Para manter uma página em funcionamento, é fundamental ter bons equipamentos envolvidos na produção e manutenção do site. Portanto, aprender a escolher a melhor hospedagem de site ajuda a encontrar a opção certa para suas demandas.
Afinal, a parte de escolher uma hospedagem é uma das mais importantes de uma página ou loja virtual. Isso porque seus arquivos precisam estar disponíveis para quando o usuário acessar, conseguir encontrar as imagens, botões, formulários e outros disponíveis.
Então, se você ainda não sabe como começar a escolher as melhores hospedagens de site, não se preocupe. Preparamos um guia completo para te ajudar a entender por onde começar e selecionar a empresa e serviços perfeitos para sua realidade.
Recomendações
Escolha Premium
Se você não precisa se preocupar com os custos, a Hostinger é uma das melhores empresas do segmento para melhor hospedagem Brasil. Ela conta com uma base boa para a criação de máquinas virtuais, além de vários recursos importantes.
Por exemplo, o certificado SSL, domínio gratuito e backups todo dia para salvar as informações de sua página. Então, vale a pena conferir também a velocidade que ela oferece e o excelente suporte para os clientes, 24 horas por dia.
Nossa recomendação
Quando o assunto é estabilidade, o primeiro nome que aparece é a Hostgator como melhor hospedagem de site. Uma das empresas com maior nome dentro do mercado, e excelentes opções de recursos para hospedagens de sites.
Conta com um excelente custo benefício e planos diferenciados para atender vários tipos de clientes. Possui também certificado SSL e boa segurança para o armazenamento de seus dados online, com certeza a melhor hospedagem Brasil.
Melhor para seu bolso
Para quem não precisa de um tráfego tão robusto de informações e quer uma plataforma dinâmica e acessível, nossa recomendação é o WordPress. Ele é um dos mais utilizados pelos usuários que criam blogs e pequenas lojas de comércio virtual.
O ponto alto desse serviço é que ele não possui custos de armazenamento, sendo open source. Além disso, tem um leque muito grande de opções para personalização, criação de templates e layouts para sua página.
Melhores hospedagens de site
Quais são as melhores hospedagens de site?
Depois de conhecer nossas sugestões de serviços para uma boa host, é hora de entender os melhores pontos em cada uma delas. Afinal, não basta apenas ter um bom nome, é preciso que o serviço seja ideal para suas necessidades.
O mercado hoje conta com diversas opções, tantas que é até complicado encontrar uma entre várias alternativas. Por isso, separamos alguns pontos principais sobre cada uma delas, para ajudar a entender quais apresentam mais benefícios.
Hostinger
Alta velocidade e recursos, com um preço mais alto
Hoje, a Hostinger é um dos nomes mais bem cotados dentro do segmento de melhores hospedagens para sites. Afinal, ela conta com vários benefícios, como alguns certificados SSL e backups diários, para armazenar suas informações.
Com relação ao acesso do servidor, você pode escolher entre o plano ilimitado ou opções com mais controle da máquina. Além disso, existe uma integração com o WordPress e outras plataformas de e-commerce para criação do banco de dados das lojas virtuais.
Além disso, oferece domínio gratuito para os assinantes do plano, com excelentes capacidades de armazenamento na memória das máquinas. Com um painel intuitivo e muito simples de mexer, a Hostinger oferece uma ferramenta otimizada para a experiência do usuário.
Vantagens
Desvantagens
GoDaddy
Bons recursos, com um custo mais alto
A GoDaddy é outro nome de peso no mercado e sempre está entre as melhores hospedagens para sites. O serviço oferece excelente segurança, com boa estabilidade e ferramentas bem acessíveis e intuitivas.
O painel dele é bem simples, com uma interface que facilita o entendimento do usuário. Além disso, oferece também a possibilidade de planos diferenciados para controlar ou não a hospedagem. Com domínio gratuito e análise da qualidade dele.
A qualidade de conexão e velocidade de transmissão de dados são muito bons, o que torna a plataforma bem popular entre os usuários. Contudo, o ponto não tão legal é o valor, que após o primeiro ano acaba ficando bem salgado.
Vantagens
Desvantagens
Hostgator
Garantia e bom serviço, com velocidade mais baixa
A Hostgator é uma empresa de renome dentro do ramo de melhores hospedagens para sites. Ela possui um bom tempo de mercado, com excelentes planos, segurança e bom custo benefício para os usuários.
Contudo, o ponto negativo de contratar a Hostgator é a questão da velocidade, que acaba tendo um déficit em relação às outras concorrentes. Portanto, confira também algumas outras vantagens e desvantagens do serviço antes de contratar.
Vantagens
Desvantagens
SiteGround
Estabilidade e uptime incríveis, com taxas altas
Para quem busca estabilidade, outro nome bem interessante é a hospedagem da SiteGround. Um dos destaques no serviço é o uptime, o que faz com que os sites hospedados raramente fiquem fora do ar, até mesmo para manutenções.
Com uma estabilidade muito alta para as páginas hospedadas e planos de armazenamento de até 40 GB. Ainda, apresenta tráfego e SSL gratuito incluído, com sistema de reembolso em até 30 dias, domínio gratuito e migração grátis, caso necessário.
O ponto baixo do serviço é a falta de gratuidade do domínio (que a maioria das concorrentes oferece) e o valor das taxas para renovação do contrato, que são bem mais altas que as do restante das empresas.
Vantagens
Desvantagens
Locaweb
Vários recursos gratuitos, com limitações de instalação
A LocaWeb também é outra opção que conta com boa segurança e recursos interessantes para quem tem diferentes tipos de necessidades. Os planos são acessíveis e diversificados, com boa segurança e vários recursos gratuitos para os usuários.
O serviço oferece sites ilimitados, para você criar quantos precisar. Além disso, um ano de SSL e domínio grátis e um usuário FTP. Os bancos de dados também são ilimitados, mesmo nos planos mais básicos, com menores recursos.
Porém, o ponto negativo da melhor hospedagem Brasil é em relação à necessidade de contratar o banco de dados à parte, sem fazer parte do pacote. Além disso, existem limitações de instalação de recursos em sua máquina virtual, como alguns programas e recursos.
Vantagens
Desvantagens
BlueHost
Excelente tempo de carregamento, sem migração grátis
Ainda a BlueHost é outro serviço bem popular, contando como uma boa opção entre as melhores hospedagens para sites. Com um uptime muito alto também, ela possui um dos tempos de carregamento mais otimizados para suas páginas (>10 seg).
Ainda, também possui domínio gratuito em todos os planos, SSL e CDN. Serviços de marketing, possibilidade de contratar uma loja online, host de VPS e servidores dedicados. Com suporte 24 horas e um bom atendimento, com chats de bots e atendentes disponíveis.
Contudo, como em todos os serviços a Bluehost também apresenta alguns pontos negativos. Por exemplo, as altas taxas de renovação de contrato e a falta de migração gratuita da host. A compensação pelo preço acontece com a excelente interação com as plataformas de comércio virtual que a host oferece.
Vantagens
Desvantagens
WordPress
A mais usada por iniciantes
Para quem quer criar um blog, com certeza já viu o WordPress em algumas listas de melhor hospedagem no Brasil. Afinal, essa opção possui os principais recursos e ferramentas em uma plataforma open source. Ou seja, sem custos para os usuários.
Uma das vantagens mais interessantes são as CPUs de alta frequência e CDN global, além da possibilidade de backup em tempo real. Conta com proteção anti-DDOS e várias opções de plugins funcionais para adicionar mais ferramentas a seus sites.
Além disso, essa plataforma apresenta vários plugins para complementar as funções de segurança, comércio virtual e até mesmo SEO. O ponto negativo é a questão de ser open source e necessitar de plugins para manter seus dados realmente seguros. Confira mais alguns pontos positivos e limitações do WordPress:
Vantagens
Desvantagens
Wix
Vários recursos visuais, com baixo custo
A Wix é outra plataforma super simples que aparece nas listas de melhores hospedagens para sites. Por conta da simplicidade e bons recursos, aparece como uma alternativa viável para quem quer criar um design único e possui baixo volume de dados.
A hospedagem possui monitoramento de segurança 24 horas avançado, com 500 MB de largura de banda e armazenamento nos planos maiores. Por fim, também possui, proteção HTTPS e SSL, também com sistema anti-DDOS.
Porém, as informações criadas e armazenadas não são transferíveis (como a página criada na plataforma). Além disso, existe um histórico de baixa segurança na plataforma, o que pode gerar um receio dos usuários.
Vantagens
Desvantagens
Como funciona uma hospedagem de site?
A hospedagem de site funciona mais ou menos como o aluguel de uma máquina remota para guardar suas informações. Dessa maneira, armazena tudo o que é transmitido pela Web em sua página: imagens, conteúdos, arquivos, formulários e outros dados.
Então, toda vez que alguém acessa a página de seu website, faz o download das informações direto deste local, dessa máquina remota. Com isso, você realiza o upload dos dados de seu computador para a máquina, e ela redistribui para os usuários que acessarem seu site.
Com isso, é como se fosse uma ponte entre os dados que você cria (códigos, imagens, templates) e o site. Todos esses conteúdos ficam armazenados dentro do servidor da host, para serem acessados a todo momento, 24 horas por dia.
Como escolher a melhor hospedagem de site
Agora que você já sabe como funciona o processo, é hora de entender como escolher a melhor hospedagem de site opção para sua página. Nesse caso, não é somente um bom custo ou velocidade que contam para decidir sua empresa favorita.
Existem vários tipos de fatores que um usuário precisa levar em consideração antes de selecionar o melhor serviço. Então, deixamos alguns dos principais aspectos para levar em consideração, para te ajudar a encontrar as melhores hospedagens de site.
1. Velocidade
A velocidade também é um fator fundamental. Não basta somente otimizar os conteúdos para tornar a experiência melhor em seu site. Escolher uma boa hospedagem garante que a transmissão deles também fique otimizada e o tempo de carregamento da página fique baixo.
A velocidade da hospedagem tem uma relação direta com a experiência do usuário e a taxa de permanência. Portanto, é fundamental garantir uma boa transmissão para que os visitantes da sua página fiquem no site e queiram retornar.
Algumas empresas não valorizam tanto a questão da velocidade, deixando para você a missão de otimizar conteúdos. Por isso, aproveite para verificar também esse fator na hora de selecionar seu serviço favorito.
2. Servidores
A quantidade de servidores influencia na quantidade de usuários que usam o tráfego, principalmente em hospedagens compartilhadas. Quanto maior o número e variedade de servidores, menor a chance de ter problemas com excesso de tráfego.
Nesse caso, talvez seja importante também avaliar os servidores dedicados ou VPS, que são exclusivos para um usuário, mas com um preço bem mais elevado. Porém, você garante que sempre terá uma conexão otimizada com sua máquina virtual.
3. Segurança e certificado SSL
A segurança de suas informações também é crucial na hora de escolher o serviço. Afinal, muitas vezes você também manterá dados de clientes e da sua empresa, senhas e conteúdos de transações financeiras.
Portanto, opte por uma host que possua bons métodos de segurança e certificado SSL. Verifique também o histórico de vazamento de informações e invasões aos servidores. Não deixe de lado o assunto segurança, já que ele é uma parte fundamental do funcionamento de seu site.
4. Armazenamento
O armazenamento é a quantidade de arquivos que a máquina virtual consegue comportar, como seu HD. Afinal, a quantidade total de dados que irá armazenar é importante para que o site funcione da melhor maneira, sem falhas de operação.
Alguns tipos de serviços apresentam armazenamento limitado, como as hospedagens gratuitas. Então, no caso de empresas maiores é preciso ter um serviço muito maior, com um tráfego mais robusto para suportar toda a quantidade.
5. Uptime
O uptime em uma hospedagem quer dizer o tempo que os servidores ficam disponíveis para utilização e acesso. Por exemplo, todas as vezes que um servidor precisa dar restart de manutenção, esse tempo começa a contar de novo.
Priorize sempre empresas que oferecem uptime acima de 95%, o que garante o máximo de tempo possível com suas páginas online. Assim, o site não fica fora do ar, em manutenção ou com restarts muito demorados.
Portanto, é preciso escolher um serviço com bom uptime, garantindo que as informações ficarão disponíveis para os usuários o tempo todo. Então, verifique as manutenções, restarts e quanto tempo os servidores da host ficam online diariamente.
6. Usabilidade
A usabilidade tem uma relação grande com a facilidade que você terá ao usufruir dos serviços pelos quais pagou. Por exemplo, empresas com painéis muito complexos podem demandar um tempo e conhecimento maior para usar da forma correta.
Então, verifique se as plataformas e conteúdos são intuitivos e simples de começar a utilizar. Confira como é a experiência, como são expostas as funções e até mesmo se as interfaces das ferramentas são fáceis de entender e bem otimizadas.
7. Custos
Um dos aspectos que a maioria dos usuários pensam é em quanto irá custar para ter sua hospedagem. O serviço perfeito precisa combinar um bom custo benefício para ser realmente atrativo. Todas as empresas de hospedagens oferecem tabelas de custos de cada plano, para você realizar um comparativo entre os recursos e valores.
Não basta somente ter um serviço grátis ou barato, que não supra as demandas que você precisa. Por exemplo, imagine ter um serviço grátis que não comporta a quantidade de dados do site, causando instabilidade e falta de carregamento em algumas páginas.
8. Tolerância de tráfego e transferência de arquivos
Principalmente para quem possui uma boa quantidade de dados, é preciso ter uma boa taxa de transferência de arquivos. Afinal, quanto mais tempo o site demora para abrir, menor a taxa de permanência de seus visitantes em sua página.
Portanto, faça os testes não somente de velocidade, mas também de transferência entre o servidor, sua página e quantos visitantes o servidor comporta ao mesmo tempo fazendo o download dos dados. Isso tudo pode influenciar bastante no resultado final da escolha.
Para realizar os testes de velocidade de carregamento e transferência de dados, existem várias ferramentas onlines. Uma das mais completas é a GTMetrix, onde você pode colar a URL do site e verificar essas características.
9. Tipo de site
Analise também qual o tipo de site que mais está relacionado com o que você quer manter online. Por exemplo, um blog possui necessidades e manutenções diferentes de um portfólio online ou uma loja virtual, enquanto escolher a melhor hospedagem de site.
Isso porque acontece de ter uma demanda de armazenamento, funções e até mesmo propósitos diferentes. Portanto, não deixe de conferir o volume de dados que quer armazenar e qual empresa possui pacotes mais adaptados para isso.
10. Suporte e Assistência técnica
Outro ponto importante também é a maneira com que a empresa se relaciona com os clientes e o suporte técnico. Afinal, o site precisa se manter no ar o tempo todo, e caso apareça um problema, é fundamental ter uma boa assistência e resolução rápida.
Portanto, avalie os canais de atendimento e a frequência com que a equipe costuma atender os clientes. Veja se existem chats 24 horas com atendentes reais, e não somente os bots com respostas automáticas.
11. Migração de Hospedagem
Ainda, é fundamental focar na migração da hospedagem quando e como você quiser. isso porque pode ser que você queira fazer um upgrade do tipo de serviço dentro de seus servidores.
Porém, isso é fundamental para pensar nisso a longo prazo e de que maneira isso se relaciona com seus dados. Caso você precise mudar, verifique se o suporte consegue realizar essa migração de forma automática ou se existe uma janela de tempo até isso.
12. Reputação da empresa
Por fim, é importante verificar também a reputação da empresa no mercado e seu histórico de desempenho. Afinal, ela irá manter todos os dados de seu site online, sendo necessário um bom nível de segurança e excelência.
Portanto, aproveite para conferir as opiniões de usuários e clientes em sites especializados. Além disso, aproveite para conferir também se existiram quebras de segurança ou invasões dos servidores ao longo do tempo. A segurança de seus dados é fundamental.
Tipos de hospedagens
Ainda, é importante conferir também quais os principais tipos de hospedagens que as empresas oferecem para os usuários. Dessa maneira, fica bem mais simples entender como elas podem ajudar a entender suas necessidades.
Portanto, confira quais são os principais tipos de hospedagens que existem hoje no mercado. Ainda há várias outras, porém, separamos os mais utilizados e que podem suprir suas demandas de forma adequada para escolher a melhor hospedagem de site:
Porém, como mencionamos, é fundamental avaliar não somente o tipo principal de hospedagem, mas vários outros aspectos da empresa e serviços. Então, somente assim poderá encontrar o que mais se encaixa com o que você precisa para sua empresa ou uso individual.
Conclusões: como escolher a melhor hospedagem para site?
Então, agora você já conhece a importância de escolher uma boa opção entre as melhores hospedagens de sites. Aprendeu também quais os principais fatores para considerar antes de escolher um serviço adequado para melhor hospedagem de site.
Portanto, não fique preso somente ao preço ou quantidade de armazenamento. Pense sobre todas as principais vantagens que gostaria de ter nesse tipo de serviço. Depois, aplique isso na análise de todas as empresas e veja qual se encaixa melhor.
Afinal, existem diferentes tipos de sites e empresas, com demandas que não são iguais. Nem sempre o que funciona para uma, será excelente para outra. A intenção aqui é encontrar uma host que supra todas as suas necessidades por um preço justo.