por exemplo.

Esse modelo é ideal para pequenos negócios ou sites que não tem muito tráfego e ainda para quem não tem muito conhecimento técnico no desenvolvimento de um site ou conta com poucos recursos financeiros para colocar sua ideia no ar.

E embora o uso seja muito intuitivo, a maior parte dos plugins é paga e não é um valor muito acessível.

Wix ou WordPress qual o melhor serviço de hospedagem

Como escolher o tipo de hospedagem ideal para você

Ao escolher o tipo de hospedagem ideal para você, tenha em mente principalmente o tipo de site que você terá e uma média da quantidade de conteúdo que você colocará nesse site.

Assim você se guiará não somente pelo valor, mas sim pelos benefícios do tipo de hospedagem escolhida como:

  • possibilidade de domínio gratuito (mesmo que seja somente no 1º ano),
  • certificado SSL incluso,
  • migração gratuita de site e e-mails,
  • quantidade de armazenamento,
  • velocidade de troca de informações,
  • possibilidade de ter um painel de gerenciamento específico para WordPress se for o caso,
  • e suporte técnico em português 24/7.

Necessidade do projeto

Para um blog, um site estático que serve apenas como cartão de visita, um site que já tem muitas páginas e recebe um tráfego intenso, ou uma loja virtual com poucos ou muitos produtos, você precisará de um tipo de hospedagem diferente.

Para projetos iniciantes e sites que ainda não recebem muito tráfego, você pode escolher a hospedagem compartilhada.

Já se você quer escalar um pouco mais o seu negócio, talvez seja bom contratar uma hospedagem na nuvem ou VPS.

E se você tem um tráfego intenso, necessita de uma alta camada de segurança e quer ter mais controle de software e até de hardware e pode pagar por isso, o indicado seria um servidor dedicado.

Para quem tem sites desenvolvidos em WordPress, o interessante seria contratar uma hospedagem específica e otimizada para esse CMS.

Armazenamento

É o limite de espaço que cada site pode utilizar dentro de um servidor para armazenar imagens, textos, vídeos, páginas completas e e-mails.  Ao atingir esse limite, você não poderá inserir no site mais nenhuma informação.

Sites com poucas páginas simples não precisam de um grande espaço de armazenamento, mas lojas virtuais e sites com muitas páginas de conteúdo precisam de mais espaço.

Dependendo do plano contratado, você pode ter de 10GB de armazenamento até 100GB. Para saber qual se encaixa melhor de acordo com a sua necessidade, o ideal é fazer um cálculo do quanto de espaço você precisa e acrescentar uma sobra como margem de segurança para evitar dores de cabeça no futuro.

Uptime

Significa o tempo em que o servidor se mantém online. E hoje em dia, todo serviço profissional de hospedagem garante no mínimo 99,9% de tempo online. Os outros 0,1% de indisponibilidade se deve a problemas técnicos e nessa parte a hospedagem VPS tem uma certa vantagem em relação a hospedagem compartilhada pois seu servidor não compartilha recursos com nenhum outro site.

Velocidade

Para garantir o quanto de largura de banda você precisa, também é necessário analisar o tipo de site que você tem.

Se você tem um site com pouco conteúdo, não irá demandar muita largura de banda. Entretanto, se você tem um site mais robusto, invista numa hospedagem de site que garante uma maior velocidade no tempo de carregamento do conteúdo.

Quanto mais rápido o seu site abrir, melhor para o seu posicionamento nos sites de busca. Lembre-se de verificar a velocidade de carregamento do seu site em smartphones pois isso também conta para fins de SEO uma vez que impacta na usabilidade do usuário.

E para conferir se o tempo de carregamento do seu site é aquele que foi contratado, você pode utilizar gratuitamente sites como o GT Metrix, por exemplo.

Segurança

Quando um site apresenta um cadeado ao lado da URL, isso significa que esse site possui um certificado SSL, responsável por criptografar as informações e impedir que elas sejam lidas em caso de um ataque hacker.

Esse certificado inclusive impacta no SEO da sua página, ou seja, páginas que não tem essa proteção perdem posições no ranqueamento orgânico do Google.

E muitos dos serviços de hospedagem oferecem o certificado SSL gratuitamente no primeiro ano, então não existe desculpa para não ter um.

cPanel

É uma ferramenta, um painel de controle que te permite gerenciar a sua plataforma de hospedagem de site de uma forma simples e não técnica que exige algum conhecimento de programação.

É aqui que você cria contas de e-mails, altera senhas, configura domínios, tem acesso ao banco de dados e pode instalar softwares.

Alguns serviços de hospedagem oferecem painéis de controle mais simples como esse ou mais complexos e tudo depende do que você necessita, mas muitas hospedagens oferecem suporte ao cPanel e até uma certa personalização dele para quem contrata a hospedagem.

Preços e funções extras

A hospedagem compartilhada é a opção mais barata começando por volta de R$10,90 na contratação do plano anual em muitos dos provedores.

Incluso no preço, você deve analisar o que vem no pacote: domínio e certificado SSL grátis pelo menos no primeiro ano, contas e-mail, migração de sites e e-mail gratuitas, backups semanais ou diários, proteção contra ataques DDos, criação de sites e/ou loja virtual integrada, espaço de armazenamento, etc.

Grande parte dos planos contratados por um preço acessível já vem com as funções listadas acima, mas é necessário checar antes de confirmar a contratação do plano escolhido.

Suporte e assistência técnica

Como muitos dos serviços de hospedagem já estão no Brasil há muito tempo, inclusive com escritórios e servidores nas grandes capitais brasileiras, muitos deles oferecem um suporte em português e o que vai diferenciá-los é se esse suporte é via telefone, chat, e-mail ou até WhatsApp.

Dificilmente você encontrará hospedagens com suporte somente em inglês, mas verificar essa informação também é importante antes de contratar a melhor hospedagem de site para evitar dor de cabeça no futuro ao precisar entrar em contato com o suporte.

Reputação da empresa

Você pode conferir a reputação da empresa de serviço de hospedagem no Reclame Aqui; pode pesquisar no Google/Bing e ler reviews e comentários; pode buscar informações em comunidades no Reddit, no Quora e no GitHub; e pode obter informações até mesmo através de vídeos do YouTube e em seus comentários bem como em outras redes sociais como o Twitter.

Conclusão

Existem vários tipos de hospedagem de sites e para contratar alguma, você precisa ter ideia do tipo e da quantidade de conteúdo que você tem no site, bem como saber a sua capacidade financeira.

Quanto mais robusto for o site, você precisará de uma hospedagem com mais desempenho. Para quem está começando e tem sites simples, a hospedagem compartilhada pode compensar. Para quem já tem um volume de tráfego e muito conteúdo, pode pensar em hospedagem VPS ou em nuvem. Para quem é grande e quer ter total controle do servidor, o ideal é ter um servidor dedicado. Já para quem tem sites em WordPress, talvez prefira uma hospedagem específica para esse CMS.

As opções e os preços são muitos, mas lembre-se de sempre verificar a reputação da empresa, a quantidade de funções disponíveis no plano contratado, o tipo de segurança que cada plataforma oferece e quais os valores para contratação do plano por um tempo mais longo.

Analisando tudo isso e depois de ler esse artigo, você ja é capaz de escolher o melhor tipo de hospedagem que mais se enxaixa nas suas necessidades.

E se você gostou desse artigo e se deseja ficar sempre informado quanto as melhores escolhas da área de tecnologia, continue acompanhando nosso site.

FAQs