Uma boa hospedagem de site WordPress pode fazer muita diferença para sua página. Um serviço de qualidade envolve inúmeros fatores que muitas vezes podem passar despercebidos, indo desde questões de segurança até o custo mensal.
Assim, para ajudar quem está em dúvida sobre qual hospedagem de site em WordPress escolher, montamos um guia completo sobre o assunto. Veja abaixo quais são as 5 melhores soluções do mercado e como definir a melhor para o seu caso.
Melhores Hospedagens de site WordPress
Cada provedor de hospedagem de site WordPress tem características únicas. Em alguns casos, o serviço pode ser mais proveitoso para empresas de pequeno porte, enquanto outros podem ser melhores para uma operação maior.
Abaixo, confira a lista de serviços que se destacaram em nossa análise. No tópico seguinte, vamos nos aprofundar e detalhar ainda mais o que há de melhor em cada um.
- Hostinger: ótimo desempenho e suporte 24/7
- Hostgator: melhor custo-beneficio no Brasil
- Locaweb: vários recursos e bastante armazenamento
- GoDaddy: amigável para iniciantes, mais opções de planos
- SiteGroud: consta na lista de recomendação do próprio WordPress
Agora, vamos mostrar quais são os principais diferenciais de cada um e te ajudar a escolher a melhor hospedagem de site WordPress.
Quais são as melhores Hospedagens WordPress em 2025?
Hostinger
Mundialmente, a Hostinger é um dos serviços líderes do mercado e atua desde 2004. Inclusive, foi apontada como uma das empresas de hospedagem que mais crescem, segundo organizações como Bitcatcha e PCMag.
A Hostinger oferece três planos focados em WordPress: Premium, Business e Cloud Startup. Todos oferecem e-mail, certificado SSL e domínio grátis. Além disso, possuem migração sem taxas e diferentes ferramentas especificamente focadas para otimizar sites em WordPress.
Já o diferencial entre cada plano se percebe nos níveis de desempenho, mais armazenamento, backup diários e afins. No plano mais caro, voltado para empresas, ainda há prioridade de atendimento e IP dedicado.
Vantagens
- Várias ferramentas focadas em WordPress
- Possui plano gratuito para testes e uso básico
- E-mail, SSL, domínio, banda larga ilimitada e migração sem custos em todos os planos
- Segurança aprimorada com diferentes recursos de proteção
- Controle avançado com diferentes ferramentas
Desvantagens
- Várias funções são pagas separadamente, como backups diários
- Subdomínios limitados, mesmo no plano mais caro
- Plano com os melhores valores exige 4 anos de assinatura
Hostgator
A Hostgator começou a atuar no Brasil em 2007, já focada no serviço de hospedagem. Assim, a empresa é uma das mais tradicionais por aqui, além de ter milhões de clientes pelo mundo e possuir algumas aplicações bem específicas, sendo uma delas para WordPress.
É possível contratar 3 planos distintos, nomeados “P”, “M” e “Turbo”. Todos incluem 1 ano de domínio grátis, conta de e-mail profissional ilimitadas (com dois serviços à disposição) e o gerenciador de Cobranças Asas.
Nos dois primeiros, o usuário terá 100 GB SSD de armazenamento. No “Turbo”, sobe para 150 GB SSD. O primeiro possui a limitação de apenas um site por plano, enquanto o “M” e o “Turbo” permitem sites ilimitados. Outras diferenças aplicam-se em número de inodes, processos simultâneos e assim por diante.
Vantagens
- Todos os planos oferecem contas de email ilimitado, pelo menos 100 GB SSD, backup semanal, migração gratuita e certificado SSL
- Parceria com o Google ADS oferece cupom no valor de R$1.200
- Possui assinaturas de 3 anos, 1 ano, 6 meses e 1 mês
- Garante 99,9% de uptime, com suporte 24/7
Desvantagens
- Melhores valores exigem ao menos 1 ano de assinatura
- Suporte apenas pela internet, sem SAC
Locaweb
Que tal um serviço 100% brasileiro? A Locaweb surgiu no Brasil e tem como foco o mercado nacional desde de sua fundação, em 1998. De lá para cá, expandiu os planos que oferece e passou a disponibilizar assinaturas direcionadas justamente ao WordPress.
Assim, como é padrão do mercado, possui 3 planos: “Starter”, “Performance” e “Pro”. Aliás, esse é um dos poucos serviços que possui bons preços na assinatura de 12 meses.
Um dos destaques vai para o armazenamento: no plano “Pro”, é possível utilizar até 500 GB SSD. Além disso, tem 1 ano de domínio grátis, certificado SSL e contas de e-mail com 10 GB cada.
A Locaweb não restringe a transferência de dados em nenhum dos planos, mas possui um limite de sites: 1 no plano básico, 5 no “Performance” e 10 no “Pro”.
Vantagens
- Mais armazenamentos nos planos “Performance” e “Pro”
- Plano com melhor valor exige apenas 12 meses de assinatura
- Focada no Brasil, com canais de suporte via WhatsApp e telefone 0800 24/7
- Oferece otimização para plugins mais populares no WordPress
- Planos mensais com valores aceitáveis
Desvantagens
- Desempenho não é tão aprimorado devido a limitações dos servidores compartilhados
- Apenas o plano “Pro” oferece backup ilimitado
GoDaddy
A GoDaddy é muito mais conhecida por seu serviço de compra e venda de domínios, sendo uma das empresas líderes desse segmento. Contudo, ela também oferece um bom serviço de hospedagem de site em WordPress, com preços adaptados para o mercado brasileiro.
Para tanto, a empresa atua com duas abordagens: hospedagem de site WordPress de forma geral e hospedagem WordPress voltada para lojas. No primeiro caso, há os planos “Managed WordPress Basic”, “Managed WordPress Deluxe”, “Managed WordPress Ultimate” e “Ecommerce do Managed WordPress”.
Os planos são bem variados e é possível selecionar exatamente aquele que se encaixa nas suas necessidades. Sobre os recursos presentes em todos, há domínio gratuito, certificado SSL, proteção contra vírus e e-mail profissional.
Já os diferenciais de cada plano incluem mais armazenamento, site de testes, otimizador de código e agendamento de horários (no plano eCommerce). Vale dizer que todos dão direito a apenas um site e que a empresa garante uptime de 99,9%.
Vantagens
- Planos variados
- Acessível mesmo para quem não tem muita experiência
- Oferece análise e remoção de malwares em todos os planos
- Atualizações automáticas
Desvantagens
- Pouco armazenamento no plano básico (5 GB SSD)
- Apenas 1 site, mesmo no plano mais caro
SiteGround
Por fim, selecionamos um serviço que vem chamando atenção em outros países. É uma das empresas recomendadas oficialmente pela WordPress.org, a organização que criou o sistema e o mantém até hoje.
Infelizmente, os planos de assinatura estão disponíveis apenas em dólares. As opções disponíveis são StartUp, GrowBig e GoGeek e os recursos padrões em cada plano incluem 30 dias de reembolso, e-mail profissional, SSL, backup diário, plataforma de eCommerce e tráfego ilimitado. Por isso, mesmo a opção mais básica deve servir para grande parte das demandas em companhias iniciais.
O diferencial nos planos mais caros inclui número ilimitado de sites, backup sob demanda, PHP 30% mais rápido e versão de testes das páginas. No plano mais caro, ainda há DNS privado e até a possibilidade de terceirizar o serviço de hospedagem.
Vantagens
- Backup diário em todos os planos
- Plataforma de eCommerce sem custos extras
- Migração de e-mail gratuita
- Tráfego ilimitado
- Valores acessíveis, mesmo após conversão para o real
Desvantagens
- Ainda não está oficialmente no Brasil
- Máximo de 40 GB de armazenamento
- Plano básico cobre apenas 10 mil visitas mensais
Como escolher a melhor hospedagem de site WordPress?
Mesmo com as cinco opções listadas acima, sabemos que pode ser complicado escolher o serviço ideal. Por isso, veja abaixo como avaliar e fazer essa seleção.
Desempenho e velocidade do servidor
A velocidade de carregamento do seu site está diretamente relacionada a experiência do usuário, portanto, o ideal é que ela seja rápida. Em média cerca de 2 a 3 segundos. O Google considera o tempo de carregamento de uma página como fator de classificação. Isso significa, que sites lentos têm altas taxas de rejeição, tanto por buscadores quanto por usuários.
Por isso, é importante monitorar regularmente a velocidade do seu site, e integrar recursos que otimizem o desempenho.
Para medir a velocidade da sua página na web, use ferramentas como o Google PageSpeed Insights, GTmetrix ou Pingdom. Você vai obter informações detalhadas, sobre uma série de métricas importantes, incluindo o tempo de carregamento e o tamanho da sua página.
O WordPress.com também conta com recursos de CDN, uma rede de entrega de conteúdo, que ajuda a acelerar o carregamento do seu site, além de aumentar a segurança e melhorar o desempenho. Ferramentas como o Jetpack e o Cloudflare.
- Cloudflare: uma excelente forma de aumentar a velocidade do seu site WordPress, integrando recursos avançados de segurança. O CDN possui servidores em mais de 100 países, é considerado uma das redes mais rápidas do planeta.
- Jetpack: foi projetado especificamente para o WordPress, fornece uma série de recursos para aprimorar velocidade e segurança, que o tornaram um plugin muito popular, ele inclui um CDN para otimizar carregamento de imagens do site o Photon.
Recursos específicos para WordPress
Durante nossa comparação e pesquisa dos melhores serviços de hospedagem de site WordPress, focamos justamente em soluções especializadas no sistema. Com isso, você terá duas vantagens: ferramentas mais intuitivas e melhor desempenho.
Alguns recursos que se destacam no WordPress.com são:
- Hospedagem Gerenciada: o WordPress.com cuida de todos as questões técnicas da hospedagem do seu site (atualizações de software, backup, segurança), dessa forma, o seu foco é no conteúdo.
- Jetpack: esse plugin exclusivo do WordPress.com é um diferencial para usuários que procuram uma série de recursos extras (criar, projetar, gerenciar e expandir seu site), sem ter que instalar vários plugins separados. O Jetpack integra recursos avançados para análise, segurança e otimização de velocidade, por exemplo.
- Ferramentas de colaboração: o WordPress.com possui ferramentas de colaboração que tornam possível a várias pessoas trabalharem em conjunto no site. O WordPress.com mantém um histórico de revisão de todas as alterações feitas em seu site, dessa forma você e sua equipe visualizam quem fez e quais as alterações. Quando for necessário, é possível reverter para as anteriores.
- Temas exclusivos:temas exclusivos foram desenvolvidos para o WordPress.com, designs otimizados para SEO, com desempenho aprimorado.
- Plugins: existem milhares de plugins para adicionar recursos extras nos sites do WordPress.com.
- Plugins que auxiliam no SEO
- Plugins para gerir os colaboradores
- Adicionar funções ao site, como no caso de lojas virtuais
- Integração com outros serviços, como armazenamento em nuvem, sistemas de pagamento, redes sociais, etc
- Comunidade WordPress: uma grande comunidade de desenvolvedores e usuários totalmente ativa no WordPress, oferecendo orientações úteis, para os mais diversos assuntos.
- Escalabilidade: o WordPress é altamente escalável, e pode incluir recursos para atender um grande volume de tráfego, sem comprometer desempenho ou disponibilidade.

Suporte e atendimento especializado em WordPress
É muito importante não ignorar o suporte ao cliente que cada serviço oferece. Você precisará dele em diferentes momentos e é importante já saber de prontidão quais canais estão disponíveis, além dos horários e dias da semana. O exemplo mais tradicional é o chat online, ou, em alguns casos, sistemas em que se abre “chamados” para o suporte.
Como solução complementar, um número de telefone costuma ser o suficiente. Afinal, é bom ter um canal de atendimento que não esteja atrelado ao funcionamento da internet.
Por fim, saiba se o atendimento é realmente especializado e útil para tratar problemas com WordPress. Basta procurar pela avaliação de outros usuários em sites como Reclame Aqui e Trust Pilot.
Segurança e proteção contra ataques
É preciso estar sempre atento à segurança para ter um site de qualquer tipo, seja para proteger sua própria página como para mostrar aos visitantes que aquele local é seguro.
Nesse sentido, o primeiro ponto importante é ter um certificado SSL. Ele é uma espécie de “documento” digital que mostra que sua página utiliza HTTPs, estando protegida a qualquer momento. Sabe esse cadeado que o navegador mostra ao lado do endereço do nosso site? É justamente o certificado SSL.
Além dele, é interessante contratar uma hospedagem que conte com proteções contra malwares e DDOS. Com isso, seu site estará protegido de terceiros.
Claro, a questão da segurança também depende muito do próprio usuário. Por isso, prefira hospedagens com login por dupla autenticação ou que utilize outras formas que dificultem acessos sem autorização do proprietário.
Escalabilidade e crescimento futuro
Um site bem feito e com bom conteúdo tende a crescer, recebendo mais e mais visitantes. Por isso, ao contratar uma hospedagem de site em WordPress, pense também no escalonamento e na expansão de sua operação.
Imagine que sua página recebe uma média de 100.000 usuários mensais. É importante trabalhar com um serviço de hospedagem que suporte bem mais que isso, o que permitirá que suas páginas se expandam sem complicações
Confiabilidade e Uptime
Uma métrica muito importante no ramo de hospedagem é o “uptime”. Essa porcentagem define quanto tempo a hospedagem fica online, com seu site acessível. O número perfeito é 100%, mas sabemos que é impossível alcançar tal condição. Por isso, busque serviços que garantem algo próximo, como 99%.
Fora isso, confira sempre quais são os servidores utilizados pela empresa, se há algum tipo de prioridade para certos planos e outros aspectos que possam passar mais confiabilidade.
Facilidade de migração para WordPress
Talvez você já tenha um site em WordPress e esteja pensando em mudar para outra hospedagem com mais qualidade. Para estes casos, os serviços analisados oferecem migração gratuita e em poucos cliques, integrando todas as suas páginas facilmente.
Às vezes, é possível até mesmo migrar o e-mail corporativo sem pagar nenhuma taxa, embora isso seja um pouco raro de se encontrar.
Reputação das empresas
Os clientes de uma hospedagem de site WordPress são as melhores pessoas para lhe informar se aquele serviço é bom ou não. Por isso, sempre busque o nome da empresa em plataformas como Reclame Aqui e confira quais são as observações dos usuários, como o serviço resolve cada problema e se possui uma boa taxa de aprovação.
Por que hospedar seu site em WordPress?
Utilizar um sistema de gerenciamento próprio é algo custoso e que pode não valer a pena em muitos casos. Assim, o WordPress é uma solução prática, tendo em vista que oferece as seguintes vantagens:
- Constante atualização, com inovações estéticas, operacionais e de proteção implementadas de tempos em tempos
- Diversos plugins e soluções complementares bem populares e de fácil uso
- Altamente personalizável, sendo utilizada pelos mais diferentes sites
- Instalação fácil, simples de migrar e manter em diferentes hospedagens
- Funcionamento bom tanto em desktops como em smartphones
Claro, em casos excepcionais, outras soluções podem ser mais eficazes, mas isto costuma valer para a maioria das páginas de pequeno ou médio porte.
Vantagens
- Interface intuitiva e fácil de usar
- Diversas opções de temas e plugins para personalização do site
- Ferramentas de SEO integradas, Google Analytics
- Hospedagem confiável e segura
- Suporte técnico eficiente e atencioso
- Possibilidade de criar sites em vários idiomas
Desvantagens
- Necessidade de atualizações regulares
- Pode ser preciso aprendizado, para personalizar além das opções básicas
Como migrar para hospedagem WordPress?
Atualmente, a migração de um serviço de hospedagem WordPress costuma ser feita através de ferramentas automatizadas. Com isso, basta transferir os arquivos de um servidor para outro e aguardar a implementação. Em caso de erros ou dúvidas, utilize o suporte do serviço escolhido.
Principais conclusões
Há boas alternativas para quem busca uma hospedagem de site em WordPress. Assim, com os parâmetros corretos de avaliação, é possível encontrar soluções com ótimo custo e grande variedade de recursos.
Além disso, mostramos porque, em vários casos, a hospedagem em WordPress é mais vantajosa ao ser comparada com os planos gerais. Tais hospedagens são otimizadas para oferecer um desempenho melhor tanto para o gestor quanto para os visitantes. Afinal, as soluções específicas costumam oferecer certos plugins e ferramentas auxiliares que facilitam bastante toda a experiência de quem não possui tanta prática com WordPress.
Perguntas frequentes sobre Hospedagem WordPress (FAQs)
-
Quais recursos específicos devo procurar em uma hospedagem WordPress?
SSL gratuito, backups diários automáticos, CDN, cache no servidor (LiteSpeed/NGINX), ambiente de staging, WAF/antimalware, atualizações automáticas, PHP recente, migração assistida e uptime ≥ 99,9%.
-
Quais plugins e ferramentas melhoram o desempenho do meu site WordPress?
Cache: LiteSpeed Cache ou WP Rocket. Imagens: Imagify ou Smush. CDN: Cloudflare. SEO: Yoast ou Rank Math. Segurança: Wordfence. Backup: UpdraftPlus. Monitoramento: Query Monitor.
-
Qual é a melhor empresa de hospedagem WordPress?
Depende do seu orçamento e tráfego. Boas opções incluem Hostinger, HostGator, SiteGround, Kinsta e WP Engine; no Brasil, avalie também Locaweb e KingHost. Compare preço, suporte e performance para o seu caso.





